por Gilberto Lopes
Familiar, democrática e universal o Natal é uma das mais coloridas e tradicionais celebrações da humanidade. Independente da classe social, todos esperam por esse momento para reunir a família, preparar uma saborosa ceia e trocar presentes. Contagiado pelo espírito natalino e com o 13º salário em mãos, o consumidor vai às compras com maior poder de fogo. Mas qual é o perfil do consumidor em 2009? E como ele se comporta? A grande oferta de crédito com mais prazo e menos juros, o crescimento do emprego e programas sociais que colocaram mais recursos no bolso das pessoas estão criando um novo perfil de consumidor.A classe C já é a maioria da população e hoje reúne 86,2 milhões de brasileiros com renda familiar média de R$ 1.062,00. Mas como o consumidor decide quanto vai gastar? E o que pesa em sua decisão de compra? O consumidor de hoje é mais informado sobre marcas, produtos e preços, suas fontes para decisão de compra são, prioritariamente, experiências anteriores, opinião da família e amigos, além de diversos fatores presentes no ponto de venda no ato da compra.Atender o consumidor com excelência é um desafio constante e algumas ações preventivas podem melhorar esse processo: manter produtos bem expostos, estoques em níveis adequados ao período, vendedores bem treinados e atenciosos e operadores de caixa eficientes fazem a diferença e podem garantir um volume de vendas excepcional. Aproveite o bom momento da economia, prepare seu comércio para o Natal e boas vendas!
Gilberto Lopes é fundador e diretor executivo da Cuattro Marketing
http://www.empreendedor.com.br/?secao=Noticias&codigo=14866&versao_impressao=1&categoria=137
Nenhum comentário:
Postar um comentário