Este estudo aborda a questão da ética nas pesquisas científicas em contabilidade e tem por objetivo principal compreender como os acadêmicos de contabilidade percebem as questões éticas em três dimensões: a) Questões éticas relacionadas com o processo de pesquisa; B) Questões éticas referentes a relação entre orientador e orientando e C) Questões éticas entre pares no desenvolvimento de pesquisas conjuntas e na divulgação dos seus resultados. Para tanto, foi desenvolvido um questionário baseado em: Gustafsson et al. 1984; Creswell (2003); Needles, Jr., (2008); Miyazaki e Taylor (2008) e Leite et al. (2010). Do total de questionários enviados (218), 56 foram devolvidos, o que representa 26% da população de 218 professores permanentes dos 18 programas de pós-graduação brasileiros de contabilidade. No geral, os resultados sugerem que todas as questões propostas no questionário foram consideradas como valores éticos de extrema importância na percepção dos entrevistados. A análise pareada dos dados sugere que alguns valores que são considerados importantes pelos respondentes não são praticados por eles na mesma intensidade; enquanto outros que não são considerados como de extrema importância são intensamente praticados e não se podem ignorar essas diferenças. Em sínstese, com base no conceito de Foucault sobre a "relação consigo mesmo" (FOUCAULT, 1984), considera-se que os resultados deste estudo merecem uma reflexão cuidadosa por parte dos acadêmicos, a fim de aprimorarem o seu comportamento ético, uma vez que isso reflete o consenso do comportamento moral de uma amostra significativa dos pesquisadores brasileiros em contabilidade.
Autores:
ANTUNES, Maria Thereza Pompa;
MENDONCA NETO, Octavio Ribeiro de;
OYADOMARI, José Carlos Tiomatsu e
OKIMURA, Rodrigo Takashi
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