Começar um negócio já é um desafio imenso, torná-lo lucrativo e GRANDE é muito maior. Como o empreendedor deve trabalhar nos primeiros anos para escalar rapidamente seu negócio?
A tarefa do empreendedor não é fácil. São vários os desafios e ciladas com os quais um empresário se depara ao preparar a entrada de uma nova companhia no mercado ou planejar sua evolução. Alinhar a estratégia do negócio com a execução efetiva, estabelecendo uma estrutura para o crescimento saudável da empresa, é uma das missões mais complicadas.
O primeiro passo deve ser uma auto-análise da sua oferta.Como ela se compara em relação a de seus concorrentes, pontos fortes e fracos, para definição de qual será o seu posicionamento: baixo custo, serviço padrão e grande volume ou custo alto com serviço diferenciado.
A partir do momento em que você tem uma visão clara do seu posicionamento, você já deve começar a se fazer perguntas como: Qual é o meu público-alvo? Qual a minha capacidade de atendimento? Neste momento você tem que limitar o seu público-alvo, definindo o universo que tem maior propensão a comprar o seu produto, considerando a sua capacidade de cobertura. Assim você obterá sucesso de vendas em curto prazo.
Ao conhecer as limitações de sua empresa, você terá menos chances de errar na forma de atingir os seus consumidores e na maneira de atendê-los.E a fórmula para não errar é priorizar os clientes de acordo com o potencial de compra de cada um, sendo que este fator está diretamente relacionado à imagem que você escolheu para mostrar o seu produto ao mercado. Em outras palavras, é o buying behavior do cliente que deve determinar o foco de sua empresa.
Mas, atenção! Você deve ter cuidado redobrado com alguns perigos e armadilhas que podem aparecer no meio do caminho. Ao definir sua estratégia de negócio, não caia na tentação de disponibilizar ao mercado uma oferta sem valor agregado, mas a um preço alto.
Isso fará com que você naufrague frente aos concorrentes, sem conseguir encontrar um cliente que compre a sua ideia. O contrário também pode ser perigoso: uma oferta com alto valor agregado, vendida com um preço baixo, fará com que você não tenha lucratividade.
Você já terá começado bem com a definição do posicionamento do seu produto, do seu público-alvo e da estrutura necessária para entregar o seu produto. Porém esse é só o início de uma longa jornada que você, empreendedor, tem pela frente. Com esta coluna, espero muni-lo de dicas valiosas, que somadas às suas ideias, energia e vontade de que dê tudo certo, façam com que você trilhe o caminho do sucesso.
Carlos André é vice-presidente geral para a América Latina da Informatica Corporation, fornecedora líder e independente de soluções de software de integração de dados.
Fonte: HSM
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