Para palestrante comportamental, estar comprometido com suas decisões exige esforço para sair do comodismo e aceitar cada mudança como uma oportunidade
No atual cenário, que caracteriza o trabalho contemporâneo, profissionais comprometidos passam a ser destaque, diante de pessoas que não valorizam o planejamento, processo de aprendizagem e a determinação nas decisões. Nesse sentido, o comprometimento é um desafio que representa expressivo diferencial competitivo, na busca por melhores resultados para a superação de metas e valorização do conhecimento humano. E como está o grau de seu comprometimento? Como ser comprometido como as decisões, se há insegurança em aceitar as mudanças? Como ser comprometido se o medo é maior que a ação? Observe a seguir, que o comprometimento não acontece em um passe de mágica, mas exige de você a vontade de acreditar no seu potencial.
Você aceita as mudanças como uma oportunidade?
Em decorrência do comodismo, estabilidade ou insegurança, o desafio de aceitar uma mudança gera conflitos e uma sensação de desconforto. Quantas pessoas você conhece que reclamam constantemente da empresa que trabalham? Você conhece pessoas que reclamam diariamente que são infelizes no casamento? Quantas pessoas você conhece que abandonam as decisões, por insegurança de aceitar uma mudança como oportunidade? O que essas pessoas fazem na prática? Simplesmente reclamam e não praticam nenhuma mudança. Há pessoas que reclamam da empresa, mas não são capazes de ficar uma hora a mais para concluir uma atividade. Há pessoas que querem ser o primeiro colocado em vendas, mas quando a empresa convida para um treinamento, dizem que no dia a dia não funciona. Uma pessoa que somente reclama e não coloca em prática uma mudança está contaminado com um vírus, chamado comodismo.
Você acredita que toda ação tem uma reação?
Cheguei a um posto de combustível. Ao descer do veículo, observei o frentista com uma aparência triste e com uma fisionomia de desânimo. Em uma rápida abordagem, constatei total despreparo e desqualificação. Quando perguntei sobre o preço da gasolina, esse funcionário do posto respondeu: “aqui é o preço mais caro da cidade?”. E qual o propósito desse funcionário? A resposta está em levar em curto espaço de tempo, a empresa a falência. Você concorda comigo? Imagine se a ação desse funcionário é praticada diariamente, durante o expediente de trabalho com outros clientes? Quero que você faça uma reflexão sobre a história que acabo de relatar e note que para esse posto de combustível, passei a ser um cliente que não voltará mais. E quantos clientes também serão como eu? Na sua empresa, como está o comprometimento de seus funcionários com sua decisão de encantar os clientes? As pessoas que fazem parte da sua equipe acreditam que toda ação oferece uma reação?
Quando sou convidado para apresentar uma palestra sobre o tema ‘Comprometimento’, gosto de realizar a reflexão de que, um colaborador, indiferente da sua área de atuação, precisa vestir, transpirar e defender a camisa da organização, mas acima de tudo, precisa acreditar que suas decisões serão o resultado para o encontro da satisfação com o fazer bem feito. Estar comprometido com suas decisões exige esforço para sair do comodismo e aceitar cada mudança como oportunidades. Significa entender que toda ação tem uma reação que pode contribuir para a contínua construção da sua trajetória de sucesso profissional. Agora responda: Você está comprometido com suas decisões?
Dalmir Sant’Anna (Palestrante comportamental, Mestrando em Administração de Empresas, Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social e Mágico profissional. Autor do livro "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema “Comprometimento como fator de Diferenciação” - http://www.dalmir.com.br/)
HSM Online 26/07/2010
Você aceita as mudanças como uma oportunidade?
Em decorrência do comodismo, estabilidade ou insegurança, o desafio de aceitar uma mudança gera conflitos e uma sensação de desconforto. Quantas pessoas você conhece que reclamam constantemente da empresa que trabalham? Você conhece pessoas que reclamam diariamente que são infelizes no casamento? Quantas pessoas você conhece que abandonam as decisões, por insegurança de aceitar uma mudança como oportunidade? O que essas pessoas fazem na prática? Simplesmente reclamam e não praticam nenhuma mudança. Há pessoas que reclamam da empresa, mas não são capazes de ficar uma hora a mais para concluir uma atividade. Há pessoas que querem ser o primeiro colocado em vendas, mas quando a empresa convida para um treinamento, dizem que no dia a dia não funciona. Uma pessoa que somente reclama e não coloca em prática uma mudança está contaminado com um vírus, chamado comodismo.
Você acredita que toda ação tem uma reação?
Cheguei a um posto de combustível. Ao descer do veículo, observei o frentista com uma aparência triste e com uma fisionomia de desânimo. Em uma rápida abordagem, constatei total despreparo e desqualificação. Quando perguntei sobre o preço da gasolina, esse funcionário do posto respondeu: “aqui é o preço mais caro da cidade?”. E qual o propósito desse funcionário? A resposta está em levar em curto espaço de tempo, a empresa a falência. Você concorda comigo? Imagine se a ação desse funcionário é praticada diariamente, durante o expediente de trabalho com outros clientes? Quero que você faça uma reflexão sobre a história que acabo de relatar e note que para esse posto de combustível, passei a ser um cliente que não voltará mais. E quantos clientes também serão como eu? Na sua empresa, como está o comprometimento de seus funcionários com sua decisão de encantar os clientes? As pessoas que fazem parte da sua equipe acreditam que toda ação oferece uma reação?
Quando sou convidado para apresentar uma palestra sobre o tema ‘Comprometimento’, gosto de realizar a reflexão de que, um colaborador, indiferente da sua área de atuação, precisa vestir, transpirar e defender a camisa da organização, mas acima de tudo, precisa acreditar que suas decisões serão o resultado para o encontro da satisfação com o fazer bem feito. Estar comprometido com suas decisões exige esforço para sair do comodismo e aceitar cada mudança como oportunidades. Significa entender que toda ação tem uma reação que pode contribuir para a contínua construção da sua trajetória de sucesso profissional. Agora responda: Você está comprometido com suas decisões?
Dalmir Sant’Anna (Palestrante comportamental, Mestrando em Administração de Empresas, Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social e Mágico profissional. Autor do livro "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema “Comprometimento como fator de Diferenciação” - http://www.dalmir.com.br/)
HSM Online 26/07/2010
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