07/06/11 07:28
Marcelo Nakagawa - Professor e consultor de empreendedorismo e inovação
Teste seus conhecimentos de negócio! Dos itens a seguir, quais você tem algum conhecimento? SWOT, análise BCG, posicionamento, plano de negócio ou PMBOK?Se fez algum curso na área de negócio, já analisou pontos fortes e fracos de uma organização e oportunidades e ameaças do seu ambiente de negócio.
Refletiu sobre a relação entre vacas, cachorros, estrelas e outros questionamentos existenciais na análise BCG. E ainda definiu o posicionamento estratégico da empresa no mercado, que depois orientou a elaboração de um plano de negócio, que, por sua vez, foi desdobrado em projetos seguindo o PMBOK.
Mais um teste. E agora? Quais itens tem familiaridade? Customer development, lean startup , scrum, pivô ou business model canvas? Se você só sabe o que é um pivô, e mesmo assim, com alguma relação odontológica, é melhor se desesperar. No mínimo, você não tem entendido como boa parte das ideias mais inovadoras têm chegado ao mercado nos últimos anos.
Há 20 anos, os empreendedores mais bem preparados nem sabiam o que era BCG, SWOT ou plano de negócio. Outros que fundaram seus negócios há cerca de 10 anos, até conheciam estes instrumentos, mas poucos escreveram um plano de negócio.
Destes poucos, raros foram os que conseguiram utilizar o documento final pois quase nada funcionou e ainda tiveram que alterar a ideia inicial de negócio diversas vezes até o momento em que conseguiram desenvolver um conceito de negócio que fosse realmente vencedor.
Mas há uma nova geração de empreendedores inovadores que, propositalmente, ignoraram todas as questões do primeiro teste. Será que Chad Hurley e Steve Chen, fundadores do YouTube, chegariam a alguma conclusão se tivessem feito uma análise SWOT do negócio? Mas de qual negócio? Eles nem tinham um, quando começaram.
Estes novos empreendedores nem sabem quem é Philip Kotler ou Michael Porter, mas não perdem um evento com Steve Blank e Eric Ries. O primeiro criou o conceito de Customer development. Uma abordagem que defende que primeiro é necessário descobrir, validar e conquistar clientes para só depois pensar em construir um negócio.
Analise a trajetória de Twitter, Google, Youtube, eBay e concordará com Blank. O segundo reuniu métodos como o lean manufacturing e desenvolvimento ágil de sistemas como o Scrum, que entram em choque com o PMBOK, para criar o agora venerado conceito de lean startup, que prega que um negócio pode ser construído em pleno voo a partir de interações e feedbacks dos clientes. Além disso, este negócio pode ter "pivôs", momentos em que, diante dos novos conhecimentos, a empresa altera sua atuação na direção que pareça mais promissora.
Mas ainda restava o desafio de visualizar um negócio que poderia ser bastante flexível. Surge em cena o business model canvas, uma ferramenta visual cocriada por Alexander Osterwalder e dezenas de outros criativos e que está em dez de dez eventos bacaninhas de planejamento de negócios ao redor do mundo.
Era o substituto de plano de negócio tradicional que faltava. Mas voltado aos testes... Se respondeu rapidamente o primeiro mas gaguejou no segundo, não está na hora de você trocar o seu pivô?
Marcelo Nakagawa é professor e consultor de empreendedorismo e inovação
Fonte: Brasil Econômico
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