A avaliação das qualificações docentes tem sido um tema recorrente na literatura e não sem controvérsias. Este estudo se propõe a conhecer e analisar as percepções de um grupo de especialistas da área contábil sobre as dimensões das qualificações docentes consideradas essenciais na educação superior contábil na contemporaneidade, utilizando-se da técnica Delphi. Para tanto, foi formada uma comissão de 21 especialistas nacionais e estrangeiros, com formação heterogênea, representativa das dimensões da qualificação docente que se pretendia analisar. Foram necessárias três rodadas para que se atingisse o consenso. Os resultados indicaram que a qualificação acadêmica ficou composta por fatores relativos à titulação, pesquisa e publicação; a qualificação profissional por fatores relativos à experiência profissional e credenciais; e a qualificação pedagógica por fatores relacionados ao apoio institucional, experiência no ensino e formação continuada. Também pode ser verificado que a formação acadêmica é a formação mais valorizada pela comissão completa, alcançando 46,7% dos especialistas pesquisados.
Autores:
Gilberto José Miranda,
Silvia Pereira de Castro Casa Nova,
Edgard Bruno Cornacchione Junior
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