
Clusters são concentrações geográficas de empresas, de fornecedores de insumos e serviços e de instituições, todos trabalhando conectados e em conjunto em atividades de um setor específico. Os clusters têm um importante papel para incrementar o desenvolvimento econômico por meio de formas organizacionais associativas. Muitos fatores contribuem para a competitividade dos clusters (por exemplo, a confiança e a colaboração entre firmas e a governança). Contudo, a literatura sobre esse tema é vasta e a e sua definição varia de acordo com as diferentes disciplinas. Neste contexto, o propósito deste artigo é apresentar um instrumento de pesquisa qualitativo para analisar os fatores competitivos de clusters. O instrumento final criado é uma continuidade do trabalho publicado por Rigoni e Saccol (2012) e foi empiricamente testado em um cluster de produtores de flores. A maior parte dos fatores competitivos do nosso instrumento de pesquisa origina-se da literatura, mas outros emergiram do campo. A elaboração deste instrumento deverá fortalecer um desenvolvimento dos fundamentos teóricos da competitividade de clusters. O instrumento também poderá ser adotado para analisar, qualitativamente, o nível de competitividade de clusters, apoiando seus integrantes na adoção de uma abordagem de clusters e assistindo os formuladores de políticas públicas na elaboração de políticas para o desenvolvimento de clusters mais efetivos.
Autores:
Norberto Hoppen,
Eduardo Henrique Rigoni,
Amarolinda Zanela Klein,
Ágata Maite Ritter
Veja (English):
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