Na vida profissional, muitas vezes deixamos de perceber os principais itens que nos tornam profissionais medianos, bons profissionais, ótimos profissionais ou profissionais por excelência. Os itens aos quais me refiro constituem o que chamamos de Patrimônio de Carreira. São ferramentas e subsídios indispensáveis para construirmos uma carreira profissional sólida e baseada em competências múltiplas que nos agregam valores e nos permitem alcançar resultados com maior eficiência, maiores significados e com melhor aproveitamento do tempo. Aliás, uma eficaz administração do tempo é um recurso fundamental para que um indivíduo possa se destacar no mundo do trabalho e dos negócios.
Neste sentido, passo a levantar alguns dos principais itens que compõem um Patrimônio de Carreira, os quais facilitarão a análise pessoal e a autoavaliação das potencialidades que foram desenvolvidas ou que poderão ser executadas a partir desta reflexão:
Motivação - A motivação é o nosso ponto de partida para realizar algo. É a nossa energia para produzir, para criar, para alcançar resultados. É o nosso vigor para agirmos em torno de uma determinada finalidade. Devemos nos perguntar: qual era o meu nível de motivação ao iniciar nesta empresa? Qual o nível de minha motivação atualmente? O que mais me motiva? O que eu quero ser e onde quero chegar no futuro? Considerando isto, atualmente a motivação é uma das áreas mais trabalhadas por parte das empresas junto a seus colaboradores, as quais necessitam de profissionais engajados e constantemente motivados a atingir metas, fatores que trarão benefícios mútuos para a empresa (ganhos) e para o colaborador (desenvolvimento).
Inteligência emocional - Expressar as emoções de forma equilibrada é um trunfo para os profissionais que querem se consolidar no mercado de trabalho. A forma como reage ao sucesso ou ao fracasso e a forma como lida com as incertezas podem trazer ao colaborador um retrocesso na sua carreira ou, ao contrário, fazer o grande diferencial profissional que a empresa pode estar à procura. Considerando as múltiplas formas de acesso à informação e ao conhecimento técnico-científico, muitas empresas avaliam o comportamento humano como um fator decisivo na hora de contratar. Assim, manter o equilíbrio mesmo diante de situações conflituosas será a melhor forma de consolidar suas capacidades comportamentais e criar um mecanismo de autoajuda em momentos difíceis de manejar.
Credenciais - São ferramentas de sustentação e de abertura de caminhos. As credenciais são as habilitações profissionais adquiridas, os cursos, os diplomas e os certificados, a formação acadêmica e as experiências profissionais que você já adquiriu. Avaliando que a inovação é um requisito constantemente exigido no mundo corporativo e no mercado de trabalho, pergunte-se: conclui algum curso recentemente? Adquiri uma nova formação? Estas reflexões devem ser feitas em determinados períodos de tempo, mantendo sempre em alerta e cuidando de um dos principais itens do seu Patrimônio de Carreira: sua formação acadêmica.
Conhecimento e experiência - Podemos definir estes dois itens, correlatos um ao outro, como o conjunto de informações e técnicas adquiridas, tarefas realizadas, responsabilidades, desafios que foram enfrentados e o nível de maturidade profissional alcançado. São fatores que agregam valor profissional e pessoal. Ter o hábito regular da leitura de livros, jornais, revistas, manter contatos profissionais, possuir metas a cumprir, bem como participar de congressos, seminários, palestras e exposições podem trazer uma gama de conhecimentos e experiências que, fatalmente, serão colocadas em prática, aumentando o nível do seu Patrimônio de Carreira.
Network - É a sua rede de relacionamentos, de contatos pessoais e profissionais? Possuir uma boa network pode abrir muitas oportunidades e proporcionar a aquisição de ferramentas e subsídios importantes para o desempenho de suas atividades. Contudo, vale salientar que é fundamental manter uma rede de contatos com pessoas confiáveis. Além disto, a sua network deve ser cultivada, ampliada e focada na qualidade e disponibilidade destas pessoas, para possíveis trocas de material e de experiências. Falando nisto, caso você já possua uma boa network, questione-se: Você também se doa ou espera apenas a boa vontade e parceria das pessoas de sua rede? O que você tem feito por elas? Faça de sua network uma grande parceria para alavancar a sua carreira profissional.
Resultados - As organizações primam por indivíduos que tenham demonstrado, ao longo de suas trajetórias, resultados concretos e significativos. Neste item, você deve se perguntar: "Quais os resultados que já produzi e o que estou produzindo atualmente? Atingi minhas metas pessoais e profissionais? Quais recursos utilizei? Os resultados que alcancei contribuíram para o sucesso e desenvolvimento da empresa? Foram realmente relevantes?".
Assim, um profissional que realmente quer estar sempre competitivo e em condições de proporcionar crescimento pessoal aliado ao crescimento da organização deve estar vigilante quanto ao seu Patrimônio de Carreira e, além disto, fomentar seu desempenho e suas capacidades profissionais e comportamentais, atualizando-se frequentemente e fazendo uma autoavaliação de suas práticas e anseios para o futuro.
Humberto de Oliveira Lacerda Licenciado em História (Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA), com pós-graduação em História Geral (Academia de Educação Montenegro). É aluno do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e também do Curso Técnico em Recursos Humanos (Governo de Pernambuco – ETEPAM). Atua como professor pela Universidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia (UESSABA), em módulos dos cursos de História e Pedagogia. É servidor Público municipal, atuando como Assistente técnico da Secretaria de Educação de Ouricuri/PE.
Fonte: RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário