Eu diria que "entreter" pessoas é fácil, mas motivação é muito mais que isso: é realmente gerar um MOTIVO para a AÇÃO. Isso significa que as pessoas precisam de um motivo para agir. Parece algo simples, não é mesmo? Mas não é bem assim...
Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, envolve-se... Mas, e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo? É claro que não. Absolutamente, nada contra uma palestra motivacional. O que sou contra é utilizá-la com o objetivo errado. As pessoas já têm entretenimento demais no seu dia a dia: o que elas precisam é de foco, objetivos e engajamento.
Vejo, pela minha experiência com equipes, que o que mantém a motivação é uma causa. Quando as pessoas encontram sentido no que fazem, têm um sentimento de "pertencer" àquilo e isso, meus amigos, faz toda a diferença nos resultados que buscamos. É como uma engrenagem.
Um profissional que trabalha todos os dias, esperando o 5º dia útil para receber seu salário, "está" em seu cargo. O que trabalha todos os dias com espírito de construir e "viver" seu projeto, "é" parte da "missão" da empresa. Veja a diferença! A motivação é uma mola propulsora para novas ações e, com a mais absoluta certeza, tem que estar presente nos métodos de treinamentos empresariais. Porém, não pode ser o conteúdo central, quando se espera obter "sustentabilidade" nos resultados das pessoas.
Conheço pessoas que mudam de empresa por causa da oferta de outra empresa de 10% a mais no salário. Também conheço pessoas que declinaram de convites bem atrativos. O que diferencia essas pessoas? Comprometimento. Vejo também muitas empresas reclamarem: "não há mais comprometimento por parte dos funcionários". Mas, se não me falha a memória, comprometimento, vem de compromisso e é uma via de mão dupla, certo?
Então, como motivar pessoas? Cabe a mim, como empresa, fornecer as ferramentas essenciais para gerar esse comprometimento. Eu preciso criar projetos que envolvam as pessoas e que as mantenham motivadas - existem diversas formas com baixo investimento e ótimos resultados. E, principalmente ter em mente que motivação não é aquela explosão de felicidade, mas sim gotas diárias de envolvimento e paixão. Isso forma um verdadeiro ciclo produtivo e ambos os lados ganham: empresa e colaboradores. Isso sim, diminui o turnover e dá continuidade sólida aos planejamentos, aos objetivos e aos resultados.
Minha "causa" é fazer com que as pessoas deixem de ser uma "consequência" nas empresas (com resultados padrão) e sejam a "causa" (com resultados inovadores e mudanças que realmente venham a transcender os desafios constantes do mercado).
Qual é a sua causa?
Sucesso!
Van Marchetti
Com mais de 15 anos de experiência profissional é Comunicóloga, graduada pela ESPM, com grande expertise em Comunicação Interperssoal no Trabalho e idealizadora do método BW4 - BREAKING WALLS COMMUNICATION & ORATORY, criado para trazer uma nova experiência na aprendizagem de como fazer apresentações com maestria.É apaixonada por desenvolver a habilidade da comunicação nas pessoas. Para ela, aprender e ensinar lhe encanta. Está constantemente em aprendizagem, realizando cursos e estudos em diversas áreas (teatro, oratória, poder mental, liderança, gestão emocional, negócios, relações interpessoais, entre outros) que somam um grande conhecimento para aplicação de uma metodologia diferenciada e orientada a resultados, agindo no medo e na ansiedade em falar em público, bem como em técnicas de melhoria na performance em apresentações, aulas, vendas e demais situações de exposição, baseada no que há de mais atual no mercado: (conteúdo + Prática). Ao longo desses anos, todos seus estudos, vivências, palestras, aulas e treinamentos no mercado corporativo e acadêmico, foram voltados ao desenvolvimento da Comunicação Interpessoal e Oratória em milhares de profissionais, dentro do âmbito do: atendimento ao cliente, relacionamento interpessoal, liderança e gestão de pessoas, técnicas de apresentações executivas, técnicas de apresentações para vendas, formação de instrutores de treinamento, técnicas de didática para professores de graduação e pós-graduação e técnicas para apresentações de TCC. Em 2006, realizou um grande sonho, fundou a Attitude Plan, empresa de Consultoria e Treinamento, especializada em Comunicação Interpessoal e Oratória. Sua grande experiência no segmento de Educação Executiva, como Gestora de negócios e professora de MBA, também lhe confere a expertise de atuar como consultora especialista em orientação de carreira e técnicas de apresentação, ajudando diversos profissionais em entrevistas de emprego e processos seletivos. É também autora de diversos artigos.
Fonte: RH
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