Apresentação

Caros leitores, esse blog foi criado com intuito de compartilhar informações sobre: Contabilidade, Gestão financeira, Auditoria, Economia, Controladoria e Empreendedorismo.

domingo, 8 de outubro de 2017

Editorial: Pesquisa em História da Contabilidade: Escopo, Tópicos e Agenda

                      
Pesquisa em História da Contabilidade: Escopo, Tópicos e Agenda

Salvador Carmona1 
1IE University, IE Business School, Madrid, Spain Email: salvador.carmona@ie.edu

1. DANDO VIDA À PESQUISA: INSTITUIÇÕES

Desde a década de 1970, a história da contabilidade tem construído uma considerável infraestrutura de pesquisa (por exemplo, congressos, periódicos e associações) que proporciona apoio ao networking, bem como à disseminação de estudos nessa área. Este editorial analisa as tendências da pesquisa em história da contabilidade e sugere quatro áreas: (i) novas configurações e períodos de observação; (ii) contabilidade em povos indígenas; (iii) gênero; e (iv) contabilidade e Estado se comprometem aprimorar o conhecimento em contabilidade.
Em 1970, Ernest Stevelinck organizou em Bruxelas o primeiro Congresso Mundial de Historiadores da Contabilidade, que sinalizou o despertar da pesquisa em história da contabilidade como disciplina acadêmica. Os congressos mundiais inculcaram nos historiadores da contabilidade a prática de receber feedback de alta qualidade acerca de seus estudos antes de submeter seus trabalhos a um periódico ou seus livros a uma editora. Em 1973, Gary J. Previts liderou a fundação da Academia de Historiadores da Contabilidade. Para os historiadores da contabilidade, a Academia tornou-se uma referência em networking, bem como na divulgação da pesquisa. Assim, a Academia lançou o primeiro periódico especializado na área, The Accounting Historians Journal(AHJ), em 1974.
A partir dessas bases institucionais (por exemplo, congresso, organização acadêmica, periódico acadêmico), a pesquisa em história da contabilidade já não era mais praticada por poucos estudiosos de alto nível, como Basil Yamey e suas contribuições com o papel desempenhado pela contabilidade no surgimento do capitalismo (Yamey, 1949, 1964), ou David Solomons, e sua influente obra sobre práticas avançadas de custeio no final do século XIX (Solomons, 1952). Em vez disso, essa infraestrutura acadêmica impulsionou a visibilidade da pesquisa em história da contabilidade e suscitou o interesse em um número cada vez maior de estudiosos, que se estabeleceram em vários países desenvolvidos.
Em geral, a pesquisa se concentrou no exame das origens da contabilidade e do método das partidas dobradas. Stevelinck e coautores abordaram a contabilidade na Antiguidade (Stevelinck & Most, 1985) e os aspectos biográficos e artísticos da figura de Pacioli (Stevelinck, 1986, 1994). Ademais, estudos que examinam as origens do método das partidas dobradas enfocaram contextos mais amplos que testemunharam a publicação da Summa de Pacioli, bem como seus fundamentos técnicos (Williams, 1978; Antinori, 1994; Hernández Esteve, 1994). Esse fluxo de pesquisas também proporcionou contribuições importantes para o início da disseminação do método das partidas dobradas em diversas indústrias - p. ex., o setor público espanhol (Hernández Esteve, 1986); venda de metais preciosos (Donoso Anes, 1994). Além disso, os historiadores da contabilidade realizaram estudos importantes sobre aspectos biográficos - p. ex., Federigo Melis (ver Garner, 1976); contribuições britânicas (ver Parker & Yamey, 1994) -, bem como sobre o papel desempenhado pelos educadores em contabilidade (Zeff, 1999, 2000). Por outro lado, estudos sobre as origens e os fundamentos da contabilidade não negligenciaram as práticas da contabilidade de custos; Wells (1977) examinou o desenvolvimento da contabilidade de custos e Hallbauer (1978) analisou a relação da contabilidade de custos com outras disciplinas (p. ex., gerenciamento científico). Por fim, a pesquisa histórica também abordou como as indústrias de ponta contribuíram com o desenvolvimento de práticas contábeis inovadoras - p. ex., ferrovias (Boockholdt, 1978; Previts & Samson, 2000).
Em geral, a pesquisa em história da contabilidade se concentrou em tópicos como as origens do método das partidas dobradas, o papel da contabilidade no surgimento do capitalismo, a biografia, o surgimento e a evolução das práticas da contabilidade de custos e como algumas indústrias contribuíram para o desenvolvimento das práticas e da teoria da contabilidade. Para tanto, a pesquisa histórica baseou-se em fontes primárias ou secundárias para enfocar a descrição de eventos históricos e houve poucas tentativas para envolver evidências históricas em um quadro teórico e informativo. Por fim, vale observar o perfil internacional da pesquisa em história da contabilidade, em especial considerando a estrutura de comunicação e logística desse período; desde sua fundação, o AHJ publicou artigos que abordam práticas contábeis em uma variedade de configurações internacionais (p. ex., Grécia, Índia, Itália, Japão).

2. GANHANDO IMPULSO

O rigor e a importância da pesquisa em história da contabilidade receberam aprovação significativa de estudiosos bem estabelecidos. Em um contexto no qual os EUA estavam perdendo sua supremacia industrial para o Japão, a contabilidade gerencial testemunhou um debate aprofundado sobre a relevância dos dados de custos para a avaliação do desempenho e a tomada de decisões gerenciais (Kaplan, 1983). Foi argumentado que os princípios contabilísticos financeiros anularam as práticas da contabilidade de custos nas empresas, que se inclinava a metas de relatórios, em vez de proporcionar gerenciamento com dados relevantes para fins de tomada de decisão e controle. No contexto desse debate, Johnson e Kaplan (1986) adotaram uma perspectiva histórica de apoio à “relevância” dos dados de custos; os autores sugerem que a implementação dos sistemas iniciais da contabilidade de custos que ocorreram durante a Revolução Industrial britânica foi motivada por fins de eficiência; a crescente concorrência reduziu as margens de lucro das empresas e elas tiveram de implementar sistemas de cálculo de custos com vistas à melhoria da eficiência. Sob uma perspectiva diferente, Hopwood (1987) examinou os processos de mudança contábil e a necessidade de aprender mais sobre as condições prévias dessa mudança. O autor sugere que a pesquisa em mudanças contábeis deve ser incorporada em seus contextos sociais mais amplos e que as contribuições para a teorização da contabilidade exigem o envolvimento em estruturas teóricas (p. ex., Foucault, 1972, 1977; Giddens, 1984). Hopwood (1987) também adotou uma perspectiva histórica e baseou-se no quadro de poder/conhecimento de Foucault para enfatizar o papel da contabilidade como um instrumento de controle a distância, uma abordagem que foi aplicada nas prisões e beneficiada pelo design arquitetônico (p. ex., o pan-óptico de Bentham).
Os apelos de Kaplan e Hopwood para uma abordagem histórica para a relevância dos dados de custos e o exame dos processos de mudança contábil influenciaram significativamente a agenda de pesquisa. Além disso, tais apelos aumentaram a visibilidade e o impacto da contínua pesquisa histórica. Fleischman e Parker (1991) examinaram dados da contabilidade de custos das empresas que operavam durante a Revolução Industrial britânica e identificaram quatro áreas principais de atividade: (i) técnicas de controle de custos; (ii) contabilização de despesas gerais; (iii) custeio para a tomada de decisão de rotina e especial; e (iv) cálculo de custos padrão. Por outro lado, e adotando uma abordagem sociológica para examinar eventos históricos, Hoskin e Macve (1986, 1988) analisaram as histórias publicadas dos arsenais e nas ferrovias dos EUA para abordar a gênese do novo gerencialismo. Os autores rastrearam a implementação de um rigoroso sistema de responsabilidade humana nessas indústrias para influenciar os graduados da Academia Militar dos EUA, uma instituição educacional de elite, que era bem avançada com elementos de poder disciplinar, como o pan-óptico, que se refere ao ponto ou posição central de onde se tem uma visão periférica.
Assim, houve duas abordagens para realizar pesquisa em história da contabilidade, que se concentraram nos aspectos técnicos e econômicos dos sistemas contábeis ou nos aspectos sociológicos. Tais abordagens foram examinadas por Ezzamel, Hoskin e Macve (1990), em sua revisão de Relevance Lost, de Johnson e Kaplan. Nesse sentido, Miller, Hopper e Laughlin (1991) comentaram a pesquisa em história da contabilidade realizada durante a década de 1980 e identificaram duas vertentes, que rotularam como história da contabilidade tradicional e nova, respectivamente. Napier (2009), em sua ampla revisão da pesquisa em história da contabilidade, apoiou a classificação de Miller e coautores da história contábil tradicional e nova, mas propôs uma terminologia menos presunçosa: contabilidade histórica e contabilidade sócio-histórica. A primeira aborda os aspectos técnicos do ofício contábil, ao passo que a segunda tenta envolver evidências históricas em estruturas sociológicas e gerenciais. Em relação à categorização sócio-histórica, houve dois principais fluxos de pesquisa: marxista (Bryer, 2005) e foucaultiana (Carmona, Ezzamel, & Gutiérrez, 1997, 2002). Em geral, a distinção entre a perspectiva de história da contabilidade tradicional/nova e a nova/sócio-histórica mostra-se intelectualmente válida, mas não necessariamente contraditória. Como demonstrado pela evidência histórica oferecida por Carmona, Ezzamel and Gutiérrez (2004), uma integração de ambas as abordagens é viável e isso pode aumentar a força da pesquisa em história da contabilidade.
A pesquisa em história da contabilidade continuou crescendo ao longo das últimas décadas. Do ponto de vista institucional, foram criados dois periódicos especializados internacionais: Accounting, Business and Financial History, fundado por Dick Edwards e Trevor Boyns, que mudou seu nome para Accounting History Review, e depois foi editado por Steve Walker e Cheryl McWatters; e Accounting History, que foi fundada e editada por Garry Carnegie com coeditores. Além disso, alguns periódicos especializados foram publicados em algumas jurisdições (p. ex., na Espanha: De Computis, fundado por Esteban Hernández Esteve e atualmente editado por Fernando Gutiérrez Hidalgo). Além disso, um número cada vez maior de oficinas e conferências especializadas sobre história da contabilidade sinalizou que essa infraestrutura acadêmica de alto perfil levou a pesquisa em história da contabilidade a ganhar impulso (ver Napier, 2006, 2009).

3. DESAFIOS E OPORTUNIDADES: AGENDA DE PESQUISA

A evolução da história da contabilidade oferece algumas oportunidades para futuras pesquisas nessa área. Na minha opinião, as investigações que abordam (i) configurações e períodos de observação que são amplamente negligenciados pela pesquisa existente, (ii) contabilidade em povos indígenas, (iii) gênero, e (iv) contabilidade e Estado se comprometem a contribuir com as categorizações da pesquisa em história da contabilidade observada acima (p. ex., história da contabilidade/contabilidade sócio-histórica).
3.1 Tempo-espaço
A pesquisa em história da contabilidade ainda é dominada por uma interseção espaço-tempo bastante tênue, ou seja, países anglófonos e o período de observação 1850-1945 (Carmona, 2006; Walker, 2006, 2009). Parafraseando Scott (1995), pode ser difícil, se não impossível, aprimorar o conhecimento em nossa disciplina se todos os nossos casos fossem retirados dos mesmos, ou muito semelhantes, contextos. Portanto, a pesquisa em história da contabilidade baseada em jurisdições que foram amplamente negligenciadas por artigos publicados em periódicos generalistas e especializados comprometeu-se a contribuir com a disciplina. Essas investigações oferecem novas evidências e teorias em contabilidade. Embora a história da contabilidade esteja aprimorando seu perfil internacional diante da situação descrita por Carnegie e Potter (2000) e Carmona (2004), novas pesquisas que abordam outras configurações (p. ex., América Latina, África) e diversos períodos de tempo (p. ex., História do Tempo Presente, Idade Média, Renascimento) pode aprimorar o perfil da disciplina. Por exemplo, estudos que exploram esse novo espaço-tempo podem abordar o papel da contabilidade na escravidão e no contrabando (p. ex., América Latina do século XVIII - ver Carmona, Donoso, & Reckers, 2013; Pinto & West, 2017).
3.2 Povos indígenas
Ainda temos muito a aprender sobre práticas contábeis e organizacionais dos povos indígenas (para uma obra abrangente, ver Greer & Neu, 2009). Esse fluxo de pesquisa afirma que a história tradicionalmente se concentrou nos registros e nas histórias dos vencedores, portanto, não se sabe muito sobre os povos que foram colonizados, derrotados ou até sofreram genocídio por parte de nações avançadas. Esse fluxo surgiu após a obra seminal de Brown (1970) sobre os nativos norte-americanos no oeste dos EUA no final do século XIX. Como sugerido por Sy e Tinker (2005), examinar práticas contábeis e organizacionais entre tribos e pessoas não ocidentais pode trazer dificuldades relativas a evidências de apoio, em especial se abordadas sob uma perspectiva tradicional, ocidental (p. ex., registros escritos). No entanto, há necessidade de ser otimista quanto a isso: documentos em periódicos generalistas e especializados mostram que os editores são flexíveis em relação a pesquisas apoiadas em fontes contábeis não convencionais (p. ex., história oral), e esse tipo de estudo pode aumentar o crescimento da disciplina. Por exemplo, Annisette (2006) se concentrou na África pré-colonial para examinar a antiga prática iorubá e como tal prática pode aprimorar o conhecimento sobre o “verdadeiramente desconhecido”.
3.3 Gênero
Há um fluxo de pesquisa escasso, mas crescente, que examina a relação entre contabilidade e gênero. Como fazer o gênero é de fato um conceito cultural, há oportunidade para que os historiadores da contabilidade façam uma significativa contribuição a essa área. Para tanto, a relação entre contabilidade e espaço de gênero (p. ex., doméstico, local de trabalho) oferece excelentes oportunidades de pesquisa. Além disso, a pesquisa existente apresenta conhecimento aprimorado nessa área: Walker (1998) examinou o papel da contabilidade no cotidiano dos lares britânicos durante o século XIX e constatou que as técnicas contábeis foram completamente implementadas na família de classe média. Vale ressaltar que a contabilidade foi utilizada como instrumento de dominação dos homens, restringindo o consumo das mulheres e limitando a vida das mulheres aos papéis domésticos. Carmona, Ezzamel e Mogotocoro (no prelo) examinaram a relação entre gênero, estilos de gestão e formas do capital em Cartagena das Índias (atual Colômbia) durante o século XVIII e descobriram que os estilos de gestão estereotipados foram desdobrados seletivamente, o que incluiu um estilo de gestão masculino que embasou a tomada de decisões financeiras e as transações comerciais, ao passo que um estilo de gestão feminino ajudou a aumentar o capital social. Quanto à relação entre a contabilidade e o local de trabalho de gênero, Carmona e Ezzamel (2016) sugeriram três áreas principais de pesquisa: (i) como o olhar humano produz divisões de gênero no local de trabalho; (ii) como a contabilidade funciona como um olhar e produz divisões de gênero no local de trabalho, observando o alcance da resistência; e (iii) como as tecnologias de contabilidade de gênero reafirmam as divisões de gênero existentes.
3.4 Contabilidade e Estado
O papel do Estado nas atividades sociais e econômicas variou em países e regiões e a contabilidade não desempenhou um papel neutro na estrutura e organização dos Estados (Miller, 1990). Em algumas jurisdições (p. ex., Veneza do século XVI - ver Zan, 2004), o Estado exerceu rígido controle sobre a economia e aplicou sofisticados processos de trabalho e controle por meio de recursos gerenciais e de controle. Em outros círculos (p. ex., América Latina do século XVIII), o Estado se tornou um fornecedor de mão de obra por meio do comércio de escravos, que constituía um negócio lucrativo, mas também um pretexto para o contrabando (Carmona, Donoso, & Walker, 2010). No século XVIII, o fornecimento de escravos às colônias espanholas na América Latina foi terceirizado para a Grã-Bretanha e a contabilidade se tornou fundamental nas relações internacionais entre esses Estados (p. ex., guerras).

4. OBSERVAÇÕES FINAIS

A pesquisa em história da contabilidade oferece excelentes oportunidades para desenvolver o conhecimento empírico sobre o funcionamento dos sistemas contábeis, bem como para aprimorar a teorização contábil. Desde a década de 1970, a história da contabilidade construiu uma infraestrutura de pesquisa considerável (p. ex., congressos, periódicos e associações) que apoia a disseminação tanto de networking como de pesquisa na área. Este editorial sugere que a pesquisa histórica focada em quatro áreas comprometa-se a aprimorar o conhecimento em contabilidade. No entanto, tais áreas não devem ser consideradas de modo restritivo, já que muitas outras decerto contribuirão com a pesquisa em história da contabilidade. De modo relevante, estudiosos jovens, em ascensão e em topo de carreira que se dediquem a estudos iniciais nessa área podem desejar adotar um ponto de vista ambicioso em suas investigações; eles podem apostar alto tanto em evidências históricas e contribuições teóricas. Tal abordagem aumentará suas possibilidades de publicar artigos nas principais instâncias, naquelas que se encontram no topo da cadeia.

REFERENCES

Annisette, M. (2006). People and periods untouched by accounting history: an ancient Yoruba practice.Accounting History,11(4), 399-417. [ Links ]
Antinori, C. (1994). Luca Pacioli e la Summa de arithmetica. Roma: Istituto Poligráfico e Zecca dello Stato. [ Links ]
Boockholdt, J. L. (1978). Influence of nineteenth and early twentieth century railroad accounting on the development of modern accounting theory.The Accounting Historians Journal, 5(1), 9-28. [ Links ]
Brown, D. (1970).Bury my heart at wounded knee: an Indian history of the American West. Holt, Rinehart and Winston: New York. [ Links ]
Bryer, R. A. (2005). A Marxist accounting history of the British Industrial Revolution: a review of evidence and suggestions for research.Accounting, Organizations and Society,30(1), 25-65. [ Links ]
Carmona, S. (2004). Accounting history research and its diffusion in an international context.Accounting History, 9(3), 7-23. [ Links ]
Carmona, S. (2006). Performance reviews, the impact of accounting research, and the role of publication forms.Advances in Accounting,22, 241-267. [ Links ]
Carmona, S., Donoso, R., and Reckers, P. M. (2013). Timing in accountability and trust relationships.Journal of Business Ethics,112(3), 481-495. [ Links ]
Carmona, S., Donoso, R., & Walker, S. P. (2010). Accounting and international relations: Britain, Spain and the Asiento Treaty.Accounting, Organizations and Society ,35(2), 252-273. [ Links ]
Carmona, S., & Ezzamel, M. (2016). Accounting and lived experience in the gendered workplace.Accounting, Organizations and Society ,49, 1-8. [ Links ]
Carmona, S., Ezzamel, M., & Gutiérrez, F. (1997). Control and cost accounting practices in the Spanish Royal Tobacco Factory.Accounting, Organizations and Society ,22(5), 411-446. [ Links ]
Carmona, S., Ezzamel, M., & Gutiérrez, F. (2002). The relationship between accounting and spatial practices in the factory.Accounting, Organizations and Society,27(3), 239-274. [ Links ]
Carmona, S., Ezzamel, M., & Gutiérrez, F. (2004). Accounting history research: traditional and new accounting history perspectives.De Computis: Spanish Journal ofAccounting History , 1(1), 24-53. [ Links ]
Carnegie, G. D., & Potter, B. N. (2000). Publishing patterns in specialist accounting history journals in the English language, 1996-1999.The Accounting Historians Journal , 5(2), 177-198. [ Links ]
Donoso Anes, R. (1994). The Casa de la Contratación de Indias and the application of double entry bookkeeping to the sale of precious metals in Spain, 1557-83.Accounting, Business & Financial History, 4(1), 83-98. [ Links ]
Ezzamel, M., Hoskin, K., & Macve, R. (1990). Managing it all by numbers: a review of Johnson & Kaplan's ‘Relevance Lost’.Accounting and Business Research,20(78), 153-166. [ Links ]
Fleischman, R. K., & Parker, L. D. (1991). British entrepreneurs and pre-industrial revolution evidence of cost management.Accounting Review,66(2), 361-375. [ Links ]
Foucault, M. (1972).Archaeology of knowledge. Oxon: Routledge. [ Links ]
Foucault, M. (1977).Discipline and punish: the birth of the prison. New York: Vintage. [ Links ]
Garner, S. P. (1976). The Melis testimonial.The Accounting Historians Journal , 3(1-4), 13-15. [ Links ]
Giddens, A. (1984).The constitution of society: Outline of the theory of structuration .Cambridge: Polity. [ Links ]
Greer, S., & Neu, D. (2009). Indigenous peoples and colonialism. In J. R. Edwards & S. P. Walker (Ed.),The Routledge companion to accounting history(pp. 470-484). London: Routledge. [ Links ]
Hallbauer, R. C. (1978). Standard costing and scientific management.The Accounting Historians Journal , 5(2), 27-51. [ Links ]
Hernández Esteve, E. (1986). Pedro Luis de Torregrosa, primer contador del libro de Caxa de Felipe II. Introducción de la contabilidad por partida doble en la Real Hacienda de Castilla (1592).Revista de Historia Económica, 3(2), 221-245. [ Links ]
Hernández Esteve, E. (1994). Luca Pacioli, de las cuentas y las escrituras, Título Noveno. Tratado XI de su Summa de Arithmetica, geometria, proportione et proportionalita. Madrid: AECA. [ Links ]
Hopwood, A. G. (1987). The archeology of accounting systems.Accounting, Organizations and Society ,12(3), 207-234. [ Links ]
Hoskin, K. W., & Macve, R. H. (1986). Accounting and the examination: a genealogy of disciplinary power.Accounting, Organizations and Society ,11(2), 105-136. [ Links ]
Hoskin, K. W., & Macve, R. H. (1988). The genesis of accountability: the West Point connections.Accounting, Organizations and Society ,13(1), 37-73. [ Links ]
Johnson, H. T., & Kaplan, R. S. (1986).Relevance lost: the rise and fall of management accounting. Cambridge, MA: Harvard Business Press. [ Links ]
Kaplan, R. S. (1983, October). Measuring manufacturing performance: a new challenge for managerial accounting research. Accounting Review,57, 686-705. [ Links ]
Miller, P. (1990). On the relations between accounting and the State.Accounting, Organizations and Society ,15(4), 315-338. [ Links ]
Miller, P., Hopper, T., & Laughlin, R. (1991). New accounting history. An introduction.Accounting, Organizations and Society ,16(5/6), 395-403. [ Links ]
Napier, C. J. (2006). Accounts of change: 30 years of historical accounting research.Accounting, Organizations and Society ,31(4), 445-507. [ Links ]
Napier, C. J. (2009). Historiography. In J. R. Edwards & S. P. Walker (Ed.),The Routledge Companion toAccounting History (pp. 30-49). Oxon: Routledge . [ Links ]
Parker, R. H., & Yamey, B. S. (1994).Accounting history: some British contributions. Oxford: Oxford University Press. [ Links ]
Pinto, O., & West, B. (2017). Accounting, slavery and social history: the legacy of an eighteenth-century Portuguese chartered company.Accounting History ,22(2), 141-166. [ Links ]
Previts, G. J., & Samson, W. D. (2000). Exploring the contents of the Baltimore and Ohio Railroad Annual Reports: 1827-1856.The Accounting Historians Journal ,27(1), 1-42. [ Links ]
Scott, W. R. (1995).Institutions and organizations. Thousand Oaks, CA: Sage. [ Links ]
Solomons, D. (Ed.). (1952).Studies in costing. London: Sweet & Maxwell. [ Links ]
Stevelinck, E. (1986). The many faces of Luca Pacioli: iconographic research over thirty years.The Accounting Historians Journal ,13(2), 1-18. [ Links ]
Stevelinck, E. (1994). Goodbye to my friend Pacioli.The Accounting Historians Journal,21(1), 1-15. [ Links ]
Stevelinck, E., & Most, K. S. (1985). Accounting in ancient times.The Accounting Historians Journal ,12(1), 1-16. [ Links ]
Sy, A., & Tinker, T . (2005). Archival research and the lost worlds of accounting.Accounting History ,10(1), 47-69. [ Links ]
Walker, S. P. (1998). How to secure your husband’s esteem. Accounting and private patriarchy in the British middle class household during the nineteenth century.Accounting, Organizations and Society ,23(5/6), 485-514. [ Links ]
Walker, S. P. (2006). Current trends in accounting history.IrishAccounting Review ,13(2), 107-121. [ Links ]
Walker, S. P. (2009). Structures, territories and tribes. In J. R. Edwards & S. P. Walker (Ed.),The Routledge companion to accounting history (pp. 11-29). Oxon: Routledge . [ Links ]
Wells, M. C. (1977). Some influences on the development of cost accounting.The Accounting Historians Journal , 4(2), 47-62. [ Links ]
Williams, J. J. (1978). A new perspective on the evolution of double-entry bookkeeping.The Accounting Historians Journal , 5(1), 29-40. [ Links ]
Yamey, B. S. (1949). Scientific bookkeeping and the rise of capitalism.The Economic History Review, 1(2/3), 99-113. [ Links ]
Yamey, B. S. (1964). Accounting and the rise of capitalism: further notes on a theme by Sombart.Journal of Accounting Research, 2(2), 117-136. [ Links ]
Zan, L. (2004). Accounting and management discourse in proto-industrial settings: the Venice Arsenal in the turn of the 16thcentury.Accounting and Business Research,34(2), 145-175. [ Links ]
Zeff, S. A. (1999).Henry Rand Hatfield: humanist, scholar, and accounting educator. Stamford, CT: JAI Press. [ Links ]
Zeff, S. A. (2000). John B. Canning: a view of his academic career.Abacus,36(1), 4-39. [ Links ]


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772017000300321&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

AVISO

As imagens publicadas nesse blog são capturadas nos sites de busca de imagens. O intuito é vincular as imagens com o texto postado - Isso facilita a sua compreensão. Se você se sentir incomodado com a publicação de alguma imagem feita (por você ou por sua instituição), basta solicitar que a retirada é feita imediatamente - ou se preferir adiciono os créditos conforme for solicitado. O uso das imagens neste blog não tem fins comerciais, mas meramente ilustrativo.



Postagens mais visitadas

Lista de postagens por assunto

Artigos (709) Vídeos (204) Contabilidade (191) Finanças (180) Empreendedorismo (170) Lideranças (169) tributário (142) Controladoria (134) Tributos (118) Comportamento (101) Auditoria (86) Motivação (84) International Financial Reporting Standards - IFRS (68) Trabalhista (65) Bancos (64) Receita Federal (63) BACEN - Banco Central do Brasil (56) Risco (49) Mudança (44) Corrupção (42) Crédito (41) Investimentos (41) Mercado Financeiro (41) Relatório Mensal da Dívida Pública Federal (41) Atitude (38) Governança Corporativa (37) Fraude (36) Desempenho (35) CVM (32) Custos (32) BM&F Bovespa (31) Fusões (30) Taxa de Juros (29) Resultado do Tesouro Nacional (27) MPE - Micro e Pequena Empresa (26) Câmbio (24) comunicação (24) CPC (23) Estratégia (23) Carreira (22) Economia Brasileira (22) Gerenciamento de Resultados (22) Microempreendedor Individual - MEI (22) SELIC (22) Orçamento (21) CFC (20) Sustentabilidade (20) Fluxo de Caixa (19) Inflação (19) Petrobras (19) Marketing (18) Planejamento Estratégico (18) crise (18) BITCOIN (17) Inovação (17) TCU (17) Tesouro Nacional (17) Ética (17) Amigo Secreto (16) Burocracia e Tributos (16) Contabilidade Gerencial (16) Equipe (16) SPED (16) Desenvolvimento (15) Assimetria de Informação (14) Feedback (14) Lucro (14) Relatorio do Tesouro Nacional (14) video (14) Ativo Intangível (13) Bolsa de Valores (13) Educação (13) Educação Financeira (13) Redes Sociais (13) BNDES (12) Criatividade (12) Gestão do conhecimento (12) Preços (12) BI - Business Intelligence (11) Crise na Europa (11) Derivativos (11) Economia (11) FMI (11) Finanças comportamentais (11) Gestão (11) IR (11) Mercado de Ações (11) Mercado de Capitais (11) PIB (11) Valor da Empresa (11) CGU (10) Estrutura de Capital (10) Liquidez (10) Precificação (10) Produção (10) Transparência (10) Valor de Mercado (10) Aproveitamento do Tempo (9) COPOM (9) Comprometimento (9) Exame de Suficiência (9) Gastos Públicos (9) IASB (9) Ibovespa (9) Indicadores (9) Previdência (9) Vendas (9) tributario (9) Acesso a capital (8) Carteira de Ações (8) Doação (8) FGTS (8) Finanças Pessoais (8) Livro (8) Mercados Emergentes (8) Power BI (8) Prestação de Contas - Eleições 2014 (8) Retorno (8) Startup (8) planejamento Financeiro (8) Autodeterminação (7) CRC´S (7) Capital Intelectual (7) Cliente (7) Controle (7) Dinheiro (7) Disciplina (7) Dividendos (7) Divulgação de Informações (7) Economa Brasileira (7) Ensino da contabilidade (7) Gestão de Risco (7) Hedge (7) INSS (7) Informação Contábil (7) Meta (7) Negociação (7) Oportunidades de Negócios (7) Pré-sal (7) Superação (7) Volatilidade (7) contabilidade criativa (7) A crise da ciência econômica (6) Ativos Biológicos (6) Ativos intangíveis (6) Avaliação (6) Basiléia III (6) CAPM (Capital Asset Pricing Model) (6) Cheque Especial (6) Contabilidade Pública (6) Crescimento Econômico (6) Dívidas (6) Escritorio de Contabilidade (6) Estoque (6) Financiamento (6) Investidor (6) Moeda Virtual (6) Valor (6) Valor Justo (6) 2010 (5) A Economia de Consumo (5) Balanced Scorecard (5) Bel Pesce (5) Cade (5) Capital Social (5) Ciência Contabil (5) Conservadorismo (5) Crise Bancária Norte Americana (5) Crédito de Carbono (5) Declaração IR 2015 (5) Desempenho Financeiro (5) Dia do Contador (5) Disclosure (5) Docentes (5) Eficiencia de Mercado (5) Foco (5) Fortunas (5) ICMS (5) LRF (5) Lavagem de dinheiro (5) Meio Ambiente (5) Prêmio Nobel (5) Relatórios Financeiros (5) Renda (5) Restituição do IR de 2009 (5) Salário Mínimo (5) Seguros (5) Simples (5) Sistema Financeiro Nacional (5) Stephen Kanitz (5) Supersimples (5) Análise Técnica (4) Análise de Mercado (4) Aposentadoria (4) Aprendizado (4) Avaliação de empresa (4) Banco Central do Brasil (4) Banco do Vaticano (4) Basiléia II (4) CMN (4) Competência (4) Contabilidade Ambiental (4) Contador (4) Contingências (4) Cultura Organizacional (4) Declaração IR 2013 (4) Declaração IR 2016 (4) Denúncia (4) Distribuição de lucro (4) Distribuição dos Royalties (4) Economia Mundial (4) Economia americana (4) Economia da america do sul (4) Empregada Doméstica (4) Estudos de Eventos (4) Fundo Soberano do Brasil (4) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) (4) Insolvência (4) Instituições Financeiras (4) Juros e multas (4) Network (4) Normas internacionais (4) Novo Refis (4) Plano Collor (4) Portfólio (4) Previsões (4) Princípios Contábeis (4) Propriedade intecletual (4) Psicologia Econômica (4) Qualidade de Vida (4) Reflexão (4) Remuneração (4) Renda Fixa (4) Reuniões (4) Risco Sistêmico (4) Superávit (4) Tecnologia da Informação (4) cartão de crédito (4) competitividade (4) decisão (4) Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) (4) Análise (3) Análise Crédito (3) Análise de Estrutura (3) Análise de Regressão (3) Apps (3) Balanço Social (3) Board Interlocking (3) CND - Certidões Negativas de Dèbito (3) COACH (3) Capital de Giro (3) Cheque (3) Cognição (3) Comparabilidade (3) Complexidade (3) Conformidade (3) Contratos (3) Correção Monetária (3) Crise na Grécia (3) Cultura (3) Custo da Educação Básica (3) Custo de Capital Próprio (3) Declaração IR 2014 (3) Desigualdade Social (3) Dia do Contabilista (3) Distribuição de Renda (3) Déficit (3) Dívida Pública Federal (3) Ebtida (3) Eleições CRC/CFC (3) Ensino Contabil (3) Equilibrio (3) Gerentes Financeiros (3) Gestão Econômica (3) Gestão Financeira (3) Gestão de projetos (3) Golpes (3) IBGE (3) IR 2013 (3) IRRF 2012 (3) Idéias (3) Inadimplência (3) Incerteza (3) Inteligência Emocional (3) Investigação (3) Joint Venture (3) Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO (3) Leis e Resoluções (3) Mestrado (3) Microcrédito (3) Moeda (3) NF_Eletrônica (3) Networking (3) Pesquisa (3) Plano Bresser (3) Planos Econômicos (3) Provisões (3) Riqueza (3) SAT (3) STF (3) Sistema Monetário Internacional (SMI) (3) Sistema de Controle Gerencial (3) Tabela de IR 2015 (3) Teoria Institucional (3) Tesouro Direto (3) Value Relevance (3) Índice Big Mac (3) 19º Congresso de Contabilidade (2) Administração do Negócio (2) Agroindustria (2) Agência de Risco (2) Ajuste (2) Aniversário (2) Análise Econônica e Financeira (2) Arbitragem Estatistica (2) Associativismo (2) Ativo Imobilizado (2) Ativos Ambientais (2) Auditoria Governamental (2) Auto-estima (2) BOVESPA (2) Balança Comercial (2) Bootstrapping (2) CEF (2) CFO (2) Caixa dois (2) Ciclicidade (2) Ciclos Econômicos (2) Ciência Atuarial (2) Clima Organizacional (2) Compliance (2) Compras (2) Congresso mundial de contabilidade (2) Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) (2) Conselho de Administração (2) Contabilidade Orçamento (2) Contas Públicas (2) Controle Interno (2) Cooperativas (2) Copa 2014 (2) Crédito Imobiliário (2) DIPJ 2009 (Declaração de Informações Econômico Fiscal da Pessoa Jurídica) (2) DVA (2) Decisões Operacionais (2) Dedicação (2) Depósito Judicial (2) Dieese (2) EMpreendedorismo Social (2) Economia Colaborativa (2) Empreendedor Interno (2) Empréstimos (2) Equivalência Patrimonial (2) Escolha (2) Evidenciação Ambiental (2) Fatores Determinantes (2) Felicidade (2) Feliz Ano Novo (2) Filtro de Kalman (2) Financiamento Imobiliario (2) Financiamento de Campanha (2) Firma (2) Fornecedores (2) Fundo Imobiliario (2) Fundo de Investimento (2) Fundos (2) Fundos de Índice (2) Gestão Baseada no Tempo (2) Gestão Pública (2) Goodwill (2) Governança Pública (2) História (2) IRPF 2011 (2) Impairment (2) Incorporações (2) Index Tracking (2) Indexador (2) Infraestrutura (2) Inteligência Competitiva (2) Intraempreendedor (2) LENIÊNCIA (2) Lei de Acesso à Informação (2) Lei de Falência (2) Lobbying (2) Manobra contabil da Petrobras (2) Medidas de Desempenho (2) Mensalão (2) Microfinanças (2) Modelo Fleuriet (2) Modelo Markov Switching (2) Modelo Ohlson (2) Modelo de GARCH (2) Modelos de Previsão (2) Moedas Comemorativas (2) Moratória (2) NBC (2) O Coeficiente de Gini (2) Olimpiadas 2016 Rio de Janeiro (2) Operação Lava Jato (2) PIX (2) PMES (2) PNAD (2) POISON PILLS (2) Padronização (2) Pagamentos Eletrônicos (2) Parcelamento de debitos das empresas optantes do simples (2) Partidos politicos (2) Perícia (2) Pesquisa em Contabilidade (2) Plano de Negócio (2) Pobreza (2) Política (2) Poupança (2) Prestação de conta - Eleições 2012 (2) Qualidade (2) Racionalidade (2) Real (2) Receita cobra IR e INSS de sócio por quotas de serviços (2) Relatório Gerencial (2) Resiliência Financeira (2) Risco Brasil (2) S.A. (2) SIG - Sistema de Informações Gerenciais (2) STJ (2) Salário do STF (2) Secretaria da Micro e Pequena Empresa (2) Solvência (2) Stakeholders (2) Sucesso (2) Tax Avoidance (2) Teoria Marxista (2) Teoria da Contingência (2) Teoria das Restrições (2) Teoria do Prospecto (2) Teoria do Trade-off (2) Teoria dos Jogos (2) Terceiro setor (2) Trabalho (2) Trabalho Escravo (2) Transferência Eletrônica (2) União (2) Valor percebido pelo cliente (2) Valores (2) eSocial (2) empreendedorismo Criativo (2) gerenciamento de resultado (2) gestão de pessoas (2) (OEA) Operador Econômico Autorizado da Aduana Brasileira (1) 12º Encontro Brasileiro de Finanças - 2012 (1) 13º salário (1) 18th World Congress of Accountants (1) 1º Congresso UnB de Contabilidade e Governança (1) 2013 Ano da Contabilidade (1) 5ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente (1) ANEFAC (1) APIMEC (1) Accruals (1) Accruals Discricionários (1) Administração Econômica (1) Administração do Governo Lula II: Empresas de Classe Mundial (1) Administração no Governo Lula III - O Fim da Âncora Cambial (1) Administre sua casa como uma empresa (1) After-Market (1) Agorismo (1) Agronegócios (1) Americanos Não Aprendem Com Seus Erros (1) Amortização (1) Analise Estilo (1) Analise de Dados (1) Analistas terão relatórios vigiados mais de perto (1) Anbima premia três dissertações (1) Aniversário do blog Contabilidade Financeira (1) Anomalias (1) Antônio lopes de Sá (1) Anuidades (1) Análise Fundamental (1) Análise Temporal (1) Análise da Viabilidade Econômico-Financeira (1) Análise de Cenários (1) Análise de Sentimento (1) Análise de Valor (1) Aplicativo (RECEITA FEDERAL) Pessoa Física para smartphones e tablets (1) Aplicação Financeira (1) Apropriação Indébita (1) Arrecadação (1) Arrendamento Mercantil (1) Arte (1) Assédio Moral (1) Atendimento (1) Ativos Financeiros (1) AudioLivro (1) Auditoria Interna (1) Automação (1) BB amplia prazo de pagamento de linha para micro e pequenas empresas (1) BCE - Banco Central Europeu (1) BIS (1) BRICS (1) Balança comercial mensal julho - 2009 (1) Balanço trimestral (1) Banco Rural (1) Bancos Comunitários (1) Benefício de Assistencia Judiciária (1) Big Bath (1) Big Data (1) Black Friday (1) Boletim de Finanças Públicas de Estados e Municípios (1) Bond Spread (1) Branding (1) COAF (1) COVID 19 (1) CPC 32 (1) CVM divulga nesta semana novas regras para empresas (1) Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis). (1) Cadastro Positivo (1) Cadeia de Suprimentos (1) Cadeias Markov (1) Caixa (1) Caixa tem lucro de R$ 870 milhões (1) Capital Bancário (1) Capital Fictício (1) Capital Regulatório (1) Capitalismo (1) Captação de Recursos (1) Cartel (1) Causalidade Reversa (1) Causalidade de Granger (1) Centralidade de Grau (1) Certificação Digital (1) Cesta Básica (1) Charles T. Horngren (1) Cheque Legal (1) China (1) Circulante (1) Clusters (1) Coeficiente Beta (1) Comercio Exterior (1) Comissão Mista de Orçamento (CMO) (1) Companhias mais abertas (1) Comportramento (1) Compulsório (1) Comércio Internacional (1) Concentração de Mercado (1) Concurso para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (1) Conferência Crescer (1) Conformidade Ambiental (1) Congresso USP de Controladoria e Contabilidade 2012 (1) Congresso USP de Controladoria e Contabilidade 2014 (1) Conselho Fiscal (1) Consolidação Proporcional (1) Consultor financeiro (1) Consultoria Contábil (1) Contabilidade Comportamental (1) Contabilidade Social (1) Contabilidade bancária (1) Contabilidade: até 2010 empresas devem adotar normas internacionais (1) Contas a Receber (1) Contas a pagar (1) Contas publicas paralelas (1) Contencioso (1) Continuidade (1) Controle Externo (1) Cooperativas de Crédito (1) Cooperação (1) Corte na meta fiscal (1) Cotas (1) Credit Scoring (1) Crescimento do PIB no 2º semestre 2009 (1) Crime Financeiro (1) Crise e fábula dos contadores (1) Crowdfunding (1) Cursos (online) gratuitos (1) Custo das reservas vai a R$ 110 bi (1) Custos de Campanhas (1) DECORE (1) DSPJ Inativa 2013 (1) Dados Intradiários (1) Dados Longitudinais (1) Dados da Mortalidade (1) Dark Triad (1) Data Mining (1) DataViva (1) Defasagem (1) Defesa do consumidor (1) Delegar (1) Deloitte monta equipe para cuidar de "emergentes" (1) Demonstração Contábil (1) Demonstrações Contábeis (1) Depreciação (1) Desempenho Econômico (1) Desemprego (1) Determinantes para utilização de Hedge Accouting (1) Dia da Contabilidade (1) Dicas sobre extrato bancário (1) Diferidos (1) Direito Monetário Internacional (1) Direito do consumidor (1) Discentes (1) Disclosure de Guidance (1) Distribuiçõ de lucro (1) Diversidade (1) Diversificação (1) Doutorado (1) Dumping (1) Déficit em setembro de 2009 (1) Dívida Bruta (1) Dívida Pública Federal - Novembro 2009 (1) Dívida pública Federal referente ao mês de outubro de 2009 (1) Dívida pública federal - julho 2009 (1) E-book (1) EMPRESA INDIVIDUAL (1) ENECIC (Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis) - 2014 (1) ESG (1) Econometria (1) Econometria Espacial (1) Economia Política (1) Economia Ricardiana (1) Economista (1) Editorial (1) Educação Fiscal (1) Efeito Contagio (1) Efeito Framing (1) Efeito LeBaron (1) Efeito Manada (1) Efeito do Crescimento de Ativos (1) Eleições 2014 (1) Eleições 2016 (1) Elogio (1) Emoções (1) Empowerment (1) Empreendedorismo Feminino (1) Empresa Familiar (1) Empresas correm para reduzir juros (1) Enabling (1) Endividamento (1) Ensino Médio (1) Equação Matemática (1) Equiilbrio interior (1) Equilíbrio Nash (1) Era conceitual (1) Erros no registro do Empreendedor individual (1) Escolaridade (1) Estratégia de Investimento (1) Estresse Financeiro (1) Estrutura Conceitual (1) Estudo Biométricos (1) Estudo de Evento (1) Estudos Organizacionais (1) Evasão Fiscal (1) Evidenciação (1) Exame de Qualificação Técnica (EQT) (1) Excel (1) Excelência (1) Exclusão da CSLL no cálculo do IR (1) FASB (1) FED (Banco Central dos EUA) (1) FGV (1) FIES (1) FIGARCH (1) Falência (1) Fatores de Risco (1) Feira do Empreendedor (1) Fiança (1) Filantropia (1) Financiamento Habitacional (1) Finanças Públicas (1) Fipe (1) Flexibilidade (1) Fluxo Capital (1) Frases (1) Fundação José Sarney (1) Fundo Garantidor de Créditos - FGC (1) Fundos Passivos (1) Futebol (1) Futurismo (1) Futuro da Economia (1) Férias (1) Gastos com pessoal devem aumentar em 2010 (1) Geopolítica (1) Gestor (1) Gestão de Fortunas (1) Habes Data (1) Habilidades (1) Harmonização (1) IAASB (1) IAS 12 (1) II Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (1) IMPA (1) IPC (1) IPCA (1) IPEA (1) IR 2011 (1) IRFS (1) IRPF (1) IRRF 2019 (1) Ibovespa ; IVol-BR; retornos futuros (1) Imovel (1) Importação (1) Importação Paralela (1) Imposto de Renda (1) Improbilidade Administrativa (1) Incorporação invertida (1) Indústria (1) Ineficiência (1) Inelegíveis (1) Insider Trading (1) Instituições Bancárias (1) Integração de Mercados (1) Integridade (1) Intenção Comportamental (1) Internet (1) Jogos de Empresas (1) Jurídico (1) Just In Time (1) LaBITconf 2014 (1) Legalização de Empresas (1) Lehman Brothers (1) Lei 11.638/2007 (1) Lei Anticorrupção (1) Lei Complementar 167 de 2019 (1) Lei Geral da Microempresa (1) Lei da Arbitragem (1) Lei de Crimes Digitais (1) Lei de DiretrizesOrçamentárias - LDO (1) Lei de Newcomb-Benford (1) Lei de aluguel (1) Licitações (1) Liquidez Estrutural (1) Lista das 67 pessoas mais poderosas do mundo (1) Lucro dos médios cai 42% com a crise (1) MP (1) Manual de Contabilidade (1) Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (1) Mapas Cognitivos (1) Market Model (1) Market Share (1) Matemática Financeira (1) Materiais Valiosos (1) Maximização de Ganhos (1) Mensuração (1) Mercado Eficiente (1) Mercado Futuro (1) Mercado de Trabalho (1) Mercados Aquecidos (1) Microestrutura de Mercado (1) Ministério da Micro e Pequena Empresa (1) Misvaluation (1) Modelo APARCH (1) Modelo Beta (1) Modelo VEC (1) Modelo de Alerta Antecipado (1) Modelo de Alta Frequência (1) Modelo de Jones (1) Modelos internos (1) Moeda Eletrônica (1) Moedas Sociais (1) Monitoramento (1) Método ABC (1) Método de