
A intenção de constituir um empreendimento sob condições de boas práticas de Governança Corporativa (GC) tem a finalidade de aumentar o espaço das companhias no mercado, sustentando vantagem competitiva e fornecendo, de forma transparente, o diagnóstico econômico-financeiro da organização por meio de relatórios contábeis e gerenciais. As informações geradas na contabilidade podem contribuir com as boas práticas de GC. O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da contabilidade para a correta divulgação das informações empresariais, relativo às boas práticas de Governança Corporativa, por meio da análise dos relatórios de administração, de empresas da BOVESPA, classificadas no Novo Mercado, e do Regulamento de Listagem no Novo Mercado. Conclui-se que as informações geradas na contabilidade são essenciais para atender vários pontos do Regulamento de Listagem do Novo Mercado; bem como serve de base para fornecer dados para atender as práticas de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.
Autores:
Flávia Verônica Silva Jacques
Mestre em Contabilidade e Controladoria - UNISINOS
Professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Kátia Arpino Rasia
Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS
Auditora Interna na Universidade Federal de Rio Grande
Alexandre Costa Quintana
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina
Professor da Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Cristiane Gularte Quintana
Mestranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul
Veja:
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