Este estudo teve como
objetivos descrever, conceituar e analisar os custos direcionados ao setor
vinícola, bem como os tributos, despesas e preço de venda. Dentre o mix de
produtos da Cooperativa Agroindustrial GT optou-se a pesquisar o vinho tinto de
mesa seco Isabel e suas formas de comercialização. Dentre os métodos de custeio
utilizou-se o método de custeio por absorção por apropriar todos os custos
gerais de fabricação e por este ser permitido pela legislação fiscal.
Identificou-se os fatores determinantes para a formação do preço de venda e o
resultado por tipo de embalagens utilizada pela cooperativa da amostra. O resente
trabalho é caracterizado como estudo de caso e os levantamentos dos dados foram
realizados por meio de revisão bibliográfica, entrevistas na empresa e pesquisa
documental. Após os levantamentos de dados foi utilizado análise descritiva
aonde pode-se supor alguns resultados, dentre eles que a embalagem é determinante
e impactante na formação do preço de venda do vinho tinto de mesa seco Isabel;
que a garrafa contendo750 ml proporciona maior resultado sobre as demais
embalagens, representando 15,58% sobre o preço de venda, e, que a embalagem com
menor retorno é a de 2.000 ml proporcionando resultado de 10,95% sobre o preço
de venda
Autores:
Graciela Tessaro
Marta Elisete Ventura da Motta
Maria Teresa Martiningui Pacheco
Maria Emilia CamargoGabriela Zanandrea
Margarete Luisa Arbugeri Menegotto
Veja:
http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v9/absorcao.pdf
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