Este estudo tem por objetivo geral identificar semelhanças e diferenças nos tipos de motivação acadêmica entre estudantes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis na modalidade presencial e na modalidade de educação a distância, ambos pertencentes a uma instituição de ensino superior privada. À luz da teoria da autodeterminação, a aplicação da escala de motivação acadêmica e o uso da análise fatorial permitiram identificar e validar seis fatores principais que traduziram três tipos motivacionais próprios de cada uma das duas modalidades analisadas nesta pesquisa. Com relação aos itens agrupados em torno dos três fatores considerados válidos para os alunos da modalidade presencial, portanto, motivação intrínseca, motivação extrínseca por controle externo e desmotivação, foi possível corroborar os resultados oriundos de estudos científicos de outros pesquisadores sobre motivação discente nos cursos de Ciências Contábeis. Já na análise dos itens agrupados nos três fatores válidos para os alunos da modalidade a distância, ou seja, motivação extrínseca introjetada, motivação extrínseca por controle externo e desmotivação, percebeu-se a predominância de uma tipologia motivacional diferente daquela encontrada em estudos anteriores relacionados à modalidade presencial. Como principal contribuição, este trabalho científico permitiu constatar que os estudantes da modalidade a distância não apresentaram níveis significativos de autodeterminação, prevalecendo a tipologia motivacional de caráter extrínseco com regulação introjetada, cuja principal característica é a atuação estudantil de autonomia mediana e voltada para a obtenção de reconhecimento social, a partir da administração de fatores contingentes relacionados ao seu aprendizado.
Autor:
Carlos Roberto Souza Carmo
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