Diante
do atual cenário de acirramento da competição, a informação contábil torna-se
um elemento essencial à obtenção do êxito empresarial, isto é, a maximização do
valor da firma. Nesse
aspecto, a gestão estratégica de custos assume papel de demasiada relevância ao
êxito empresarial, sendo o Custeio Alvo um dos seus tópicos mais relevantes.
Baseado no conceito americano de Engenharia de Valor, o Custeio Alvo surgiu
como um dinâmico sistema de subtração de custos e, sobretudo, de planejamento
de lucros. Partindo dos insights da
pesquisa de Kee e Matherly (2006), de Kee (2010) e Nascimento et
al. (2013), o presente estudo se propôs a
investigar, por meio de um estudo multi casos com sete produtos de seis
vinícolaslocalizadas no Vale do São Francisco, se as decisões tomadas baseadas no
Custeio Alvo, de fato, sempre agregam valor econômico às firmas. Os resultados
encontrados mostram-se relevantes no momento em que, por meio de evidências
empíricas, foram ratificados os achados das pesquisas anteriores, reforçando a
necessidade de ajuste da metodologia tradicional de Custeio Alvo
Autores:
João Carlos Hipólito Bernardes do NascimentoJuliana Reis Bernardes
Simone Piton Lancini
Veja:
http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v9/custo%20alvo.pdf
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