O Bicho Vai Pegar em 2010
Muitos acreditam que com a popularidade do governo em 75%, o bolsa família que atendendo 38 milhões de pessoas, com a economia em ordem e crescendo 5% em 2010 a eleição estaria praticamente ganha.
Apesar disto a próxima corrida presidencial será a mais ruidosa, concorrida e até violenta dos últimos 50 anos, por isto Lula afirmou recentemente que “O bicho vai pegar em 2010”. A frase é dele, não minha.
Quem tem 75% de popularidade tende de fato eleger seu sucessor, vide Quercia - Fleury, Maluf - Pita, Serra - Kassab.
O bicho vai pegar porque quem se eleger em 2010 provavelmente será reeleito facilmente e fará seu sucessor. Ou seja, são praticamente 12 anos que estarão em jogo não somente 4. Muito estará em jogo em 2010. Pode até ser 16 anos de hegemonia. Por quê?
1. As medidas econômico-administrativas implantadas pela dupla Lula-Meirelles, como juros de 1 dígito, reservas de 270 bilhões de dólares, "investment grade", praticamente garantem que os próximos 10 a 20 anos sejam os melhores anos que o Brasil já teve. Repito para os que piscaram os olhos, os melhores anos que o Brasil já teve na sua história.
2. Por isto, quem se eleger em 2010 provavelmente será reeleito facilmente e fará seu sucessor.
3. Daí o desespero. O PT pode não desfrutar politicamente da bonança que virá, o que seria tecnicamente uma injustiça eleitoral. Winston Churchill não se reelegeu apesar de ser herói nacional da Segunda Grande Guerra, porque o Partido dos Trabalhadores inglês prometeu um plano habitacional, ou seja, o povo olha para frente e não para trás.
4. Este cenário de futuro maravilhoso inclusive atraiu e atrairá vários novos candidatos nanicos, embolando o meio de campo, e acabando com o sonho da eleição plebiscitária PT x PSDB.
5. Com a economia a prova de uma recessão mundial, uma Marina Silva, um Ciro Gomes, têm chances de fazerem um bom governo mesmo vindos de estados fracos, o que antes era impossível com um Presidente vindo de Alagoas ou Maranhão, como de fato não ocorreu. Basta agora colocar um Meirelles na Fazenda ou no BC, e cuidar 100% do social que o sucesso de governo está garantido.
Abordarei em comentários futuros sobre a série de medidas que Lula implantou e que serão mantidas qualquer que seja o sucessor - o que complica o discurso continuísta.
Tratarei ao longo deste trimestre o significado do Legado Lula, com o intuito de acalmar os leitores quando o bicho de fato pegar em 2010, a fim de não criar nenhuma nova onda de desespero e fuga de capitais, como ocorre a cada eleição ruidosa.
http://blog.kanitz.com.br/2009/09/o-bicho-vai-correr-em-2010.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário