
Entre meus amigos, há alguns que são médicos que nunca ligaram muito para desenvolvimento de pessoas. Treinar o lado comportamental nunca foi muito importante para suas clínicas. Para eles, em nossas discussões, o importante era as habilidades técnicas que vem de uma boa formação acadêmica e treinamento técnico.
O relacionamento humano, o desenvolvimento de pessoas, a visão psicológica, o mundo mental, motivacional e emocional para eles sempre ficavam em "nenhum" plano, fazendo parte daquilo que chamavam de "bobagens da vida".
Como profissional da motivação humana, fazendo na época algumas consultorias em clínicas e hospitais, sentia-me fazendo parte destas bobagens da vida.
Então, também, diante destas resistências, demorei a encontrar confiança para seguir meu caminho profissional mesmo com estas discussões em contrário que na realidade me fizeram crescer. A dor ensina mais que o amor.
Fiquei algum tempo no vazio, sem saber para onde ir, onde me colocar, como ser útil com meu trabalho. Sempre com aquela voz de "bobagens da vida". Não os culpo nem um pouco. E foi importante que o caminho tenha sido esse porque tive que me fortalecer.
Hoje, em minhas palestras, venho mostrando as pessoas como é importante não só para si mesmas, mas para todos nós, o desenvolvimento pessoal de cada um porque cada um faz parte de um todo e isso impacta na equipe positiva ou negativamente. Nunca somos neutros.
Um ser humano egoísta, descompromissado, agressivo ou mesmo isolado, vitimado é ruim para qualquer ambiente. E falo isso para "eles médicos" também, para suas clínicas e hospitais. Alguns destes, importantes e famosos, que tive a honra de realizar minhas palestras motivacionais e mesmo em congressos médicos, mostrando que quando se tem um ambiente favorável entre médicos, enfermeiros, atendentes, cozinheiras, porteiros, os resultados são infinitamente melhores e as pessoas tornam-se infinitamente mais felizes.
Desenvolvimento pessoal é algo que deveria ser levado muito a sério pelas famílias, pelas escolas e pelas empresas. Trata-se de aprender a ser o melhor possível, mas aceitar tudo o que se é hoje, todas as escolhas já feitas e caminhos já tomados.
É aquelas velha história de liderança. O melhor líder aceita as diferenças individuais e trabalha, via motivacional, o potencial de cada um em prol da equipe, ou seja, em prol de todos, da empresa.
Acredito que tudo o que acontece é para o bem, por mais que isso não seja visível. Os acontecimentos que "geramos" nas nossas vidas, são resultados de nossas escolhas e não de um destino, servem para nos fazer expandir, abraçar cada vez mais a realização e a felicidade. Mas isso pode exigir alguns ajustes, adaptações e reciclagem.
Percebo resultados incríveis, recebo toda semana e-mails de várias partes do mundo, pessoas que assistiram às minhas palestras ou leram alguns de meus livros, feedbacks e depoimentos espontâneos de pessoas que estão fazendo novas escolhas, tendo melhores relacionamentos, sabendo posicionar-se melhor, identificando o que é importante ou não para eles, aceitando o que são, sabendo onde querem chegar e comemorando cada passo.
Existem pessoas que não sabem e não perguntam... Existem outras que sabem e não ensinam... E ainda outras que ensinam e não fazem. O sucesso é de quem faz. Pois é, sucesso para alguns é ganhar muito dinheiro e para outros é conseguir levantar-se da cama e caminhar até o jardim.
É possível perceber que o que mais vale a pena na vida é fazer uma grande viagem para dentro. Como disse o poeta português Fernando Pessoa: "O início da cura é a consciência da doença. Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Ou seja, se você sabe para onde vai, metade do caminho já está resolvido. Se você faz uma oração com fé, já começa com metade de tudo resolvido.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina
Autor de livros como Sua vida não é uma questão de sorte e A arte de saber viver da Editora Gente, realiza mais de 100 palestras por ano e já vendeu aproximadamente 3 milhões de livros e CD's motivacionais. Palestrante requisitado em Convenções e Congressos de todo o país.
Fonte: RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário