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"Nossas organizações estão repletas de gestores altamente capacitados, dotados de enorme competência técnica e gerencial tão profundamente dedicados aos negócios e seus resultados que terminam por negligenciar pessoas, causando angústia, frustração, falta de credibilidade e decepção em todos os níveis das organizações, e com a séria agravante de não serem capazes de criar futuro. Mais que gestores, as organizações precisam de líderes que enxergam e aceitam as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade".
Esse trecho do livro Coração de Líder, de Marco Fabossi, vai ao encontro do que acredito: cada atitude é uma semente que pode influenciar e impactar profundamente a atuação de cada colaborador, positiva ou negativamente.
Convido você a refletir sobre os tipos de sementes que tem plantado. Uma boa dica é começar a observar o comportamento e a autoestima de seus colaboradores. Equipes de alta performance sentem-se dignas, realizadas, reconhecidas, seguras e com perspectivas de crescimento. Sentem ainda que têm o trabalho respeitado e valorizado pela liderança, pela empresa.
Quando começamos a questionar sobre nossa atuação, inevitavelmente surgem perguntas como: "A liderança é um dom ou pode ser desenvolvida?", "Como vencer o desafio de alcançar resultados e, ao mesmo tempo, conquistar a confiança e o respeito da equipe?", "Como poderei produzir o dobro de ontem, com a metade do tempo, pessoas e recursos financeiros?".
Para elucidar essas questões, nada melhor do que entender o papel do Líder Coach, que por definição é orientar o colaborador no seu desempenho, utilizando metas claras e mensuráveis, além de reconhecer potenciais e desenvolver competências da sua equipe.
O líder Coach
A liderança não é algo que se desenvolve da noite para o dia e, embora haja quem nasça com talentos naturais, a capacidade de liderar pode ser desenvolvida. Nesse momento, a busca pelo autoconhecimento é uma premissa. Somente quando conseguirmos reconhecer nossos pontos fortes e os a desenvolver é que conseguiremos vencer os obstáculos que emperram nosso crescimento. Líderes bem sucedidos são eternos aprendizes e o processo de aprendizado é resultado da autodisciplina e da perseverança.
A sua integridade é que fará de você um profissional respeitado e focado em resultados. Se você deseja ser um verdadeiro líder, deve haver convergência entre o que você pensa, fala e faz. De nada adianta se "dizer" disponível para seus colaboradores, se você não puder atendê-los. Portanto, seja o exemplo. Liderança tem a ver com caráter, valores e credibilidade.
Gerando Resultados
"Para que os resultados sejam legítimos, também legítimos devem ser as metas e objetivos que conduziram aos resultados. (...) Estabelecer metas e objetivos legítimos é o ponto de partida para aquilo que o líder e sua equipe desejam conquistar". (Extraído do livro Coração de Líder.)
Quando sabemos exatamente qual é a nossa função, nossos objetivos e nossas metas, o que é esperado de nós, e que tempo teremos para executar uma tarefa, fica bem mais fácil focar em resultados, pois somos orientados pelo desejo de alcançar nossos objetivos.
Para obter o compromisso e o comprometimento do colaborador, é preciso que ele se sinta valorizado e perceba a importância de sua função. Assim se sentirá parte integrante da construção da empresa. O colaborador deve ser orientado e reconhecido. Feedbacks positivos são fundamentais. A cultura do elogio e do reconhecimento é mais importante e eficiente que a da repreensão. Portanto, o Líder Coaching deve ser um incentivador, que gosta do que faz, que vibra e comemora os progressos do seu colaborador. Ao mesmo tempo, deve ter firmeza para mantê-lo no caminho que o levará em direção aos seus objetivos.
Também é igualmente importante tratar do desenvolvimento de cada colaborador como um projeto, com objetivos específicos e planos de ação que possam ser tangíveis e mensuráveis, com hora marcada para iniciar e terminar, isto é, com um cronograma com começo, meio e fim (objetivos definidos, o escopo e o resultado esperado). A partir daí, é possível monitorar o progresso de cada colaborador através de ferramentas como, por exemplo, a aplicação do PDCA, ciclo composto por: Planejamento, Desenvolvimento (execução), Checagem (acompanhar) e Ação.
O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente de sua área de atuação.
O ciclo começa pelo planejamento; em seguida parte-se para a ação ou conjunto de ações planejadas; checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado; e se toma uma ação ou ações para eliminar ou mitigar desvios.
Norma Suely Thuha
Graduada em Comunicação Social e certificada em Professional & Self Coaching e em Coaching Assessment pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, acumula mais de 15 anos de experiência em consultoria de treinamento e desenvolvimento, especialmente no desenvolvimento de lideranças. Desde 2012 passou a atuar também como Palestrante, Coach de Carreira e Analista Comportamental, desenvolvendo projetos com a Consultiva - Desenvolvimento de Projetos e Pessoas, na qual é sócia-diretora. Especializou-se em Focalização de Jogos Cooperativos para Treinamento; Formação de Lideranças, Comunicação Interna e Cultura Organizacional. Foi executiva em empresas como Atento S/A; Mandic Internet; Multicanal São Paulo; TVA, nas áreas de Educação Corporativa e Gestão de Contact Center.
Fonte: RH
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