
Foi investigada a associação entre o tom dos relatórios anuais divulgados por uma amostra de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa com variáveis de mercado (retornos anormais, volume de negociação e volatilidade). O tom dos relatórios foi medido por meio de técnicas de sentiment analysis (Liu et al., 2005; Liu, 2010). Seguindo o trabalho de Loughran e McDonald (2011), foram construídas listas de palavras positivas, negativas, litigiosas e de incerteza, além de modais, para construir uma medida de tom dos relatórios. A análise das 829 observações de relatórios, referentes ao período de 1997 a 2009, resultou na identificação de uma fraca associação entre as medidas de tom dos textos e as variáveis retorno anormal, volatilidade e volume anormal. Adicionalmente, realizou-se uma análise de robustez excluindo-se da amostra os anos de transição de regime contábil no Brasil (2008 e 2009), e nossos resultados se mantêm. Contrariamente aos estudos anteriores que usaram dados do mercado norte-americano, o tom dos relatórios divulgados pelas empresas brasileiras não contribui para melhorar as estimativas de retorno.
Autores:
Marcelo Sanches Pagliarussi,
Marcelo Otone Aguiar,
Fernando Caio Galdi
Veja:
http://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/base.2016.131.04/5333
Nenhum comentário:
Postar um comentário