
Marketing pessoal é o conjunto de práticas, de atitudes e de conceitos cujo objetivo é estabelecer uma relação eficaz entre o profissional e o mercado de trabalho. É uma das grandes armas para mostrar as habilidades e as competências de uma pessoa.
Faça este teste para saber em que patamar anda a sua habilidade para promover seu marketing pessoal na empresa aonde você trabalha, bem como no mercado, e ter uma noção se você saberá aproveitar as oportunidades que aparecem ao longo da carreira.
1. Você tem facilidade de relacionar-se com pessoas?
a) Sim b) Não c) Mais ou menos
a) Sim b) Não c) Mais ou menos
2. Você é uma pessoa de iniciativa e costuma conseguir o que você decidiu fazer?
a) Sim b) Não c) Às vezes
a) Sim b) Não c) Às vezes
3. Você sabe exatamente quais, profissionalmente, são seus pontos fortes e fracos?
a) Sim b) Não c) Mais ou menos
a) Sim b) Não c) Mais ou menos
4. De um modo geral, no serviço, você faz mais do que é esperado de você? (E não apenas um cumpridor de dever?)
a) Habitualmente b) Às vezes c) Faço apenas minha obrigação
a) Habitualmente b) Às vezes c) Faço apenas minha obrigação
5. Você tem ou está fazendo, algum curso de pós-graduação?
a) Mestrado ou mais b) Especialização/MBA c) Não tenho pós-graduação
a) Mestrado ou mais b) Especialização/MBA c) Não tenho pós-graduação
6. Para que uma empresa se interesse em contratá-lo, você tem algum diferencial ou alguma vantagem que distinga você da maioria?
a) Sim b) Não c) Não sei
a) Sim b) Não c) Não sei
7. Você tem um plano de carreira e de desenvolvimento profissional claramente definido para os próximos dez anos?
a) Sim b) Não
a) Sim b) Não
8. Seu serviço é importante para a empresa onde você trabalha?
a) Sim b) Não c) Mais ou menos
9. Você sabe exatamente se suas habilidades e suas competências profissionais são do interesse das empresas e do mercado?
a) Sim b) Não
a) Sim b) Não c) Mais ou menos
9. Você sabe exatamente se suas habilidades e suas competências profissionais são do interesse das empresas e do mercado?
a) Sim b) Não
10. Você tem facilidade em vender suas ideias e seus projetos?
a) Sim b) Não c) Mais ou menos
a) Sim b) Não c) Mais ou menos
11. Você faz apresentações sobre assuntos técnicos ou comportamentais em sua empresa e/ou dá palestras em público?
a) Sempre b) Às vezes c) Não
a) Sempre b) Às vezes c) Não
12. Você assiste regularmente (quatro a seis vezes por ano) a palestras, participa de simpósios, cursos, congressos ou eventos similares?
a) Sim b) Não
a) Sim b) Não
13. Como você cuida de sua imagem? (aparência, vestuário, sapatos, cabelo, vocabulário, capacidade de expressão verbal, comportamento condizente etc.).
a) Dou muita atenção b) Mais ou menos c) Não ligo para isso
a) Dou muita atenção b) Mais ou menos c) Não ligo para isso
14. Seu inglês (conversação, leitura, escrita) é:
a) Fluente b) Razoável c) Fraco d) Não falo inglês
a) Fluente b) Razoável c) Fraco d) Não falo inglês
15. Você se relaciona com as lideranças e empresas importantes do seu ramo profissional?
a) Sempre b) Às vezes c) Raramente
a) Sempre b) Às vezes c) Raramente
16. Para se manter competitivo você regularmente procura saber quais são as necessidades e demandas do mercado de trabalho.
a) Sim b) Não c) Às vezes
a) Sim b) Não c) Às vezes
17. Você participa de redes de contatos exclusivamente profissionais como o LinkedIn, Plaxo, Via6 etc.?
a) Sim b) Não
a) Sim b) Não
18. Você costuma manter contatos profissionais com outras empresas e agências de recolocação no mercado tendo em vista conhecer novas oportunidades?
a) Sim b) Não c) Às vezes
a) Sim b) Não c) Às vezes
19. Sua rede de relacionamentos profissionais (não necessariamente amigos, mas contatos profissionais sólidos) é composta de quantas pessoas:
a) Mais de 100 b) Entre 70 e 100 c) Entre 40 e 69 d) Abaixo de 40
a) Mais de 100 b) Entre 70 e 100 c) Entre 40 e 69 d) Abaixo de 40
20. Você tem um site ou blog onde coloca artigos (seus e de outros), expõe ideias e traz informações de interesse profissional aos internautas?
