Os serviços respondem por parcela significativa da produção de riquezas dos principais centros econômicos do mundo e pela geração e oferta de empregos. A identificação e desenvolvimento de artefatos gerenciais para atender às necessidades de gestão das empresas prestadoras de serviços têm se apresentado como um desafio para o ramo de conhecimento da Contabilidade Gerencial. Ancorado na importância dessa área do conhecimento para a gestão e competitividade das organizações, o objetivo desta pesquisa é identificar quais são as forças que modelam a Contabilidade Gerencial em empresas prestadoras de serviços. Este estudo é um ensaio enquanto estratégia de pesquisa. Os serviços, da mesma forma que os produtos tangíveis, possuem um ciclo de vida que usualmente compreende: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Conforme o estágio do ciclo de vida do serviço, a sua gestão requer variadas estratégias de marketing, finanças e produção. As considerações finais desta investigação destacam que a Contabilidade Gerencial desempenha diversas funções. A cada etapa do ciclo de vida do serviço, novas estratégias são requeridas, impondo, às vezes, alterações na estrutura organizacional. Por fim, são aspectos que formam o leque de fatores indutores da dinâmica e adaptação dos sistemas de Contabilidade Gerencial.
Autores:
Paulo Cesar Starke Junior,
Viviane da Costa Freitag,
Lauro Brito de Almeida
Veja:
http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/view/85/364
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