Relacionamento e Meta – São os trunfos das Micro Empresas
Ao iniciar um negócio, por mais modesto que ele
seja, é fundamental ter ambições de crescimento e
de lucratividade. O empresário é motivado a
empreender por necessidade ou por oportunidade e,
em ambos os caos, é preciso fazer um planejamento
visando as possibilidades em três cenários: otimista,
realista e pessimista.
Otimista - O empresário deve ter uma visão positiva das possibilidades
de lucro, isso não quer dizer que tenha uma visão ilusória. Ele deve
investir, fornecer as condições necessárias, saber quem serão os seus
clientes em potencial, confiar no próprio rendimento e da sua equipe.
Nesse cenário é importante que não só os resultados esperados sejam
altos, mas que a valorização das metas atingidas sejam motivadoras o
suficiente para que todos se engajem no alcance das mesmas.
Realista - Ponderações são feitas entre os recursos que estarão à
disposição da empresa e a situação do mercado prevista para o período
de tempo em que se pretende trabalhar. Nas metas deve se considerar
possíveis obstáculos, que podem variar da economia de um país,
vendas medíocres a falta de crédito. Não se pode esquecer da
concorrência e de como obter um diferencial competitivo para se
posicionar no mercado.
Pessimista - Devido à imprevisibilidade do mercado, é fundamental que
se trace um planejamento que leve em consideração um cenário pouco
favorável, como o previsto para esse ano de 2009 pelos especialistas
brasileiros, que apontam um crescimento que varia de apenas 2,4% a
3,2% para a economia nacional. Essa baixa taxa é um desafio aos
líderes empresariais terem como objetivo superar as expectativas do
governo, porém com muita cautela.
Sabemos que é um grande desafio ao micro empresário traçar um
planejamento, porque se assim o fizer corre o risco de desistir do negócio. É
preciso analisar o mercado em que atua, para ter informações sobre como
determinado tipo de produto ou serviço é aceito pelos consumidores e como
será o seu posicionamento de mercado
Mas como fazer planos para o futuro antes mesmo de dar início ao trabalho?
Trace metas nestes três cenários, trabalhe para alcançar resultados otimistas,
mas esteja preparado para atuar num cenário pessimista. O pulo do gato está
no acompanhamento diário das melhorias e dos resultados alcançados.
Aproveite a vantagem de ser micro empresas, ou seja, seja ágil na tomada de
decisão e na correção de rotas. Se for preciso mudar, não pense, mude. Dessa
maneira, é possível identificar os acertos e erros ajustando a estratégia
empresarial. Esse mecanismo de feedback positivo e negativo permite manter
um monitoramento dos resultados da empresa.
Para alcançar as metas, não basta apenas cobrar resultados dos
colaboradores. Mesmo porque, o empreendedor muitas vezes se vê solitário,
ou seja, atua na linha de frente. Atende o cliente, negocia, pensa em
estratégias, faz cobrança, vende e muito mais.
Além das metas, é fundamental investir no bom relacionamento com
fornecedores, equipe e clientes. Em um ambiente composto por poucas
pessoas, é possível ter um contato mais freqüente e atencioso com cada um.
Portanto, aproveite para conhecer as necessidades dos clientes, as facilidades
com os fornecedores e o potencial da sua equipe. Invista no relacionamento e
crie alianças sólidas.
Como o número de colaboradores é reduzido nesse tipo de empresa, dê
prioridade e treine você mesmo a equipe. Busque profissionais que se
interessem por seus projetos de trabalho e que tenham como objetivo
capacitar-se e evoluir em parceria com o empreendimento. Fazer parte do
crescimento de uma corporação é gratificante, pois mostra que o trabalho pode
gerar resultados que vão além dos números, atingindo sonhos. Esse
sentimento de satisfação deve estar presente no profissional que fará parte do
grupo. Portanto, compartilhe freqüentemente a sua visão de futuro e inspire as
pessoas ao seu redor.
Definir metas é a parte mais fácil do processo. O mais desafiante é colocar em
prática. Eis então o momento em que vem à tona a falta de fluxo de caixa, os
desafios administrativos, vendas fracas e outras dificuldades. Porém, se o
empresário estiver aberto aos resultados ao invés de estar preso a eles, poderá
ser estrategista e passar do primeiro ano de vida. Se o estágio de turbulência
for superado, as expectativas passam a ser positivas e os projetos ficam cada
vez mais próximos da realidade.
Busque atender aos interesses do seu mercado consumidor e potencialize o
negócio à medida que os resultados aparecerem. Assim, a empresa começará
a criar relacionamentos mais consistentes com seus clientes e em longo prazo,
construirá sua credibilidade.
Carlos Cruz atua como Coach Executivo e de Equipes,
Conferencista em Desenvolvimento Humano e Diretor da UP
TREINAMENTOS & CONSULTORIA.
Ministra palestras e treinamentos focados no
desenvolvimento humano, abordando temas como:
criatividade, relações humanas no trabalho, atendimento ao
cliente, liderança, coaching, motivação, comunicação,
empreendedorismo, vendas e negociação.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos,
mencionado o autor e o site www.carloscruz.com.br e comunicada sua
utilização através do e-mail imprensa@carloscruz.com.br.
