Quem nunca sentiu vontade de fazer esta oração interior "Emoções equilibradas de cada dia, dai-me hoje"?. E isso pode ser tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. É nessas horas que gerenciar as emoções diante do turbilhão de atividades e estresses tornam-se uma constante; e para driblar essa situação, nada mais infalível do que a inteligência emocional em ação.
Por isso existe a necessidade de cada pessoa fazer um autoconhecimento para compreender os lados positivos e negativos concernentes às suas emoções, e saber como regulá-las nos diferentes contextos e com diferentes pessoas - este sim será o diferencial para sua própria qualidade de vida. Seja em casa, na faculdade, entre os amigos ou na empresa, as interações interpessoais estão presentes, mas se for um ambiente propício para um elevado grau de estresse ou se a sua carga emocional estiver pesada, chegará um momento em que essa "bomba relógio" irá explodir, infelizmente. E as consequências de como falar e agir poderão ser desastrosas.
Portanto, tome sempre uma dose de parcimônia e equilíbrio - esse é o "ponto chave" para o sucesso e a felicidade emocional pessoal. Entenda suas fragilidades e potencialidades quando estão bem ou mal. Deixe a vida seguir o curso suavemente, sem estresse. Procure manter a calma e respirar fundo que tudo voltará ao lugar, ao eixo. Seja otimista, planeje, sonhe, concretize, mantenha a automotivação e não espere apenas as circunstâncias da vida.
Mas você pensa que essa habilidade é apenas dos adultos? Que nada! Entre as crianças essa característica da inteligência emocional também é presente. Imagine uma cena de uma briga entre as crianças, durante uma brincadeira na infância. Quem geralmente entra em cena? O amiguinho mediador - é ele quem facilmente soluciona as brigas entre os pares, coloca ordem no jogo, relembra as regras e a brincadeira volta ao normal. Há também aquele que toma a iniciativa numa brincadeira ou é cordial e simpático entre o grupo.
Na opinião do psicólogo e teórico Daniel Goleman "a defesa da importância da inteligência emocional depende da ligação entre sentimento, caráter e instintos morais". Perceba que há uma relação equilibrada entre a razão e a emoção - onde uma regula a outra - quando a emoção guia a nossa decisão a cada momento, seja ela na fase infantil como também adulta.
Para Goleman - "As pessoas com prática emocional bem desenvolvida têm mais probabilidade de sentirem-se satisfeitas e serem eficientes em suas vidas, dominando os hábitos mentais que fomentam sua produtividade; as que não conseguem exercer algum controle sobre a vida emocional travam batalhas internas que sabotam sua capacidade de se concentrar no trabalho e pensar com clareza".
Perceba que a qualidade de vida, a produtividade e as relações interpessoais podem ser minadas quando essa pessoa, por exemplo, não sabe lidar com mudança, conflito pessoal, medo, insegurança, frustrações, perdas, traumas, estresse, dentre outros problemas que fazem parte do cotidiano das pessoas. Por isso a necessidade de regular as próprias emoções para que não seja sabotada por elas.
Para quem ocupa o papel de líder, talvez algumas dessas dicas possam ajudar na condução de sua equipe: ter habilidade para negociar soluções, atuar como mediador para evitar conflitos, orientar pessoas que ‘explodem' facilmente, preocupar-se e estar atento com o outro, ser empático, atencioso, persuasivo, assertivo, saber trabalhar em equipe, cooperar com os pares, identificar rapidamente através da leitura das expressões faciais o que cada membro da equipe está passando, acreditar no potencial humano, estimular a motivação e interagir com o grupo - são sinais de que você está no caminho certo para a liderança com inteligência emocional.
E tudo bem se você ainda não é líder. Esteja atento a essas dicas e se lembre sempre que autoconhecimento e motivação para a mudança são impulsos para que você aprimore a sua inteligência emocional e empatia social.
Joelma Ramos Pedagoga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Tem especialização em Educação a Distância e atualmente é pós-graduanda no curso de Psicopedagogia. É curiosa por assuntos sobre Gestão de Pessoas, desenvolvimento e comportamento humano, aprendizagem, tecnologias na educação e educação a distância e, por isso, criou o Blog Caminhos para Desenvolver. Faz parte da equipe do site RH.com.br, atuando na Secretaria dos Eventos nesta empresa.
Fonte: RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário