O papel do líder na organização é imprescindível uma vez que se faz necessário que a empresa tenha um caminho a percorrer em busca de objetivos satisfatórios.
Por tanto, o líder faz a integração dos liderados na execução dos seus trabalhados, favorecendo uma aprendizagem mais consistente, significativa, e se aproximando da realidade da organização, tornando suas tarefas dinamizadas.
Assim, a fundamentação teórica e os dados obtidos durante a trajetória da pesquisa, comprovam que o papel da liderança na organização tem dentre os desafios inerentes a sua natureza, conseguem desenvolver um olhar mais crítico e reflexivo perante aos liderados que podem gerar um comportamento mais prazeroso no ambiente de trabalho.
Dessa forma, a organização precisa redimensionar suas atividades, promovendo interação entre os liderados e líderes, que poderão acontecer por meio de uma relação de diálogo, debates sobre determinados temas referentes a organização, de maneira a incentivá-los para um comportamento social baseado na ética profissional.
É importante considerar que a simples ação de liderar, sem planejamento e sem gerenciamento, não contribui de forma consistente para a formação de equipes de alto desempenho, tendo em vista que objetivos organizacionais serão alcançados caso haja uma liderança eficaz.
Fica clara a necessidade de o líder estar atento para a realidade que perpassa o espaço organizacional de maneira contextualizada, para instigar a capacidade de transformar uma equipe bem melhor a cada dia de trabalho.
Assim cabe à organização como espaço de aprendizado de priorizar os liderados e o seu desenvolvimento humano para conquistar melhores resultados através dos desafios que surgem ter uma visão mais holística e compreender que através dos exemplos dos líderes conseguiram manter equipes coesas.
Nesse sentido, as lideranças devem buscar estrategicamente desenvolver equipes de alto desempenho, que sejam capazes de assumir uma tarefa e ter competência suficiente para realizar a mesma, com foco nos objetivos organizacionais.
Saber quando fazer críticas para melhorar o desempenho de cada um resolver os conflitos existentes, dar e receber feedback, estar disposto a aprender e ensinar a equipe, uma organização será competitiva quando aprenderem que o papel deles é fundamental no alcance de objetivos.
Desenvolver uma relação de confiabilidade e comportamento ético para influenciar as equipes e despertar suas forças competitivas e sensibilizar a mesma para criar estratégias nos pontos a desenvolver de cada pessoa e de tornar o ambiente organizacional mais harmonioso.
As organizações que querem ter um diferencial de mercado devem atuar para conseguir atingir a fase da maturidade, precisa estimular o comprometimento e a produção de resultados, por meio da sinergia dos esforços de cada pessoa da equipe, para poder fazer a diferença e ser uma equipe coesa no âmbito organizacional.
As pessoas querem e percebem quando são respeitadas e aceitas, é uma forma saudável de mostrar a todos que os valoriza se relacionar com a equipe de uma forma clara e objetiva, porque existem pessoas que vão para o trabalho como se fosse para uma guerra, pois é o dever do líder lutar para que a compreensão e a cooperação estejam em primeiro lugar na organização para resolver os problemas existentes.
Patrícia Pessotti - Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Formação: 3º Grau completo – Gestão de Recursos Humanos – Unipac - Universidade Presidente Antônio Carlos. Timóteo. Minas Gerais. Experiência profissional: Consultora em RH – Clínica Quatro Patas. Consultora em RH - Lojas Santa Maria/NOSSOLAR. Dínamo Engenharia Ltda. – Coordenadora de RH Corporativo e Responsabilidade Social – Coordenava corporativamente em oito Estados a Gestão de Pessoas da Dínamo Engenharia que atua como prestadora de serviços a Concessionárias de Energia Elétrica. Gerenciou a empresa CST, que atua no ramo de seguimentos industriais como suprimentos, projetos, assistência técnica, implementação técnica, vendas e treinamentos. Instrutora contratada no SENAC no período noturno onde ministrava as seguintes disciplinas: orientação para o mercado de trabalho, fundamentos da capacitação profissional, fundamentos administrativos, análise de crédito e cobrança, administração e organização do trabalho e relações interpessoais. Farmácia Garrido – Prestava consultoria na respectiva farmácia,realizando processo seletivo de novos colaboradores para as novas filiais, ministrava treinamentos para os colaboradores sobre relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e atendimento ao cliente. Construções e Terraplenagem – Prestação de Serviços em um Processo Seletivo realizado pela respectiva empresa. Praia Mar Hotel – Prestação de serviços, ministrando treinamento e desenvolvimento para os colaboradores do Hotel, realizou pesquisa de clima laboral bem como descrição de cargos.
Fonte: RH
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