Acredito que a liderança representa em primeira instância a capacidade de gerir a si mesmo antes de se propor a gerir outras pessoas. Assim, liderança é algo que começa e termina com um olhar profundo, crítico e sincero sobre nós mesmos.
Ainda hoje muitos profissionais enxergam posições de liderança como um "palco iluminado" ou uma oportunidade para "brilhar" e alimentar seus egos ou saciar suas necessidades de autoafirmação, alguns pecados quase mortais de novos líderes. Talvez por este motivo, seja comum ouvir - principalmente de profissionais em início de formação - que a função de um líder resume-se apenas a comandar, dar ordens, tomar decisões importantes e exercer poder sobre situações e pessoas.
Porém como muitos já descobriram, ao assumirem na prática cargos de liderança, que esta função exige de cada um muito mais do que competências técnicas, formações acadêmicas, especializações ou apenas um puro exercício de poder e autoridade, itens importantes, mas que não se sustentam nos atuais tempos em que vivemos.
Uma excelente reflexão é compreender que para se tornar um líder de excelência é preciso focar, principalmente, no autodesenvolvimento de três dimensões específicas:
- A liderança de si mesmo: dimensão da gestão do Eu.
- A liderança de equipes: dimensão da gestão da equipe.
- A liderança de negócios: dimensão da gestão do "business".
- A liderança de si mesmo: dimensão da gestão do Eu.
- A liderança de equipes: dimensão da gestão da equipe.
- A liderança de negócios: dimensão da gestão do "business".
As três dimensões acima representam o que denomino do exercício da "Liderança 3D", ou seja, a capacidade de cada gestor enxergar e exercitar com clareza três dimensões básicas que farão dele um líder melhor.
Para facilitar o entendimento deste assunto e conceito, eu sugiro que você faça agora uma autoavaliação sobre:
Para facilitar o entendimento deste assunto e conceito, eu sugiro que você faça agora uma autoavaliação sobre:
1) Dimensão, Líder de Si mesmo
A) O quanto você conhece e domina os seus pontos fortes?
B) O quanto você reconhece em que áreas você não tem talento e não domina pelo simples fato de "não gostar".
C) Em que assunto você pode dizer com tranquilidade que tem um alto nível de conhecimento, vivência e experiência e o quanto isto é aplicável na sua área de atuação?
D) Qual é a nota, de um a dez, você daria a você mesmo sobre conhecimento e domínio do atual processo da sua área na empresa em que você colabora?
E) De 1% a 100%, pense no quanto você conhece e domina as atuais metodologias, ferramentas e processos que foram implementados em sua empresa?
A) O quanto você conhece e domina os seus pontos fortes?
B) O quanto você reconhece em que áreas você não tem talento e não domina pelo simples fato de "não gostar".
C) Em que assunto você pode dizer com tranquilidade que tem um alto nível de conhecimento, vivência e experiência e o quanto isto é aplicável na sua área de atuação?
D) Qual é a nota, de um a dez, você daria a você mesmo sobre conhecimento e domínio do atual processo da sua área na empresa em que você colabora?
E) De 1% a 100%, pense no quanto você conhece e domina as atuais metodologias, ferramentas e processos que foram implementados em sua empresa?
2) Dimensão, Líder de Equipes
A) Como você faz para acompanhar e avaliar resultados da sua equipe?
B) Como você faz para correlacionar resultados individuais com níveis de conhecimento, habilidade e atitudes demonstrados no dia a dia?
C) Como você pode ter uma abordagem treinadora (coach) junto a cada colaborador, principalmente aqueles com performance abaixo do esperado?
D) Como você pode aplicar treinamentos específicos para cada necessidade de cada membro da sua equipe?
E) Como você pode implantar uma cultura de desenvolvimento contínuo junto a sua atual equipe?
A) Como você faz para acompanhar e avaliar resultados da sua equipe?
B) Como você faz para correlacionar resultados individuais com níveis de conhecimento, habilidade e atitudes demonstrados no dia a dia?
C) Como você pode ter uma abordagem treinadora (coach) junto a cada colaborador, principalmente aqueles com performance abaixo do esperado?
D) Como você pode aplicar treinamentos específicos para cada necessidade de cada membro da sua equipe?
E) Como você pode implantar uma cultura de desenvolvimento contínuo junto a sua atual equipe?
