O presente estudo objetiva identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de Contabilidade por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina Orçamento Empresarial. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários semiestruturados a 54 discentes da disciplina e, após tabulação para realização das análises descritivas, realizou-se um cruzamento de tabelas, a fim de identificar, através do teste Qui-quadrado, se há relação estatisticamente significativa entre a atuação profissional na área contábil por parte dos respondentes e a percepção sobre a importância de cursar a disciplina utilizando o método ABP. Dentre os principais resultados, observa-se que os principais conhecimentos adquiridos pelos discentes com aplicação da ABP se deram nas áreas contábil e gerencial. As habilidades que apresentaram um maior desenvolvimento foram o trabalho em equipe, o planejamento e a visão sistêmica, já as atitudes foram o comprometimento, proatividade e respeito pela opinião dos outros. Conclui-se, então, que a utilização da ABP pode ser considerada positiva, em que pese não ter sido encontrada uma relação estatisticamente significativa entre a atuação profissional na área contábil e percepção da importância de cursar a disciplina utilizando o método.
Autores:
Yuri Gomes Paiva Azevedo,
Aneide Oliveira de Araujo,
Vanessa Câmara de Medeiros
Veja
https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/1174/pdf
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