Apresentação

Caros leitores, esse blog foi criado com intuito de compartilhar informações sobre: Contabilidade, Gestão financeira, Auditoria, Economia, Controladoria e Empreendedorismo.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Por que deixamos a preguiça atrapalhar nossas finanças

Mulher boceja em sofá
Atitudes negativas para nossa vida financeira ajudaram na sobrevivência humana, mas podem ser contornadas para melhorar as finanças 
 
São Paulo – Consumir, poupar e investir bem dá trabalho, requer pesquisa e algum estudo. Quantas vezes você já não se pegou pensando que precisa dar uma guinada na sua vida financeira e acabou por adiar o primeiro passo indefinidamente? Preguiça de começar, procrastinação, imediatismo e tendência a se queixar de problemas financeiros são alguns dos pecados capitais que se põem no caminho do enriquecimento e da vida financeira saudável. Mas esses “vícios” são normais e têm até raízes evolutivas.
A psicologia econômica e as finanças comportamentais estudam o comportamento dos investidores e das pessoas em geral em relação ao dinheiro. Seus estudiosos acreditam – e essa ideia é cada vez mais aceita no meio das finanças – que a maior parte das decisões financeiras das pessoas é irracional, impulsiva e intuitiva, e não racional, como o estudo clássico das finanças propõe. Afinal, o ser humano não consegue anular completamente suas emoções ao tomar decisões.
É esse ramo de estudo que explica – e tenta sanar – nosso problema de sempre adiar tarefas importantes, mas não imediatamente necessárias, priorizando o que é fundamental à nossa sobrevivência no curto prazo. Também explica a nossa tendência de querer buscar sempre o caminho mais fácil, nossa preguiça de fazer o que dá trabalho, e nossa tendência de nos queixar, ainda que não tenhamos feito nada para melhorar nossa situação.
A procrastinação foi fundamental para nossa sobrevivência
“Segunda-feira é o dia internacional da dieta. No dia de hoje, há a inércia”, observa Vera Rita de Mello Ferreira, psicanalista, autora do livro “A cabeça do investidor” e professora de psicologia econômica na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Ela explica que essa tendência de ser imediatista, buscar soluções de curto prazo e querer procrastinar o que não é fundamental à sobrevivência naquele momento tem raízes evolutivas e que, portanto, é muito difícil se livrar dela.
Segundo Vera Rita, que é uma das pioneiras da psicologia econômica no Brasil, o ser humano tende a se ater apenas às suas demandas imediatas, deixando para depois aquilo que não é urgente. Trata-se de uma vantagem evolutiva que nos permitiu sobreviver. “Quando vivíamos em ambientes inóspitos, precisávamos apenas sobreviver naquele momento. Era importante apenas acertar o que era imediato, sem medir muito as consequências”, explica Vera.
Para ilustrar, a professora cita o conceito de um dos pais da psicologia econômica, o Nobel de Economia Daniel Kahneman. Ele define duas formas de pensar: o pensamento rápido, intuitivo e mais primitivo, e o pensamento mais lento, ponderado e lógico. O primeiro é instintivo, e é aquele que nos faz reagir imediatamente a todos os estímulos do ambiente. O segundo é aquele que precisa ser intencionalmente provocado, contraintuitivo.
“Esse lado que age em primeiro lugar é o mais importante. Podemos até planejar e ter a intenção de fazer outra coisa, mas na hora do ‘vamos ver’, é o piloto automático que entra em ação”, observa Vera.
Para nossos antepassados, bastava pensar no curto prazo, uma vez que a expectativa de vida era pequena e as demandas imediatas eram dramáticas. Havia o risco iminente de ser morto por um animal selvagem ou de não encontrar comida. Mesmo em sociedades menos primitivas e mais modernas, a ameaça de doenças e guerras pode nunca ter favorecido a preocupação com o bem-estar futuro.
 
Mas mesmo quem hoje vive em sociedades com mais qualidade de vida conserva essa forma imediatista de pensar. A maioria das pessoas já precisa encarar ao menos oito horas de trabalho por dia, trânsito, família, casa, quando não algumas horas de estudo. O tempo para pensar nas finanças é curto, e a cabeça também não ajuda.
A menos que você tenha um problema financeiro muito urgente a resolver, a decisão de ir ao banco para trocar a dívida cara por uma mais barata, de abrir conta numa corretora independente ou de pesquisar um bom fundo de investimentos fica sempre para amanhã. Até montar um simples orçamento no fim de semana pode dar uma preguiça daquelas, pois no seu horário de descanso o que você mais quer é repor as energias e tirar as preocupações da cabeça.
Como sanar nossas demandas imediatas é prioridade para nosso cérebro, investimentos que possam ser sacados a qualquer momento sem perda de rentabilidade nos parecem mais atraentes do que aplicações que deixam o dinheiro “preso” por certo tempo – ainda que elas possam ser mais rentáveis.
Poupar para viajar nas próximas férias é bem mais divertido que poupar para a aposentadoria, mesmo que a segunda opção seja sem dúvida mais importante. E comprar determinado bem agora, parcelando ou financiando, tem mais apelo do que guardar dinheiro para comprá-lo daqui a vários meses. O problema é que, da mesma forma que os frutos de uma vida financeira ponderada só virão lá na frente, as más consequências da vida desregrada também.
Fatores culturais também entram nessa equação. No Brasil, particularmente, nosso histórico de hiperinflação marcou de tal forma a sociedade que mesmo quem era criança antes da estabilização da economia herdou dos pais e avós os mesmos temores. Era preciso consumir imediatamente para que o dinheiro tivesse algum valor, pois amanhã os preços já estariam bem maiores.
Poupar, naquela época, apenas em investimentos de alta liquidez, que pudessem ser sacados às pressas caso ocorresse uma corrida aos bancos. E a renda fixa e os imóveis eram as aplicações preferidas: a primeira por pagar juros exorbitantes e ter alta liquidez; e os segundos por corrigirem o valor do patrimônio pela inflação. Hoje, os juros no Brasil estão bem mais baixos, e já há uma miríade de produtos financeiros que permitem ao investidor diversificar o risco. Mesmo assim, as preferências nacionais não mudaram.
 
Buscamos o caminho mais fácil – e poupamos energia
O máximo de resultado com o mínimo de esforço – esse é o lema que trouxe a humanidade até aqui. A nossa sobrevivência dependeu da gestão de recursos escassos – comida, energia, recursos naturais e, mais modernamente, dinheiro. Buscar o caminho mais fácil é o caminho natural da mente humana para poupar energia e atender às já referidas demandas imediatas essenciais à sobrevivência.
Daí o desejo de ganhar dinheiro fácil, e a crença de tantas pessoas em promessas de rentabilidade exorbitantes e fórmulas mágicas de enriquecimento rápido, que muitas vezes se traduzem na tomada de riscos muito maiores do que o que elas podem suportar ou, pior ainda, em golpes e fraudes, como as pirâmides financeiras.
Mas nada, nada é mais fácil do que se queixar ou bancar a raposa quando não consegue alcançar as uvas – “elas estavam verdes mesmo”. A reação imediata de muita gente perante seus problemas financeiros não é tomar a parte de responsabilidade que lhe cabe. É mais fácil culpar a economia, os impostos, o salário que é baixo, a escolha da carreira, a falta de tempo, o custo de vida, a dificuldade com os números e por aí vai.
 
Não que esses problemas não sejam empecilhos reais ao seu enriquecimento. Eles são, não dá para negar. Mas será que não há nada que se possa fazer para melhorar ao menos um pouco a sua relação com o dinheiro?
Há também quem acredite que o outro tem sucesso porque tem talento, sorte ou porque fez “coisa errada”. Afinal, se para o outro foi necessária uma força metafísica ou sujeira nas mãos, para quem não tem a mesma sorte ou julga ter bom caráter nem adianta tentar. Conformar-se com isso chega a ser um alívio.
Finalmente, existem aquelas pessoas que quando não conseguem alcançar um objetivo, se refugiam em máximas do tipo “dinheiro não traz felicidade”, “de que adianta ter dinheiro e não ter amor e saúde” ou “o dinheiro corrompe as pessoas”, como se a relação de causalidade nesses casos fosse imediata e inquestionável.
“Reclamar é mais fácil do que fazer. O ser humano sempre busca o caminho mais fácil. Além disso, a pessoa sente uma espécie de alívio na hora em que reclama. Dá até a impressão de que algo vai acontecer só porque a pessoa reclamou”, explica Vera Rita. “Hoje vivemos em um ambiente complexo, com demandas financeiras complicadas e muitas exigências ao mesmo tempo. Mas ainda recorremos a esse expediente de tentar poupar energia para sobreviver do jeito mais simplificado possível”, completa a professora.
 
Então somos vítimas da nossa própria mente?
Se todas essas más atitudes em relação ao dinheiro são, ao menos até onde a vista alcança, naturais para a humanidade, como poderíamos ter sucesso financeiro? Há alguma forma de combater nossos instintos? De certa forma sim, mas trata-se de um esforço consciente – o pensamento lento e ponderado de que fala Kahneman.
“Achar que só é pobre quem quer é ilusão. É preciso esforço constante, disciplina permanente, autocontrole e todas essas características são recursos finitos”, observa Vera Rita. O mais realista aqui é ter consciência de nossas fraquezas e encarar que a disciplina de poupar, investir, se informar, resistir às tentações de consumo não se tornará natural, por mais que passemos anos adotando boas práticas. É preciso um esforço consciente e constante para não se desviar do caminho e voltar para o pensamento automático, e mesmo assim este não vai desaparecer.
Vera Rita ensina alguns truques. Um deles é buscar alguém de confiança para ajudar a impulsionar suas decisões financeiras – pode ser um profissional da área ou mesmo um parente. Outra ideia é estabelecer metas pequenas e concretas. Em vez de pensar em poupar para comprar um imóvel daqui a dez anos, estabeleça quanto você quer ter na reserva da casa própria daqui a dois, quatro, seis e oito anos, por exemplo. Ou metas menores ainda: “Amanhã vou olhar meu extrato. No dia seguinte vou marcar com um planejador financeiro. E assim por diante”, exemplifica a professora.
Buscar incentivos e pequenas recompensas também é uma boa saída. Vera lembra que para algumas pessoas, simplesmente riscar um item de uma lista já é um ótimo incentivo; para outras são necessárias mais coisas, como condicionar um passeio ou a compra de um bem ao alcance de determinado objetivo. “Para algumas pessoas, poupar e investir em grupo pode ser útil”, diz.
 
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

AVISO

As imagens publicadas nesse blog são capturadas nos sites de busca de imagens. O intuito é vincular as imagens com o texto postado - Isso facilita a sua compreensão. Se você se sentir incomodado com a publicação de alguma imagem feita (por você ou por sua instituição), basta solicitar que a retirada é feita imediatamente - ou se preferir adiciono os créditos conforme for solicitado. O uso das imagens neste blog não tem fins comerciais, mas meramente ilustrativo.



Postagens mais visitadas

Lista de postagens por assunto

Artigos (709) Vídeos (204) Contabilidade (191) Finanças (180) Empreendedorismo (170) Lideranças (169) tributário (142) Controladoria (134) Tributos (118) Comportamento (101) Auditoria (86) Motivação (84) International Financial Reporting Standards - IFRS (68) Trabalhista (65) Bancos (64) Receita Federal (63) BACEN - Banco Central do Brasil (56) Risco (49) Mudança (44) Corrupção (42) Crédito (41) Investimentos (41) Mercado Financeiro (41) Relatório Mensal da Dívida Pública Federal (41) Atitude (38) Governança Corporativa (37) Fraude (36) Desempenho (35) CVM (32) Custos (32) BM&F Bovespa (31) Fusões (30) Taxa de Juros (29) Resultado do Tesouro Nacional (27) MPE - Micro e Pequena Empresa (26) Câmbio (24) comunicação (24) CPC (23) Estratégia (23) Carreira (22) Economia Brasileira (22) Gerenciamento de Resultados (22) Microempreendedor Individual - MEI (22) SELIC (22) Orçamento (21) CFC (20) Sustentabilidade (20) Fluxo de Caixa (19) Inflação (19) Petrobras (19) Marketing (18) Planejamento Estratégico (18) crise (18) BITCOIN (17) Inovação (17) TCU (17) Tesouro Nacional (17) Ética (17) Amigo Secreto (16) Burocracia e Tributos (16) Contabilidade Gerencial (16) Equipe (16) SPED (16) Desenvolvimento (15) Assimetria