3) Dimensão, Líder de Negócios
A) Como é possível analisar a situação atual do seu negócio e compreender o que está acontecendo e o que ainda precisa ser feito?
B) Como é possível determinar objetivos e ter com clareza aquilo que é preciso fazer e atingir? Como você pode deixar claro os objetivos e as metas do seu negócio para todos?
C) Como as pessoas serão afetadas pelas ações definidas em seus objetivos e o que você precisa fazer para se antecipar a problemas ou a resistências?
D) Após saber onde você está, aonde quer chegar e com quem irá lidar, responda: qual é o melhor caminho a ser seguido?
D) Quais recursos são necessários para colocar em prática seus objetivos, ou seja, concretizar determinado projeto ou ação em seu negócio. Quais recursos financeiros, materiais e, sobretudo, humanos que você dispõe ou precisará?
E) Quais das estratégias definidas anteriormente darão vida ao seu atual projeto?
D) Como você levantará todos os pontos positivos, os negativos e medirá os objetivos iniciais alcançados? Essa análise e "autofeedback" vai servir como uma bússola, para nortear os seus próximos passos.
A) Como é possível analisar a situação atual do seu negócio e compreender o que está acontecendo e o que ainda precisa ser feito?
B) Como é possível determinar objetivos e ter com clareza aquilo que é preciso fazer e atingir? Como você pode deixar claro os objetivos e as metas do seu negócio para todos?
C) Como as pessoas serão afetadas pelas ações definidas em seus objetivos e o que você precisa fazer para se antecipar a problemas ou a resistências?
D) Após saber onde você está, aonde quer chegar e com quem irá lidar, responda: qual é o melhor caminho a ser seguido?
D) Quais recursos são necessários para colocar em prática seus objetivos, ou seja, concretizar determinado projeto ou ação em seu negócio. Quais recursos financeiros, materiais e, sobretudo, humanos que você dispõe ou precisará?
E) Quais das estratégias definidas anteriormente darão vida ao seu atual projeto?
D) Como você levantará todos os pontos positivos, os negativos e medirá os objetivos iniciais alcançados? Essa análise e "autofeedback" vai servir como uma bússola, para nortear os seus próximos passos.
Pare e pense comigo: a maioria dos líderes não falha ou fracassa em tudo, a maioria dos líderes fracassam em "não conhecer a si mesmo" e por isto passam a adotar o pior da liderança, seja ela ditadora - inconstante ou omissa.
Da mesma forma, a grande maioria dos líderes pouco sabe sobre a dinâmica da formação de equipes e principalmente como "expandir o melhor das pessoas" à sua volta.
Da mesma forma, a grande maioria dos líderes pouco sabe sobre a dinâmica da formação de equipes e principalmente como "expandir o melhor das pessoas" à sua volta.
Por fim, muitos líderes até se conhecem bem, até estão num bom caminho de autodesenvolvimento e também já aprenderam bastante sobre a liderança de equipes, porém ainda estão muito superficiais no próprio negócio pelo qual respondem por resultados.
Sinceramente creio que a Liderança 3D não é uma teoria acadêmica, mas sim, é uma filosofia de trabalho prática e eficaz capaz de transformar você como líder, começando por você mesmo!
Marcos Ton
Atua como Consultor, Trainer e Coach, Expert em Tecnologia da Informação E-Business - Universidad Europea Miguel de Cervantes – Espanha, Formado em Consultoria Empresarial pela consultoria canadense Thompson Management Horizons/SP, Pós-Graduado em Gestão Educacional - SENAC/PR, Extensão em Gestão Estratégica de Recursos Humanos FGV/RJ, Tecnólogo em Marketing de Varejo - Faculdade de Tecnologia das Organizações Paranaense de Ensino Técnico/PR, além de ter estudado Economia pela UFPR e ser Técnico em Administração de Empresas/SP. Possui mais de 18 anos de experiência profissional na área de atendimento a clientes, vendas externas e gestão comercial, em diversas empresas multinacionais de renome no Brasil, além de atuar há mais de 10 anos como consultor, business coach e treinador na área de vendas. Também é professor convidado em cursos de pós-graduação em Escola de Negócios na Disciplina de Negociações Comerciais e em Escola Profissionalizante na Disciplina de Administração de Vendas, além de instrutor voluntário em ONG focada em ações de empreendedorismo e voluntário em ONG protestante-cristã em Curitiba/PR.
Fonte: RH
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