O objetivo principal desse estudo é entender quais são as competências do contador gerencial, comparar com os estudos internacionais e avaliar a existência de competências a serem priorizadas. Esse questionamento tem como motivação as colocações de Hardern (1995), Morgan (1997), IMA (1996 e 1999) e IFAC (2003). A fundamentação teórica sobre competências está relacionada ao estudo McClelland (1973,1998), Boyatzis (1982) e Spencer e Spencer (1993). Está pesquisa está baseada no estudo de 18 competências sobre as conhecimento, habilidades e atitudes obtidas na literatura do contador e que foram submetidas a 200 contadores gerencias. O instrumento de coleta dos dados apresentou um alfa de cronbach de 0,884. A partir de uma análise fatorial e depois o teste de Kruskal-Wallis foram obtidos 12 competências como mais relevantes segregadas em 3 fatores, na comparação com os estudos internacionais de nove competência comuns 4 não foram consideradas relevantes nos testes estatísticos e apenas uma deve ser priorizada. Os resultados demonstram diferenças entre as competências requeridas dos contadores gerenciais brasileiros e de outros países sendo que suas razões é uma questão em aberto até momento.
Autores:
- Ricardo Lopes Cardoso
- Octavio Ribeiro de Mendonça Neto
- José Carlos T. Oyadomari
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