de Informação (14) Feedback (14) Lucro (14) Relatorio do Tesouro Nacional (14) video (14) Ativo Intangível (13) Bolsa de Valores (13) Educação (13) Educação Financeira (13) Redes Sociais (13) BNDES (12) Criatividade (12) Gestão do conhecimento (12) Preços (12) BI - Business Intelligence (11) Crise na Europa (11) Derivativos (11) Economia (11) FMI (11) Finanças comportamentais (11) Gestão (11) IR (11) Mercado de Ações (11) Mercado de Capitais (11) PIB (11) Valor da Empresa (11) CGU (10) Estrutura de Capital (10) Liquidez (10) Precificação (10) Produção (10) Transparência (10) Valor de Mercado (10) Aproveitamento do Tempo (9) COPOM (9) Comprometimento (9) Exame de Suficiência (9) Gastos Públicos (9) IASB (9) Ibovespa (9) Indicadores (9) Previdência (9) Vendas (9) tributario (9) Acesso a capital (8) Carteira de Ações (8) Doação (8) FGTS (8) Finanças Pessoais (8) Livro (8) Mercados Emergentes (8) Power BI (8) Prestação de Contas - Eleições 2014 (8) Retorno (8) Startup (8) planejamento Financeiro (8) Autodeterminação (7) CRC´S (7) Capital Intelectual (7) Cliente (7) Controle (7) Dinheiro (7) Disciplina (7) Dividendos (7) Divulgação de Informações (7) Economa Brasileira (7) Ensino da contabilidade (7) Gestão de Risco (7) Hedge (7) INSS (7) Informação Contábil (7) Meta (7) Negociação (7) Oportunidades de Negócios (7) Pré-sal (7) Superação (7) Volatilidade (7) contabilidade criativa (7) A crise da ciência econômica (6) Ativos Biológicos (6) Ativos intangíveis (6) Avaliação (6) Basiléia III (6) CAPM (Capital Asset Pricing Model) (6) Cheque Especial (6) Contabilidade Pública (6) Crescimento Econômico (6) Dívidas (6) Escritorio de Contabilidade (6) Estoque (6) Financiamento (6) Investidor (6) Moeda Virtual (6) Valor (6) Valor Justo (6) 2010 (5) A Economia de Consumo (5) Balanced Scorecard (5) Bel Pesce (5) Cade (5) Capital Social (5) Ciência Contabil (5) Conservadorismo (5) Crise Bancária Norte Americana (5) Crédito de Carbono (5) Declaração IR 2015 (5) Desempenho Financeiro (5) Dia do Contador (5) Disclosure (5) Docentes (5) Eficiencia de Mercado (5) Foco (5) Fortunas (5) ICMS (5) LRF (5) Lavagem de dinheiro (5) Meio Ambiente (5) Prêmio Nobel (5) Relatórios Financeiros (5) Renda (5) Restituição do IR de 2009 (5) Salário Mínimo (5) Seguros (5) Simples (5) Sistema Financeiro Nacional (5) Stephen Kanitz (5) Supersimples (5) Análise Técnica (4) Análise de Mercado (4) Aposentadoria (4) Aprendizado (4) Avaliação de empresa (4) Banco Central do Brasil (4) Banco do Vaticano (4) Basiléia II (4) CMN (4) Competência (4) Contabilidade Ambiental (4) Contador (4) Contingências (4) Cultura Organizacional (4) Declaração IR 2013 (4) Declaração IR 2016 (4) Denúncia (4) Distribuição de lucro (4) Distribuição dos Royalties (4) Economia Mundial (4) Economia americana (4) Economia da america do sul (4) Empregada Doméstica (4) Estudos de Eventos (4) Fundo Soberano do Brasil (4) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) (4) Insolvência (4) Instituições Financeiras (4) Juros e multas (4) Network (4) Normas internacionais (4) Novo Refis (4) Plano Collor (4) Portfólio (4) Previsões (4) Princípios Contábeis (4) Propriedade intecletual (4) Psicologia Econômica (4) Qualidade de Vida (4) Reflexão (4) Remuneração (4) Renda Fixa (4) Reuniões (4) Risco Sistêmico (4) Superávit (4) Tecnologia da Informação (4) cartão de crédito (4) competitividade (4) decisão (4) Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) (4) Análise (3) Análise Crédito (3) Análise de Estrutura (3) Análise de Regressão (3) Apps (3) Balanço Social (3) Board Interlocking (3) CND - Certidões Negativas de Dèbito (3) COACH (3) Capital de Giro (3) Cheque (3) Cognição (3) Comparabilidade (3) Complexidade (3) Conformidade (3) Contratos (3) Correção Monetária (3) Crise na Grécia (3) Cultura (3) Custo da Educação Básica (3) Custo de Capital Próprio (3) Declaração IR 2014 (3) Desigualdade Social (3) Dia do Contabilista (3) Distribuição de Renda (3) Déficit (3) Dívida Pública Federal (3) Ebtida (3) Eleições CRC/CFC (3) Ensino Contabil (3) Equilibrio (3) Gerentes Financeiros (3) Gestão Econômica (3) Gestão Financeira (3) Gestão de projetos (3) Golpes (3) IBGE (3) IR 2013 (3) IRRF 2012 (3) Idéias (3) Inadimplência (3) Incerteza (3) Inteligência Emocional (3) Investigação (3) Joint Venture (3) Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO (3) Leis e Resoluções (3) Mestrado (3) Microcrédito (3) Moeda (3) NF_Eletrônica (3) Networking (3) Pesquisa (3) Plano Bresser (3) Planos Econômicos (3) Provisões (3) Riqueza (3) SAT (3) STF (3) Sistema Monetário Internacional (SMI) (3) Sistema de Controle Gerencial (3) Tabela de IR 2015 (3) Teoria Institucional (3) Tesouro Direto (3) Value Relevance (3) Índice Big Mac (3) 19º Congresso de Contabilidade (2) Administração do Negócio (2) Agroindustria (2) Agência de Risco (2) Ajuste (2) Aniversário (2) Análise Econônica e Financeira (2) Arbitragem Estatistica (2) Associativismo (2) Ativo Imobilizado (2) Ativos Ambientais (2) Auditoria Governamental (2) Auto-estima (2) BOVESPA (2) Balança Comercial (2) Bootstrapping (2) CEF (2) CFO (2) Caixa dois (2) Ciclicidade (2) Ciclos Econômicos (2) Ciência Atuarial (2) Clima Organizacional (2) Compliance (2) Compras (2) Congresso mundial de contabilidade (2) Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) (2) Conselho de Administração (2) Contabilidade Orçamento (2) Contas Públicas (2) Controle Interno (2) Cooperativas (2) Copa 2014 (2) Crédito Imobiliário (2) DIPJ 2009 (Declaração de Informações Econômico Fiscal da Pessoa Jurídica) (2) DVA (2) Decisões Operacionais (2) Dedicação (2) Depósito Judicial (2) Dieese (2) EMpreendedorismo Social (2) Economia Colaborativa (2) Empreendedor Interno (2) Empréstimos (2) Equivalência Patrimonial (2) Escolha (2) Evidenciação Ambiental (2) Fatores Determinantes (2) Felicidade (2) Feliz Ano Novo (2) Filtro de Kalman (2) Financiamento Imobiliario (2) Financiamento de Campanha (2) Firma (2) Fornecedores (2) Fundo Imobiliario (2) Fundo de Investimento (2) Fundos (2) Fundos de Índice (2) Gestão Baseada no Tempo (2) Gestão Pública (2) Goodwill (2) Governança Pública (2) História (2) IRPF 2011 (2) Impairment (2) Incorporações (2) Index Tracking (2) Indexador (2) Infraestrutura (2) Inteligência Competitiva (2) Intraempreendedor (2) LENIÊNCIA (2) Lei de Acesso à Informação (2) Lei de Falência (2) Lobbying (2) Manobra contabil da Petrobras (2) Medidas de Desempenho (2) Mensalão (2) Microfinanças (2) Modelo Fleuriet (2) Modelo Markov Switching (2) Modelo Ohlson (2) Modelo de GARCH (2) Modelos de Previsão (2) Moedas Comemorativas (2) Moratória (2) NBC (2) O Coeficiente de Gini (2) Olimpiadas 2016 Rio de Janeiro (2) Operação Lava Jato (2) PIX (2) PMES (2) PNAD (2) POISON PILLS (2) Padronização (2) Pagamentos Eletrônicos (2) Parcelamento de debitos das empresas optantes do simples (2) Partidos politicos (2) Perícia (2) Pesquisa em Contabilidade (2) Plano de Negócio (2) Pobreza (2) Política (2) Poupança (2) Prestação de conta - Eleições 2012 (2) Qualidade (2) Racionalidade (2) Real (2) Receita cobra IR e INSS de sócio por quotas de serviços (2) Relatório Gerencial (2) Resiliência Financeira (2) Risco Brasil (2) S.A. (2) SIG - Sistema de Informações Gerenciais (2) STJ (2) Salário do STF (2) Secretaria da Micro e Pequena Empresa (2) Solvência (2) Stakeholders (2) Sucesso (2) Tax