O artigo tem o objetivo de evidenciar o impacto dos prazos do ciclo operacional no resultado da venda. Nesse sentido, o estudo pretende responder como mensurar os efeitos desses prazos na lucratividade dos veículos comercializados por revenda de automóveis usados. Foi utilizada metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Após breve introdução foi efetuada uma revisão da literatura a respeito dos conceitos relacionados ao tema central. Em seguida, foram apresentadas as principais características do estudo de caso realizado, com a descrição da empresa estudada e das etapas seguidas para dimensionar a influência dos prazos de compra, estocagem e recebimento no resultado auferido pela entidade. Posteriormente, foram apresentados os relatórios gerenciais elaborados com a intenção de demonstrar a diferença entre o resultado da venda “com” e “sem” a consideração desses prazos e comentados os principais aspectos pertinentes. Concluiu-se que, com os 32 carros vendidos durante o período da pesquisa, haveria redução de R$ 26.143,72 (R$ 94.021,67 – R$ 67.877,95) comparando-se as duas formas de mensurar o resultado comercial (margem de contribuição “sem” e “com” os efeitos dos prazos associados ao ciclo operacional), que representou queda de 27,81% no resultado final do período. Ainda, foram identificadas algumas limitações associáveis ao procedimento de cálculo utilizado.
Autores:
Rodney Wernke,
Ivone Junges,
Ismael Nandi Corrêa,
Antonio Zanin
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