a) Sim b) Não
a) Sim b) Não
Verifique sua pontuação conforme gabarito
Questão 1 - Respostas: a = 1, b = 0, c = 0,5
Questão 2 - Respostas: a = 1, b = 0, c = 0,5
Questão 3 - Respostas: a = 1, b = 0, c = 0,5
Questão 4 - Respostas: a = 1, b = 0,5, c = 0
Questão 5 - Respostas: a =2, b = 1, c = 0
Questão 6 - Respostas: a =1, b = 0, c = 0
Questão 7 - Respostas: a = 1, b = 0, c = --
Questão 8 - Respostas: a = 1, b =0, c = 0,5
Questão 9 - Respostas: a = 1, b = 0, c = --
Questão 10 - Respostas: a = 1, b = 0, c = 0,5
Questão 11 - Respostas: a = 2, b = 1, c = 0
Questão 12 - Respostas: a =1, b = 0, c = --
Questão 13 - Respostas: a = 2, b = 1, c = 0
Questão 14 - Respostas: a = 2, b = 1, c = 0, d = 0
Questão 15 - Respostas: a = 2, b = 1, c = 0
Questão 16 - Respostas: a =1, b = 0, c = 0,5
Questão 17 - Respostas: a = 1, b = 0, c = --
Questão 18 - Respostas: a = 2, b = 0, c = 1
Questão 19 - Respostas: a = 3, b = 2, c = 1, d = 0
Questão 20 - Respostas: a = 1, b = 0
Questão 2 - Respostas: a = 1, b = 0, c = 0,5
Questão 3 - Respostas: a = 1, b = 0, c = 0,5
Questão 4 - Respostas: a = 1, b = 0,5, c = 0
Questão 5 - Respostas: a =2, b = 1, c = 0
Questão 6 - Respostas: a =1, b = 0, c = 0
Questão 7 - Respostas: a = 1, b = 0, c = --
Questão 8 - Respostas: a = 1, b =0, c = 0,5
Questão 9 - Respostas: a = 1, b = 0, c = --
Questão 10 - Respostas: a = 1, b = 0, c = 0,5
Questão 11 - Respostas: a = 2, b = 1, c = 0
Questão 12 - Respostas: a =1, b = 0, c = --
Questão 13 - Respostas: a = 2, b = 1, c = 0
Questão 14 - Respostas: a = 2, b = 1, c = 0, d = 0
Questão 15 - Respostas: a = 2, b = 1, c = 0
Questão 16 - Respostas: a =1, b = 0, c = 0,5
Questão 17 - Respostas: a = 1, b = 0, c = --
Questão 18 - Respostas: a = 2, b = 0, c = 1
Questão 19 - Respostas: a = 3, b = 2, c = 1, d = 0
Questão 20 - Respostas: a = 1, b = 0
TOTAL de PONTUAÇÃO:
De 25 a 28 pontos
Ótimo. Você administra sua carreira como um negócio, investe nela e tem uma estratégia para divulgar seu trabalho no mercado. Você sabe como divulgar suas competências, capacidades e interesses, tanto internamente (na sua empresa) quanto externamente, e orienta seus esforços nesse sentido, buscando resultados concretos. Precisa cuidar para manter a estratégia e, também, cultivar humildade e bom senso para evitar exageros.
Ótimo. Você administra sua carreira como um negócio, investe nela e tem uma estratégia para divulgar seu trabalho no mercado. Você sabe como divulgar suas competências, capacidades e interesses, tanto internamente (na sua empresa) quanto externamente, e orienta seus esforços nesse sentido, buscando resultados concretos. Precisa cuidar para manter a estratégia e, também, cultivar humildade e bom senso para evitar exageros.
De 21 a 24,5 pontos
Sua pontuação é média. Você tem uma boa noção de marketing pessoal, mas precisa agir mais e divulgar seu trabalho e suas competências de maneira mais eficiente. Adote uma estratégia que coloque mais em evidência seus talentos e suas capacidades, sem partir para o exibicionismo ou ostentação. Continue investindo em suas habilidades e na sua carreira profissional. Verifique as questões onde não pontuou. Elas são boas indicações do que você precisa fazer para melhorar.