Reconhecimento de Receita (1) Método de Valoração (1) Métodos Quantitativos (1) Mídia Financeira (1) Mídias Sociais (1) Natal (1) Neutralidade Tributária (1) Normalização (1) Normas Brasileiras de Contabilidade (1) Normas para ultilização de cheques (1) Normatização (1) Notas Explicativas (1) Novas Notas (1) Novo código comercial (1) Novo sistema da Receita que identifica erros nas declarações (1) O Bicho Vai Pegar em 2010 (1) O valor financeiro da confiança (1) OCPC (1) OMC (1) ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ) (1) Objetivos (1) Obrigações para as casas lotericas (1) Olimpiada de Contabilidade (1) Ombro-Cabeça-Ombro. (1) Operações de crédito (1) Oratória (1) Os novos Marajas (1) PIS_PASEP (1) PRONUNCIAMENTO TÉCNICO PME - CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES) (1) Palestra Alexandre Assaf Neto (1) Paradigma (1) Parcerias Público-Privada (1) Partidas Dobradas (1) Passivo (1) Patentes (1) Patrimônio Cultural (1) Pecking Order Theory – POT (1) Pensamento (1) Performance Financeira Corporativa (1) Perito Contábil (1) Petição Pública (1) Petróleo (1) Plano Real (1) Plano de Saúde (1) Poder (1) Poder Preditivo (1) Política Monetária (1) Portabildade de credito (1) Presidente Lula sanciona Decreto sobre o Sistema de Contabilidade Federal (1) Prestação de Conta - Eleições 2016 (1) Previdência Privada (1) Previsibilidade de preço (1) Princípio da entidade (1) Prioridade (1) Proatividade (1) Processos (1) Procon (1) Produção Cientifica (1) Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont) (1) Projeto Final de Mestrado (1) Projeção (1) Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 (1) Propósito (1) Prosperidade (1) Pré-crise (1) Psicologia Positiva (1) Qualidade das Informações Contábeis (1) RH (1) ROA (1) ROE (1) Ranking de Lucros (1) Rating de Crédito (1) Realidade (1) Recadastramento dos Profissionais da Contabilidade (1) Receita da Microsoft (1) Receita da União (1) Receita implanta novo sistema de controle de 'courier' (1) Receita inicia hoje blitz contra sonegação de grande empresa (1) Receita muda prazo para desistência de ação (1) Recessão (1) Redes de Negócio (1) Refis da Crise (1) Registro profissional (1) Regras de Bagagem (1) Regressão Descontínua (1) Regularidade Fiscal (1) Regulação (1) Relatório Mensal da Dívida Pública Federal (jan a maio) (1) Relatório de Auditores (1) Relatório de Estabilidade Financeira (1) Relevância Informacional (1) Rentabilidade (1) Reportagem (1) Responsabilidade Fiscal (1) Restrições Financeiras (1) Resultado Mensal do Tesouro Nacional (1) Resultado da Dívida Pública Federal (jan a nov de 2010) (1) Resultado da Dívida Pública Federal (janeiro a abril de 2011) (1) Resultado do Tesouro Nacional (jan a maio) 2010 (1) Resultado do Tesouro Nacional (janeiro a novembro de 2010) (1) Resultado do Tesouro Nacional (janeiro e abril de 2011) (1) Resultado do Tesouro Nacional - Novembro de 2009 (1) Resultado do Tesouro Nacional Outubro de 2009 (1) Resultado do Tesouro Nacional setembro de 2009 (1) Resultado do Tesouro NacionalMaio de 2009 (1) Resultado do tesouro nacional agosto de 2009 (1) Resultado do tesouro nacional junho de 2009 (1) Reversão de Curto Prazo (1) Risco Operacional (1) Risco de Liquidez (1) Risco de Mercado (1) Risco de maior informalidade (1) SECURITIZAÇÃO (1) SIAFI (1) STJ edita dez súmulas sobre matérias tributárias (1) Salário (1) Sarbanes-Oxley (1) Sazonalidade (1) Sebrae (1) Seguro de Vida (1) Seletividade (1) Serasa (1) Showrooming (1) Sigilo Bancário (1) Sinais de Desmotivação (1) Sincronicidade (1) Sindicatos (1) Sinistro (1) Sistema de Contabilidade Federal (1) Sistema de Controle Interno (1) Sistemas Complexos (1) Smart Money (1) Social Disclosure (1) Stand By Me (1) Startup Stay (1) Super-reação (1) Supervisão das firmas de auditoria (1) Séries Históricas (1) Sócio-Econômico (1) TRATAMENTO CONTÁBIL DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO (1) TSE (1) Tabela Price (1) Tabela de IR de 2011 (1) Tabela de IR de 2014 (1) Tabela do IR 2010 (1) Tabela do IR 2013 (1) Talento (1) Tangibilidade (1) Tarifas (1) Taxa de juros ao consumidor (1) Teoria Contingencial (1) Teoria Unificada de Aceitação (1) Teoria de Lewin (1) Teoria do Comportamento Planejado (1) Teoria dos Stakeholders (1) Teste de Chow (1) Thomas Piketty (1) Toxicidade (1) Trabalho Industrial (1) Trade-off Theory – TOT (1) Transformação Digital (1) Tratamento Multivalorados (1) Trem Bala (1) Tribunais de Contas Regionais (1) Truste (1) Tsumani no Japão (1) Twitter (1) Tábua de Mortalidade (1) Técnico de Contabilidade (1) Títulos da Dívida Pública (1) UEP (1) Underreaction (1) Universidades (1) União Europeia (1) Valor de Risco (1) Valuation (1) Verba Indenizatória (1) Vies comportamental (1) Visão Baseada em Recursos (VBR) (1) Vocação (1) X PROLATINO (1) XIV Encontro Brasileiro de Finanças (1) abnormal book-tax differences (1) acionista (1) cartilha com um estudo dos empreendedores digitais brasileiros (1) cartilha de câmbio (1) crise financeira (1) estimação do passivo de seguradoras (1) gerencial (1) gerenciamento de resultado operacional (1) incurred but not reported (IBNR) (1) inteligência Artificial (1) justiça formal (1) justiça informal (1) leasing (1) modelagem estocástica (1) modelo de Heligman & Pollard (1) pílulas de veneno (1) ratings de crédito (1) stricto sensu (1) tempestividade (1) teoria da Agencia (1) volatilidade condicional (1) Índice Mundial de Progresso (1) Índice T (1) Índice de Sharpe (1) Índice de Transparência (1)

Arquivo do blog