Avoidance (2) Teoria Marxista (2) Teoria da Contingência (2) Teoria das Restrições (2) Teoria do Prospecto (2) Teoria do Trade-off (2) Teoria dos Jogos (2) Terceiro setor (2) Trabalho (2) Trabalho Escravo (2) Transferência Eletrônica (2) União (2) Valor percebido pelo cliente (2) Valores (2) eSocial (2) empreendedorismo Criativo (2) gerenciamento de resultado (2) gestão de pessoas (2) (OEA) Operador Econômico Autorizado da Aduana Brasileira (1) 12º Encontro Brasileiro de Finanças - 2012 (1) 13º salário (1) 18th World Congress of Accountants (1) 1º Congresso UnB de Contabilidade e Governança (1) 2013 Ano da Contabilidade (1) 5ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente (1) ANEFAC (1) APIMEC (1) Accruals (1) Accruals Discricionários (1) Administração Econômica (1) Administração do Governo Lula II: Empresas de Classe Mundial (1) Administração no Governo Lula III - O Fim da Âncora Cambial (1) Administre sua casa como uma empresa (1) After-Market (1) Agorismo (1) Agronegócios (1) Americanos Não Aprendem Com Seus Erros (1) Amortização (1) Analise Estilo (1) Analise de Dados (1) Analistas terão relatórios vigiados mais de perto (1) Anbima premia três dissertações (1) Aniversário do blog Contabilidade Financeira (1) Anomalias (1) Antônio lopes de Sá (1) Anuidades (1) Análise Fundamental (1) Análise Temporal (1) Análise da Viabilidade Econômico-Financeira (1) Análise de Cenários (1) Análise de Sentimento (1) Análise de Valor (1) Aplicativo (RECEITA FEDERAL) Pessoa Física para smartphones e tablets (1) Aplicação Financeira (1) Apropriação Indébita (1) Arrecadação (1) Arrendamento Mercantil (1) Arte (1) Assédio Moral (1) Atendimento (1) Ativos Financeiros (1) AudioLivro (1) Auditoria Interna (1) Automação (1) BB amplia prazo de pagamento de linha para micro e pequenas empresas (1) BCE - Banco Central Europeu (1) BIS (1) BRICS (1) Balança comercial mensal julho - 2009 (1) Balanço trimestral (1) Banco Rural (1) Bancos Comunitários (1) Benefício de Assistencia Judiciária (1) Big Bath (1) Big Data (1) Black Friday (1) Boletim de Finanças Públicas de Estados e Municípios (1) Bond Spread (1) Branding (1) COAF (1) COVID 19 (1) CPC 32 (1) CVM divulga nesta semana novas regras para empresas (1) Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis). (1) Cadastro Positivo (1) Cadeia de Suprimentos (1) Cadeias Markov (1) Caixa (1) Caixa tem lucro de R$ 870 milhões (1) Capital Bancário (1) Capital Fictício (1) Capital Regulatório (1) Capitalismo (1) Captação de Recursos (1) Cartel (1) Causalidade Reversa (1) Causalidade de Granger (1) Centralidade de Grau (1) Certificação Digital (1) Cesta Básica (1) Charles T. Horngren (1) Cheque Legal (1) China (1) Circulante (1) Clusters (1) Coeficiente Beta (1) Comercio Exterior (1) Comissão Mista de Orçamento (CMO) (1) Companhias mais abertas (1) Comportramento (1) Compulsório (1) Comércio Internacional (1) Concentração de Mercado (1) Concurso para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (1) Conferência Crescer (1) Conformidade Ambiental (1) Congresso USP de Controladoria e Contabilidade 2012 (1) Congresso USP de Controladoria e Contabilidade 2014 (1) Conselho Fiscal (1) Consolidação Proporcional (1) Consultor financeiro (1) Consultoria Contábil (1) Contabilidade Comportamental (1) Contabilidade Social (1) Contabilidade bancária (1) Contabilidade: até 2010 empresas devem adotar normas internacionais (1) Contas a Receber (1) Contas a pagar (1) Contas publicas paralelas (1) Contencioso (1) Continuidade (1) Controle Externo (1) Cooperativas de Crédito (1) Cooperação (1) Corte na meta fiscal (1) Cotas (1) Credit Scoring (1) Crescimento do PIB no 2º semestre 2009 (1) Crime Financeiro (1) Crise e fábula dos contadores (1) Crowdfunding (1) Cursos (online) gratuitos (1) Custo das reservas vai a R$ 110 bi (1) Custos de Campanhas (1) DECORE (1) DSPJ Inativa 2013 (1) Dados Intradiários (1) Dados Longitudinais (1) Dados da Mortalidade (1) Dark Triad (1) Data Mining (1) DataViva (1) Defasagem (1) Defesa do consumidor (1) Delegar (1) Deloitte monta equipe para cuidar de "emergentes" (1) Demonstração Contábil (1) Demonstrações Contábeis (1) Depreciação (1) Desempenho Econômico (1) Desemprego (1) Determinantes para utilização de Hedge Accouting (1) Dia da Contabilidade (1) Dicas sobre extrato bancário (1) Diferidos (1) Direito Monetário Internacional (1) Direito do consumidor (1) Discentes (1) Disclosure de Guidance (1) Distribuiçõ de lucro (1) Diversidade (1) Diversificação (1) Doutorado (1) Dumping (1) Déficit em setembro de 2009 (1) Dívida Bruta (1) Dívida Pública Federal - Novembro 2009 (1) Dívida pública Federal referente ao mês de outubro de 2009 (1) Dívida pública federal - julho 2009 (1) E-book (1) EMPRESA INDIVIDUAL (1) ENECIC (Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis) - 2014 (1) ESG (1) Econometria (1) Econometria Espacial (1) Economia Política (1) Economia Ricardiana (1) Economista (1) Editorial (1) Educação Fiscal (1) Efeito Contagio (1) Efeito Framing (1) Efeito LeBaron (1) Efeito Manada (1) Efeito do Crescimento de Ativos (1) Eleições 2014 (1) Eleições 2016 (1) Elogio (1) Emoções (1) Empowerment (1) Empreendedorismo Feminino (1) Empresa Familiar (1) Empresas correm para reduzir juros (1) Enabling (1) Endividamento (1) Ensino Médio (1) Equação Matemática (1) Equiilbrio interior (1) Equilíbrio Nash (1) Era conceitual (1) Erros no registro do Empreendedor individual (1) Escolaridade (1) Estratégia de Investimento (1) Estresse Financeiro (1) Estrutura Conceitual (1) Estudo Biométricos (1) Estudo de Evento (1) Estudos Organizacionais (1) Evasão Fiscal (1) Evidenciação (1) Exame de Qualificação Técnica (EQT) (1) Excel (1) Excelência (1) Exclusão da CSLL no cálculo do IR (1) FASB (1) FED (Banco Central dos EUA) (1) FGV (1) FIES (1) FIGARCH (1) Falência (1) Fatores de Risco (1) Feira do Empreendedor (1) Fiança (1) Filantropia (1) Financiamento Habitacional (1) Finanças Públicas (1) Fipe (1) Flexibilidade (1) Fluxo Capital (1) Frases (1) Fundação José Sarney (1) Fundo Garantidor de Créditos - FGC (1) Fundos Passivos (1) Futebol (1) Futurismo (1) Futuro da Economia (1) Férias (1) Gastos com pessoal devem aumentar em 2010 (1) Geopolítica (1) Gestor (1) Gestão de Fortunas (1) Habes Data (1) Habilidades (1) Harmonização (1) IAASB (1) IAS 12 (1) II Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (1) IMPA (1) IPC (1) IPCA (1) IPEA (1) IR 2011 (1) IRFS (1) IRPF (1) IRRF 2019 (1) Ibovespa ; IVol-BR; retornos futuros (1) Imovel (1) Importação (1) Importação Paralela (1) Imposto de Renda (1) Improbilidade Administrativa (1) Incorporação invertida (1) Indústria (1) Ineficiência (1) Inelegíveis (1) Insider Trading (1) Instituições Bancárias (1) Integração de Mercados (1) Integridade (1) Intenção Comportamental (1) Internet (1) Jogos de Empresas (1) Jurídico (1) Just In Time (1) LaBITconf 2014 (1) Legalização de Empresas (1) Lehman Brothers (1) Lei 11.638/2007 (1) Lei Anticorrupção (1) Lei Complementar 167 de 2019 (1) Lei Geral da Microempresa (1) Lei da Arbitragem (1) Lei de Crimes Digitais (1) Lei de DiretrizesOrçamentárias - LDO (1) Lei de Newcomb-Benford (1) Lei de aluguel (1) Licitações (1) Liquidez Estrutural (1) Lista das 67 pessoas mais poderosas do mundo (1) Lucro dos médios cai 42% com a crise (1) MP (1) Manual de Contabilidade (1) Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (1) Mapas