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terça-feira, 13 de maio de 2014

Como os líderes devem se comunicar?

                     
Líderes consumados dão especial atenção à comunicação porque é o canal através do qual todo o relacionamento concretiza-se. A comunicação é a atividade mais comum a qualquer pessoa. Estudos e pesquisas realizadas em organizações mostram que 75% do tempo de um gestor é gasto comunicando-se com outros, seja para conversar, telefonar, ler, escrever relatórios, mandar e-mails ou administrar conflitos. Por comunicação interpessoal, refiro-me à capacidade do indivíduo de saber comunicar-se, de dialogar e de entender aos outros, bem como a de se fazer compreender. Líderes autênticos são mestres consumados neste quesito. Sabem o que interessa às pessoas, do que elas necessitam e de como motivá-las.
Veja os 11 pontos essenciais da comunicação que eles utilizam:
 
1. É impossível você não se comunicar
É bom levar em conta que tudo o que você faz e tudo o que você diz, pois isso comunica aos outros o seu modo de ser. E, mais importante ainda, tudo o que você não diz e tudo o que você não faz, comunica igualmente às pessoas que estão ao seu redor. Na condição de líder isto é vital, porque todos estão de olho em você, durante todo o tempo, mesmo que você não se dê conta disso. Os liderados e as demais pessoas à sua volta, analisam constantemente seus comentários e suas ações: como você fala, como sorri (ou não sorri), se você presta atenção aos outros (ou não) quando conversa, se você é assertivo (ou não), se você fala ou se omite, impaciente (ou não), agressivo (ou não) e assim por diante. Portanto, é impossível você não se comunicar mesmo que esteja dentro de uma concha, porque até mesmo ao não se comunicar, você está dizendo a todos que prefere ficar isolado em vez de manter contato.
 
2. Comunicação começa por você
A comunicação inicia-se por você, mas é processada e entendida na mente da outra pessoa. A pergunta é: o que e como a outra pessoa entendeu o que você disse? Logo, o que importa não é o que você diz, mas o que a outra pessoa entende do que foi dito. É fundamental saber comunicar-se de forma clara, objetiva e concisa. Antes de comunicar algo clarifique suas próprias ideias e a maneira de transmiti-las. Os pontos básicos de uma boa comunicação são: objetividade (vá direto ao ponto), clareza (vá por etapas, dê as explicações necessárias, não misture um assunto com outro), concisão (não diga em 50 palavras o que pode dizer em dez, nem diga em cinco palavras o que deve dizer em 20).
 
3. Ouça com atenção
Muitas vezes as pessoas acham que estão ouvindo, quando na verdade elas estão pensando no que vão dizer assim que o interlocutor parar de falar. Embora, às vezes, possa ser difícil, faça um real esforço para ouvir o que a outra pessoa está dizendo, porque nossa tendência é a de nos ocuparmos com algo e não de apenas ouvir. Essa impaciência é porque, muitas vezes, achamos que temos a solução e queremos colocá-la em prática o quanto antes. A verdadeira comunicação é uma via de mão dupla. Deixe de lado o que você estava fazendo e olhe nos olhos da outra pessoa, mostre que você está interessado no que ela diz, balance a cabeça em sinal de concordância. Deixe que o interlocutor perceba que você se importa com o que ele está dizendo.
 
4. Dê fluência ao dialogo
Não interrompa quando o outro estiver falando. Evite atitudes agressivas ou defensivas, pois isto só irá dificultar o desenrolar da conversação e do entendimento. Ouça as sugestões, opiniões e ideias com naturalidade e aceitação. Sobretudo, não se irrite nem demonstre aborrecimento se os outros expressarem pontos de vista diferentes dos seus, nem concordarem com você. Se for contra-argumentar faça-o com tranquilidade, sem afetação. Ficará surpreso de quantas ideias e soluções novas surgem, simplesmente ouvindo.
 
5. Faça perguntas criativas
Líderes que ajudam os outros a crescer e inovar continuamente geram perguntas criativas que fazem a diferença. Perguntar é uma forma ativa e criativa de fazer sondagens que auxiliam outros a crescerem. Ouvir é uma forma receptiva que também auxilia no desenvolvimento das pessoas. Essas duas formas complementares de abordagem fazem parte do ciclo de crescimento da comunicação. Líderes inovadores e que buscam soluções para os problemas concentram-se em fazer as perguntas certeiras, adequadas, muitas vezes gerando questões provocativas que obrigam as pessoas a se aprofundarem nos temas em discussão. Ao desenvolver outros líderes através de perguntas, eles estão não apenas ajudando-os a crescer, mas a terem experiências singulares e diferentes.
Desafie os outros e a si mesmo, procurando soluções por ângulos diferentes. Cave e aprofunde mais as experiências, perspectivas e motivações. Desafie, de vez em quando, o status quo, e leve a conversação para outro patamar, diferente do atual. Qual seria o impacto para sua equipe e para a organização se você fizesse perguntas cujas respostas alavancariam o crescimento da empresa? O que isso poderia também significar em termos de desenvolvimento das pessoas e das equipes?
 
6. Tenha coerência entre mensagem verbal e não verbal
Líderes sabem da importância em manter coerência entre palavras e atos. O professor Albert Mehrabian da Universidade da Califórnia pesquisou acuradamente o processo de comunicação. Os estudos revelaram que apenas 7% do significado de uma mensagem são feitos verbalmente, enquanto que 38% são transmitidos pelo tom de voz e 55% através da linguagem corporal. Isto é, comunicamos 93% da nossa mensagem de modo não verbal através do tom de voz, gestos, postura, jeito de nos conduzirmos e falarmos etc.
Quando nossa linguagem verbal contradiz nossa linguagem não verbal o resultado será uma distorção de comunicação e o interlocutor acreditará não no que você disse, mas no que ele viu e sentiu. Desse momento em diante ele passará a prestar atenção na nossa postura e ignorará as palavras.
 
7. Líderes são ótimos comunicadores
A capacidade de comunicação é uma das habilidades mais importantes de que o líder necessita para ser bem-sucedido em sua missão. Se você pretende liderar uma equipe, um departamento, uma organização, ou o que mais for, terá que se tornar um "expert" em comunicação e se sentir tranquilo ao dialogar com as pessoas. Mantenha contato visual, respeite as opiniões das pessoas, preste atenção em sua própria comunicação não verbal (se é tranquila, defensiva, agressiva, apática, como é seu tom de voz). Examine os grandes líderes e verá que todos eles são excelentes comunicadores.
Mesmo quando discorrem sobre suas próprias ideias eles o fazem de uma maneira que fala diretamente às emoções e às aspirações das pessoas, deitam raízes no âmago delas. Eles sabem que a verdadeira mensagem não é a do mensageiro (isto é, a do líder), mas ir ao encontro às necessidades e expectativas dos membros da equipe e fazer vir à tona o melhor de cada um visando arquitetar e construir objetivos que realmente respondam às necessidades da empresa e dos colaboradores.
 
8. Grandes líderes entregam mais do que recebem
Os melhores líderes não são hábeis apenas em motivar e em se comunicar, mas são também adeptos em repassar ideias, alinhar expectativas, inspirar ações e difundir a visão que trazem com eles. Quando você se concentra mais em contribuir do que em receber terá realizado sua missão e, curiosamente, ao focalizar seus esforços em desenvolver pessoas e organizações, aprenderá e crescerá muito mais do que se tivesse simplesmente preocupado em atingir sua própria agenda.
 
9. Aprenda a ler nas entrelinhas
Focalize sua atenção num grande líder, e você verá uma pessoa dotada de grande capacidade de ler nas entrelinhas. Ele tem a incrível habilidade de entender e perceber o que não foi dito, observado ou ouvido. Na Era da Comunicação Instantânea, como a que estamos vivendo, as pessoas estão muito mais interessadas em comunicar seus pensamentos e opiniões e falham em não perceber o quanto perdem por não aprender com as ideias das outras pessoas. Mantenha seus olhos e ouvidos bem abertos, tenha sob controle seus lábios e ficará surpreso de como sua capacidade perceptiva da organização e das pessoas aumentará muito acima do normal.
 
10. Tenha um plano de contingência em comunicação
Ao se comunicar tenha um plano de contingência. Lembre-se que para que haja uma interação bem-sucedida seu objetivo deve estar alinhado com as pessoas com as quais você está interagindo. Caso sua mensagem, claridade ou empatia não estejam produzindo os efeitos desejados você tem que mudar o rumo da conversação. Enriqueça o diálogo com histórias, analogias, humor, coloque em pauta desafios para o grupo, faça perguntas que provoquem a participação de todos. Por outro lado não presuma que alguém esteja preparado para conversar com você, só porque você está preparado para conversar com essa pessoa. O ponto chave aqui é que, ao transmitir uma mensagem, assegure-se de que ela é verdadeira, correta, específica, consistente, clara e fundamentada em sólidos argumentos. E - o mais importante -, tenha em mente de que a comunicação não diz respeito a você, a suas opiniões ou sua posição. Ela diz respeito ao entendimento e comprometimento de todos em busca da satisfação das necessidades e dos interesses da empresa e do quadro de colaboradores.
 
11. Previna o surgimento de boatos e rumores
Boatos e rumores surgem apenas quando há pouca ou nenhuma informação sobre um assunto polêmico ou problemático, e só acabam causando mágoas, despontamentos, raiva e insegurança. É um estado de coisas que tende a aumentar na proporção exata em que aumenta a falta de informação, e também, da omissão das lideranças que comandam a empresa. Você poderá saber o nível de transparência com que sua empresa (ou setor) trata dos assuntos problemáticos, pelo número de boatos e mexericos que acontecem na organização.
Quando os colaboradores sabem o que está acontecendo na empresa, eles não ficarão adivinhando. Faça reuniões semanais com a equipe, utilize regularmente a intranet, mantenha a comunicação aberta. É fundamental que a comunicação seja a mais clara possível. Quanto mais os colaboradores forem informados a respeito de questões que lhes afetam, menor será a tensão e o estresse que porventura possa ocorrer por conta de notícias mal veiculadas ou mesmo inexistentes.
 
Texto extraído e condensado do livro "O Poder da Liderança", de Ernesto Artur Berg, Juruá
Editora. Para maiores detalhes sobre o livro acesse www.quebrandobarreiras.com.br - seção de LIVROS
 
Ernesto Artur Berg
Graduado em Sociologia e Administração pela FAE do Paraná. Pós-graduado em Administração Pública pela FGV de Brasília - DF. Consultor Sênior da Alexander Produfoot Company, São Paulo, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas gerenciais de produtividade (1984/1985). Gerente de Desenvolvimento Gerencial do SERPRO no Paraná (1975/1979) e em Brasília, DF (1980/1984). Sócio-Diretor da Berg e Cia. desde 1985, empresa de consultoria em gestão de organizações e desenvolvimento gerencial. Autor dos livros: Manual do Chefe Em Apuros - Juruá Editora; Quem Roubou o Meu Tempo? - Juruá Editora; Administração de Conflitos - Juruá Editora; Negociação, Técnicas Eficazes para Resultados Concretos, Juruá Editora; Negociações Inteligentes, Editora do Chain. Autor e apresentador do vídeo "Competência Gerencial”. Filiado ao CRA -Conselho Regional de Administração – do Paraná. Com mais de 30 anos de atuação nas áreas de gestão de empresas, negociação, recursos humanos, planejamento empresarial, processo decisório, desenvolvimento gerencial e organizacional, diagnostico organizacional e reestruturação de empresas. Convidado regularmente como palestrante em Congressos, Seminários, Simpósios e Encontros Nacionais, já ministrou mais de 1.000 palestras e realizou mais de 1.100 treinamentos (cada treinamento com duração média de dois dias) para um público total de aproximadamente 450 mil pessoas, em todo o pais. Prestou serviços para cerca de 450 empresas, como Petrobras, Citibank, Embratel, Correios, Coca Cola, Companhia Vale do Rio Doce, Sebrae, Construtora Camargo Corrêa , Unimed, HSBC Bamerindus, O Boticário, Nutrimental, Coamo, Robert Bosch, Tribunal de Contas da União, Organização das Cooperativas do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Copel, Sanepar, Renault, Siemens, Klabin, Hettich do Brasil, Icatu Hartford Seguros, Case New Holland, Electrolux, BASF, Petrobras Distribuidora, Ultrafértil, AMCHAM, TNT Logistic, Transpetro. Principais cursos que ministra: Negociando com Sucesso, Negociando com Sucesso em Vendas, Administração do Tempo, Criatividade e Inovação nas Empresas, Tomada de Decisão, Desenvolvimento de Equipe, Chefia e Liderança, Motivação nas Empresas, Administração de Conflitos, O Gerente Empreendedor (O Intrapreneur), Liderança de Reuniões. Principais palestras que ministra: O Poder da Liderança, Negociando Para Ganhar, O Tempo de sua Vida (gestão do tempo), Administrando Conflitos, Criatividade 360°, As Seis Chaves do Sucesso Profissional, Desenvolvendo Equipes Vencedoras, O Poder da Motivação, O Líder Empreendedor.
 
Fonte: RH

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