Sua pontuação é média. Você tem uma boa noção de marketing pessoal, mas precisa agir mais e divulgar seu trabalho e suas competências de maneira mais eficiente. Adote uma estratégia que coloque mais em evidência seus talentos e suas capacidades, sem partir para o exibicionismo ou ostentação. Continue investindo em suas habilidades e na sua carreira profissional. Verifique as questões onde não pontuou. Elas são boas indicações do que você precisa fazer para melhorar.
Abaixo de 21 pontos
Sua pontuação é baixa. É possível que você não ligue para o marketing pessoal ou ainda não se conscientizou de sua importância, mas você não divulga ou não está sabendo divulgar suas habilidades e suas competências em sua empresa e no mercado. Pense em sua carreira como um investimento que precisa de retorno crescente, ou você estará sujeito a amargar sucessivos reveses por não se expor da maneira adequada. Verifique as questões onde não pontuou, porque elas lhe darão ótimas indicações do que você precisa fazer em relação ao marketing pessoal.
Sua pontuação é baixa. É possível que você não ligue para o marketing pessoal ou ainda não se conscientizou de sua importância, mas você não divulga ou não está sabendo divulgar suas habilidades e suas competências em sua empresa e no mercado. Pense em sua carreira como um investimento que precisa de retorno crescente, ou você estará sujeito a amargar sucessivos reveses por não se expor da maneira adequada. Verifique as questões onde não pontuou, porque elas lhe darão ótimas indicações do que você precisa fazer em relação ao marketing pessoal.
* Texto extraído e condensado do livro 35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais, de Ernesto Berg.
Ernesto Artur Berg
Graduado em Sociologia e Administração pela FAE do Paraná. Pós-graduado em Administração Pública pela FGV de Brasília - DF. Consultor Sênior da Alexander Produfoot Company, São Paulo, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas gerenciais de produtividade (1984/1985). Gerente de Desenvolvimento Gerencial do SERPRO no Paraná (1975/1979) e em Brasília, DF (1980/1984). Sócio-Diretor da Berg e Cia. desde 1985, empresa de consultoria em gestão de organizações e desenvolvimento gerencial. Autor dos livros: Manual do Chefe Em Apuros - Juruá Editora; Quem Roubou o Meu Tempo? - Juruá Editora; Administração de Conflitos - Juruá Editora; Negociação, Técnicas Eficazes para Resultados Concretos, Juruá Editora; Negociações Inteligentes, Editora do Chain. Autor e apresentador do vídeo "Competência Gerencial”. Filiado ao CRA -Conselho Regional de Administração – do Paraná. Com mais de 30 anos de atuação nas áreas de gestão de empresas, negociação, recursos humanos, planejamento empresarial, processo decisório, desenvolvimento gerencial e organizacional, diagnostico organizacional e reestruturação de empresas. Convidado regularmente como palestrante em Congressos, Seminários, Simpósios e Encontros Nacionais, já ministrou mais de 1.000 palestras e realizou mais de 1.100 treinamentos (cada treinamento com duração média de dois dias) para um público total de aproximadamente 450 mil pessoas, em todo o pais. Prestou serviços para cerca de 450 empresas, como Petrobras, Citibank, Embratel, Correios, Coca Cola, Companhia Vale do Rio Doce, Sebrae, Construtora Camargo Corrêa , Unimed, HSBC Bamerindus, O Boticário, Nutrimental, Coamo, Robert Bosch, Tribunal de Contas da União, Organização das Cooperativas do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Copel, Sanepar, Renault, Siemens, Klabin, Hettich do Brasil, Icatu Hartford Seguros, Case New Holland, Electrolux, BASF, Petrobras Distribuidora, Ultrafértil, AMCHAM, TNT Logistic, Transpetro. Principais cursos que ministra: Negociando com Sucesso, Negociando com Sucesso em Vendas, Administração do Tempo, Criatividade e Inovação nas Empresas, Tomada de Decisão, Desenvolvimento de Equipe, Chefia e Liderança, Motivação nas Empresas, Administração de Conflitos, O Gerente Empreendedor (O Intrapreneur), Liderança de Reuniões. Principais palestras que ministra: O Poder da Liderança, Negociando Para Ganhar, O Tempo de sua Vida (gestão do tempo), Administrando Conflitos, Criatividade 360°, As Seis Chaves do Sucesso Profissional, Desenvolvendo Equipes Vencedoras, O Poder da Motivação, O Líder Empreendedor.
Fonte: RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário