Este estudo tem por objetivo analisar a influência da oferta pública de ações nos níveis de gerenciamento de resultados e seu impacto no retorno de mercado das ações das companhias brasileiras. Para tal análise, calculam-se os emaccruals/em discricionários, utilizando o modelo Kang e Silvaramakrishnan (1995), e apuram-se as médias dos emaccruals/em nos períodos pré e pós-ofertas pública de ações. Para o desempenho de mercado é utilizado o preço da ação nos trimestres anteriores e posteriores às ofertas públicas secundárias, sendo que todos os dados necessários para tal análise são extraídos da base de dados Economaticasup®/sup. A pesquisa envolve 30 companhias listadas na BMamp;FBovespa S.A., que realizaram ofertas públicas de ações no período de 2011 e 2012. Os resultados dos modelos de regressões indicam que não há relação estatisticamente significativa entre o gerenciamento de resultados, as ofertas públicas de ações e o retorno médio dos preços das ações. Conclui-se, assim, que não existe influência do gerenciamento de resultados nos retornos das ações após a realização de ofertas públicas de ações.
Autores:
Leandro Augusto Toigo,
Roberto Carlos Klann
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