
Os senadores vão comemorar, no período do expediente que antecede a sessão plenária deliberativa desta quinta-feira (27), às 14h, o Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril. O requerimento solicitando o evento é do senador João Vicente Claudino (PTB-PI).
O Dia do Contabilista, instituído em 1926, foi proposto pelo então senador João Lyra, que também defendeu criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros. Tal iniciativa culminou com a regulamentação da profissão, em 1946. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) calcula que a categoria reúna hoje no Brasil 420 mil profissionais ativos e 73 mil organizações contábeis, distribuídas em diversos estados.
Entre as principais mudanças ocorridas nesse setor, conforme o CFC, está a adoção das Normas Internacionais da Contabilidade, sua tradução, interpretação e convergência aos padrões internacionais. Todas as instituições do setor deverão repassar, ainda este ano, o conteúdo dessas normas, para que sejam definitivamente implementadas.
A instituição destaca ainda os avanços tecnológicos, principalmente no que diz respeito ao chamado Extensible Business Reporting Language (XBRL) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A adoção do XBRL deverá trazer vantagens em relação a métodos de relatórios tradicionais, decorrente do fato de que a informação, uma vez produzida e representada nesse formato, pode ser reutilizada muitas vezes sem manipulação ou distorção.
Já o chamado SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado. Funciona como um software a ser disponibilizado pela Receita Federal para todas as empresas, que deverão enviar ao governo informações fiscais, contábeis e previdenciárias, bem como livros fiscais, comerciais e demonstrações contábeis.
Helena Daltro Pontual / Agência Senado
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=102275&codAplicativo=2&codEditoria=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário