
O equilíbrio emocional está diretamente ligado ao desenvolvimento pessoal - nas mais diversas áreas. Principalmente para os que exercem a posição de líderes, que devem aprender a administrar as emoções e utilizá-las em benefício próprio e da organização onde atua, deixando o seu legado.
A emoção alimenta a razão e essa refina a sua manifestação. Vejo o controle das emoções como primordial para o sucesso, pois estas, quando bem administradas, lhe propiciam resultados fantásticos. Mas para se atingir o tão sonhado equilíbrio emocional, é necessário o conhecer a si mesmo e exercitar a tolerância, utilizando aquela velha e básica regrinha "contar até dez antes de responder ou agir".
Os problemas sempre estarão presentes em nossas vidas, em todos os ambientes e a diferença estará na forma como os administramos. É preciso administrar a ação da emoção ao analisar fatos e situações sendo objetivo e permitindo que a razão atue preponderantemente, porém sem suprimir por completo os sentimentos necessários para a leveza, a criatividade e a clareza na resolução, gerando o equilíbrio necessário.
Controlar as emoções e saber lidar com elas é bastante diferente de sufocar ou reprimi-las. Daí a importância do autoconhecimento, pois o controle das emoções e o equilíbrio nas relações interpessoais dependem justamente de saber lidar com as fragilidades e pontos fortes de forma bem equilibrada.
As pessoas que conseguem administrar bem as emoções tendem a ser mais bem sucedidas. Por conseguirem manter seu raciocínio livre de influências emocionais, e essas geralmente influenciam fortemente numa tomada de decisão, uma vez um indivíduo tomado por emoções, impulsividade, pode causar danos irreparáveis à sua imagem e à organização onde atua.
Manter-se consciente dos próprios sentimentos, permanecendo atento ao que se está sentindo, também é uma aptidão emocional básica que auxilia o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, no trabalho.
Treinar alguém tecnicamente é muito fácil, basta entregar-lhe um manual. Porém, as relações interpessoais e o controle das emoções são habilidades que precisam ser treinadas, inicialmente com o autoconhecimento e depois com o auxílio de um profissional (psicólogo e ou coach) onde poderá adquirir o equilíbrio ao expressar seus sentimentos, interesses, necessidades, expectativas e frustrações frente às diferentes situações e avaliar o impacto que a sua postura, ação e reação poderão causar ao ambiente e às pessoas.
Quando o profissional ainda não desenvolveu bem esta competência a um nível necessário para o bom relacionamento, ele é extremamente sensível, externa facilmente o que sente, age por impulso gerando um clima desagradável, situações desconfortáveis para todos, comprometendo o clima organizacional e consequentemente a produtividade e qualidade de vida de todos.
Na década de 90, a valorização das emoções no ambiente de trabalho tornou-se um tema popular em função do lançamento do best-seller de Daniel Goleman "Inteligência Emocional" (Editora Objetiva). No livro, o autor aponta as cinco características básicas, sendo Autoconhecimento, Controle Emocional, Empatia, Automotivação e Capacidade de Interação como as principais fontes de bem estar emocional do indivíduo.
A necessidade para o sucesso profissional pressupõe que os indivíduos aprendam a criar condições onde se sintam seguros, motivados, satisfeitos e confortáveis para enfrentar os desafios requeridos por uma sociedade moderna e um mercado dinâmico e competitivo.
É preciso haver uma mudança social e estrutural quanto aos valores no ambiente de trabalho, e isto inclui a valorização do indivíduo, suas realizações e satisfações pessoais. O ser humano é o único e verdadeiro diferencial no mercado profissional e para que ele possa utilizar de forma eficaz todos os seus talentos, criando e inovando, as emoções precisam ter um espaço garantido.
A inteligência emocional está relacionada com o uso inteligente das emoções. Utilize-as de forma inteligente e garanta o seu suce$o!
Noêmia Lucas - Mestranda em Ciências da Educação. Especialista e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Personal Coach Certification. Presidente da Diretoria Executiva da ABRH SE. Gerente de Recursos Humanos das Lojas Pisolar.
Fonte: RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário