
Agências internacionais
25/05/2010
Sindicalistas por toda a Europa estão em pé de guerra contra os cortes de gastos anunciados pelos governos e planejam greves para protestar.
Os principais sindicatos da Espanha estão se preparando para uma greve geral, segundo Ignacio Fernandez Toxo, líder do sindicato CCOO. "Eu acho que a Espanha não precisa de uma greve geral no momento, mas eu acho que estamos caminhando para uma", disse.
Para Toni Ferrer, diretor da UGT, "há mais razões do que ontem" para uma greve geral.
Os sindicatos do setor público espanhol já convocaram uma greve para 8 de junho. Ela entretanto ainda não está concatenada com o uma possível paralisação do setor privado.
Na Grécia, os sindicatos já patrocinaram cinco paralisações desde fevereiro. As duas maiores centrais sindicais do país, GSEE e a Adedy - que representa o setor público -, estudam outras manifestações para os próximos dias.
No Reino Unido, os sindicalistas ainda não falam em greve geral, mas aumentaram o tom de crítica ao governo. Segundo o cálculo dos líderes dos maiores sindicatos, os cortes de gastos podem levar à perda de 30 mil postos de trabalho no país.
Brendan Barber, secretário-geral do Congresso de Sindicatos do Comércio, uma confederação sindical britânica, disse que será "perigoso" adotar um corte de gastos na escala anunciada ontem pelo ministro da Finanças. Segundo o sindicalista, o risco é de que o Reino Unido "volte à recessão".
Valor Econõmico
http://www.valoronline.com.br/?impresso/internacional/97/6284764/sindicatos-se-mobilizam-contra-cortes&utm_source=newsletter&utm_medium=manha_25052010&utm_campaign=informativo&scrollX=0&scrollY=0&tamFonte=
Nenhum comentário:
Postar um comentário