
O ser humano possui duas escolhas na vida: ficar exatamente onde está, sem evoluir um único centímetro ou ir à busca de suas conquistas e alcançar objetivos pessoais e profissionais que tanto deseja.
Para alguns, isso é chamado de "livre arbítrio", já para outros significa "arregaçar as mangas e correr contra o tempo".
Não importa que denominação receba a força que move as pessoas. A motivação é algo que se alimenta do interior de cada indivíduo, e cabe a cada um fazer o seu papel.
Por outro lado, vale lembrar que no campo organizacional as empresas também possuem uma importante parcela de colaboração para motivar os profissionais que se levantam todos os dias para fazer essas mesmas organizações alcançarem suas metas, obteres resultados expressivos nos negócios.
Por outro lado, vale lembrar que no campo organizacional as empresas também possuem uma importante parcela de colaboração para motivar os profissionais que se levantam todos os dias para fazer essas mesmas organizações alcançarem suas metas, obteres resultados expressivos nos negócios.
A questão em si não é o quanto investir, mas que ações realmente fazem os indivíduos sentirem-se parte da realidade corporativa e não apenas serem meros espectadores ou, então, apenas mais um número em uma lista qualquer.
O ser humano é motivado por natureza, vencendo uma concorrência em "genes" equivalente a quase 50 populações do planeta Terra, ou seja, 300 bilhões de genes para somente um viver.
O ser humano nasce, cresce e vive num ambiente global e competitivo onde uns têm mais sucesso que outros. É a competição da vida.
Alguns são até mais felizes que outros. Assim, no universo corporativo, penso que o que vai definir o resultado é essa junção das duas situações, ou seja, da parte da empresa, criar mecanismos que trabalhem o estímulo das pessoas e da parte dos funcionários entenderem que eles podem encontrar suas diferenças, buscando conhecimento. É isso que constrói uma carreira de sucesso e que pode fazer o indivíduo se diferenciar no mercado.
Conhecimento destrói incertezas. Conhecimento com motivação constrói resultados.
A pergunta que se faz é: "Como trabalhar a motivação?". O líder deve saber trabalhar com duas situações. Em primeiro lugar, perceber que ele estará diante de pessoas e estas são na sua essência muito diferentes, com reações e perfis diferentes. O que fazer? Saber aceitar as diferenças individuais e ao mesmo tempo trabalhar o potencial de cada um.
Em segundo lugar, reconhecer o que a maioria de todas as lideranças no mundo reconhece, isto é, entender que o grande desafio para se atingir metas e objetivos passa por uma equipe motivada.
Não se pode construir uma empresa 100% em excelência e resultados com uma equipe 50% em comprometimento com metas, qualidade ou na aceitação dos desafios.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina - Autor de livros como Sua vida não é uma questão de sorte e A arte de saber viver da Editora Gente, realiza mais de 100 palestras por ano e já vendeu aproximadamente 3 milhões de livros e CD's motivacionais. Palestrante requisitado em Convenções e Congressos de todo o país.
Fonte: RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário