Fabio Mestriner explica que, para cada público, a embalagem tem um valor diferente. Neste artigo, ele comenta o valor ao consumidor
Uma questão que sempre está presente em qualquer discussão sobre embalagem é o valor que ela possui e sua contribuição para o produto.
O conceito de valor não é linear. É preciso compreender a posição e o papel dos vários componentes da cadeia no processo para poder definir melhor como essa equação funciona em cada um deles.
São quatro os agentes que compõem a cadeia de valor da embalagem:
1. Consumidor
2. Empresas usuárias de embalagem
3. Indústria de embalagem
4. Empresas de varejo
Para cada um desses agentes, a embalagem tem um valor específico que precisa ser considerado no momento de avaliá-la. Mas ficaremos apenas no valor que a embalagem representa ao consumidor.
O valor para o consumidor é aquilo que ele percebe como tal e aceita pagar mais por isso.
A esse público, a embalagem atende a aspectos racionais objetivos juntamente com os aspectos subjetivos, emocionais e simbólicos. Ele não separa a embalagem de seu conteúdo, fazendo assim com que ela se constitua em uma única entidade indivisível. Essa conclusão é resultado da pesquisa realizada pelo comitê de assuntos estratégicos da Associação Brasileira de Embalagens (Abre).
E também para o consumidor o valor da embalagem está subordinado à classe social a que ele pertence, variando entre as classes principais: A, B, C e D.
A equação do valor da embalagem deve estar no centro de toda estratégia da empresa, pois ela é decisiva tanto para a competitividade quanto ao posicionamento dos produtos, e precisa ser considerada como uma poderosa ferramenta de marketing, a qual agrega valor e significado ao produto, fazendo com que seu valor seja percebido por todos os consumidores.
Fabio Mestriner, professor e coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios de Embalagem da ESPM
O conceito de valor não é linear. É preciso compreender a posição e o papel dos vários componentes da cadeia no processo para poder definir melhor como essa equação funciona em cada um deles.
São quatro os agentes que compõem a cadeia de valor da embalagem:
1. Consumidor
2. Empresas usuárias de embalagem
3. Indústria de embalagem
4. Empresas de varejo
Para cada um desses agentes, a embalagem tem um valor específico que precisa ser considerado no momento de avaliá-la. Mas ficaremos apenas no valor que a embalagem representa ao consumidor.
O valor para o consumidor é aquilo que ele percebe como tal e aceita pagar mais por isso.
A esse público, a embalagem atende a aspectos racionais objetivos juntamente com os aspectos subjetivos, emocionais e simbólicos. Ele não separa a embalagem de seu conteúdo, fazendo assim com que ela se constitua em uma única entidade indivisível. Essa conclusão é resultado da pesquisa realizada pelo comitê de assuntos estratégicos da Associação Brasileira de Embalagens (Abre).
E também para o consumidor o valor da embalagem está subordinado à classe social a que ele pertence, variando entre as classes principais: A, B, C e D.
A equação do valor da embalagem deve estar no centro de toda estratégia da empresa, pois ela é decisiva tanto para a competitividade quanto ao posicionamento dos produtos, e precisa ser considerada como uma poderosa ferramenta de marketing, a qual agrega valor e significado ao produto, fazendo com que seu valor seja percebido por todos os consumidores.
Fabio Mestriner, professor e coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios de Embalagem da ESPM
Portal HSM
02/08/2012
http://www.hsm.com.br/editorias/marketing/equacao-de-valor-da-embalagem02/08/2012
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