Ao iniciar um negócio, por mais modesto que ele
seja, é fundamental ter ambições de crescimento e
de lucratividade. O empresário é motivado a
empreender por necessidade ou por oportunidade e,
em ambos os caos, é preciso fazer um planejamento
visando as possibilidades em três cenários: otimista,
realista e pessimista.
Otimista - O empresário deve ter uma visão positiva das possibilidades
de lucro, isso não quer dizer que tenha uma visão ilusória. Ele deve
investir, fornecer as condições necessárias, saber quem serão os seus
clientes em potencial, confiar no próprio rendimento e da sua equipe.
Nesse cenário é importante que não só os resultados esperados sejam
altos, mas que a valorização das metas atingidas sejam motivadoras o
suficiente para que todos se engajem no alcance das mesmas.
Realista - Ponderações são feitas entre os recursos que estarão à
disposição da empresa e a situação do mercado prevista para o período
de tempo em que se pretende trabalhar. Nas metas deve se considerar
possíveis obstáculos, que podem variar da economia de um país,
vendas medíocres a falta de crédito. Não se pode esquecer da
concorrência e de como obter um diferencial competitivo para se
posicionar no mercado.
Pessimista - Devido à imprevisibilidade do mercado, é fundamental que
se trace um planejamento que leve em consideração um cenário pouco
favorável, como o previsto para esse ano de 2009 pelos especialistas
brasileiros, que apontam um crescimento que varia de apenas 2,4% a
3,2% para a economia nacional. Essa baixa taxa é um desafio aos
líderes empresariais terem como objetivo superar as expectativas do
governo, porém com muita cautela.
Sabemos que é um grande desafio ao micro empresário traçar um
planejamento, porque se assim o fizer corre o risco de desistir do negócio. É
preciso analisar o mercado em que atua, para ter informações sobre como
determinado tipo de produto ou serviço é aceito pelos consumidores e como
será o seu posicionamento de mercado
Mas como fazer planos para o futuro antes mesmo de dar início ao trabalho?
Trace metas nestes três cenários, trabalhe para alcançar resultados otimistas,
mas esteja preparado para atuar num cenário pessimista. O pulo do gato está
no acompanhamento diário das melhorias e dos resultados alcançados.
Aproveite a vantagem de ser micro empresas, ou seja, seja ágil na tomada de
decisão e na correção de rotas. Se for preciso mudar, não pense, mude. Dessa
maneira, é possível identificar os acertos e erros ajustando a estratégia
empresarial. Esse mecanismo de feedback positivo e negativo permite manter
um monitoramento dos resultados da empresa.
Para alcançar as metas, não basta apenas cobrar resultados dos
colaboradores. Mesmo porque, o empreendedor muitas vezes se vê solitário,
ou seja, atua na linha de frente. Atende o cliente, negocia, pensa em
estratégias, faz cobrança, vende e muito mais.
Além das metas, é fundamental investir no bom relacionamento com
fornecedores, equipe e clientes. Em um ambiente composto por poucas
pessoas, é possível ter um contato mais freqüente e atencioso com cada um.
Portanto, aproveite para conhecer as necessidades dos clientes, as facilidades
com os fornecedores e o potencial da sua equipe. Invista no relacionamento e
crie alianças sólidas.
Como o número de colaboradores é reduzido nesse tipo de empresa, dê
prioridade e treine você mesmo a equipe. Busque profissionais que se
interessem por seus projetos de trabalho e que tenham como objetivo
capacitar-se e evoluir em parceria com o empreendimento. Fazer parte do
crescimento de uma corporação é gratificante, pois mostra que o trabalho pode
gerar resultados que vão além dos números, atingindo sonhos. Esse
sentimento de satisfação deve estar presente no profissional que fará parte do
grupo. Portanto, compartilhe freqüentemente a sua visão de futuro e inspire as
pessoas ao seu redor.
Definir metas é a parte mais fácil do processo. O mais desafiante é colocar em
prática. Eis então o momento em que vem à tona a falta de fluxo de caixa, os
desafios administrativos, vendas fracas e outras dificuldades. Porém, se o
empresário estiver aberto aos resultados ao invés de estar preso a eles, poderá
ser estrategista e passar do primeiro ano de vida. Se o estágio de turbulência
for superado, as expectativas passam a ser positivas e os projetos ficam cada
vez mais próximos da realidade.
Busque atender aos interesses do seu mercado consumidor e potencialize o
negócio à medida que os resultados aparecerem. Assim, a empresa começará
a criar relacionamentos mais consistentes com seus clientes e em longo prazo,
construirá sua credibilidade.
Carlos Cruz atua como Coach Executivo e de Equipes,
Conferencista em Desenvolvimento Humano e Diretor da UP
TREINAMENTOS & CONSULTORIA.
Ministra palestras e treinamentos focados no
desenvolvimento humano, abordando temas como:
criatividade, relações humanas no trabalho, atendimento ao
cliente, liderança, coaching, motivação, comunicação,
empreendedorismo, vendas e negociação.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos,
mencionado o autor e o site www.carloscruz.com.br e comunicada sua
utilização através do e-mail imprensa@carloscruz.com.br.
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