As organizações vêm mudando gradativamente o conceito de gerir pessoas. Hoje, os tradicionais chefes, aqueles que apenas dão ordens, começam a mudar de conduta e tornam-se líderes - aqueles caracterizados pelo perfil facilitador e mentor, que trabalha junto da equipe em busca de objetivos em comum.
Veja como se adequar aos novos modelos de liderança e aos poucos tornar sua equipe mais produtiva e alinhada com as organizações modernas. Confira as quatro fases que você e sua equipe devem passar. Vamos a elas?
Fase 1 - O líder se posicionando acima do grupo de trabalho. Este posicionamento permite o mapeamento e o diagnóstico da situação atual que a equipe encontra-se, trançando uma atuação estratégica para se aproximar dos profissionais em prol do resultado esperado.
Fase 2 - Agora o líder está no centro do grupo e as informações passam por ele. Neste momento, ele serve de canal de comunicação entre a alta direção e o grupo, em que há uma clara distinção entre o que o líder realiza e o que as pessoas fazem, iniciando a formação de uma equipe autogerenciada.
Fase 3 - Nesta fase o líder continua no centro do grupo e seu papel é delegar autoridade para a tomada de decisão sobre atividades básicas. Alguns membros do grupo passam a assumir responsabilidades que tradicionalmente eram do gestor. Nesse momento, dá-se início ao exercício de autogerenciamento da equipe e ao compartilhamento da liderança.
Fase 4 - No ultimo estágio, o líder se torna um parceiro do grupo e passa a decidir sobre como executar o seu trabalho e assumir responsabilidades e decisões de níveis estratégicos, aumentando a energização do grupo. O maior desafio neste ponto da liderança é manter este sistema funcionando, à medida que pessoas novas adentram a equipe.
Allessandra Ferreira: Diretora Comercial do Great Group, especializado em Consultoria e Gestão Empresarial, e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em palestras, treinamentos e coaching.
Fonte: RH
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