Cognitivos (1) Market Model (1) Market Share (1) Matemática Financeira (1) Materiais Valiosos (1) Maximização de Ganhos (1) Mensuração (1) Mercado Eficiente (1) Mercado Futuro (1) Mercado de Trabalho (1) Mercados Aquecidos (1) Microestrutura de Mercado (1) Ministério da Micro e Pequena Empresa (1) Misvaluation (1) Modelo APARCH (1) Modelo Beta (1) Modelo VEC (1) Modelo de Alerta Antecipado (1) Modelo de Alta Frequência (1) Modelo de Jones (1) Modelos internos (1) Moeda Eletrônica (1) Moedas Sociais (1) Monitoramento (1) Método ABC (1) Método de Reconhecimento de Receita (1) Método de Valoração (1) Métodos Quantitativos (1) Mídia Financeira (1) Mídias Sociais (1) Natal (1) Neutralidade Tributária (1) Normalização (1) Normas Brasileiras de Contabilidade (1) Normas para ultilização de cheques (1) Normatização (1) Notas Explicativas (1) Novas Notas (1) Novo código comercial (1) Novo sistema da Receita que identifica erros nas declarações (1) O Bicho Vai Pegar em 2010 (1) O valor financeiro da confiança (1) OCPC (1) OMC (1) ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ) (1) Objetivos (1) Obrigações para as casas lotericas (1) Olimpiada de Contabilidade (1) Ombro-Cabeça-Ombro. (1) Operações de crédito (1) Oratória (1) Os novos Marajas (1) PIS_PASEP (1) PRONUNCIAMENTO TÉCNICO PME - CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES) (1) Palestra Alexandre Assaf Neto (1) Paradigma (1) Parcerias Público-Privada (1) Partidas Dobradas (1) Passivo (1) Patentes (1) Patrimônio Cultural (1) Pecking Order Theory – POT (1) Pensamento (1) Performance Financeira Corporativa (1) Perito Contábil (1) Petição Pública (1) Petróleo (1) Plano Real (1) Plano de Saúde (1) Poder (1) Poder Preditivo (1) Política Monetária (1) Portabildade de credito (1) Presidente Lula sanciona Decreto sobre o Sistema de Contabilidade Federal (1) Prestação de Conta - Eleições 2016 (1) Previdência Privada (1) Previsibilidade de preço (1) Princípio da entidade (1) Prioridade (1) Proatividade (1) Processos (1) Procon (1) Produção Cientifica (1) Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont) (1) Projeto Final de Mestrado (1) Projeção (1) Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 (1) Propósito (1) Prosperidade (1) Pré-crise (1) Psicologia Positiva (1) Qualidade das Informações Contábeis (1) RH (1) ROA (1) ROE (1) Ranking de Lucros (1) Rating de Crédito (1) Realidade (1) Recadastramento dos Profissionais da Contabilidade (1) Receita da Microsoft (1) Receita da União (1) Receita implanta novo sistema de controle de 'courier' (1) Receita inicia hoje blitz contra sonegação de grande empresa (1) Receita muda prazo para desistência de ação (1) Recessão (1) Redes de Negócio (1) Refis da Crise (1) Registro profissional (1) Regras de Bagagem (1) Regressão Descontínua (1) Regularidade Fiscal (1) Regulação (1) Relatório Mensal da Dívida Pública Federal (jan a maio) (1) Relatório de Auditores (1) Relatório de Estabilidade Financeira (1) Relevância Informacional (1) Rentabilidade (1) Reportagem (1) Responsabilidade Fiscal (1) Restrições Financeiras (1) Resultado Mensal do Tesouro Nacional (1) Resultado da Dívida Pública Federal (jan a nov de 2010) (1) Resultado da Dívida Pública Federal (janeiro a abril de 2011) (1) Resultado do Tesouro Nacional (jan a maio) 2010 (1) Resultado do Tesouro Nacional (janeiro a novembro de 2010) (1) Resultado do Tesouro Nacional (janeiro e abril de 2011) (1) Resultado do Tesouro Nacional - Novembro de 2009 (1) Resultado do Tesouro Nacional Outubro de 2009 (1) Resultado do Tesouro Nacional setembro de 2009 (1) Resultado do Tesouro NacionalMaio de 2009 (1) Resultado do tesouro nacional agosto de 2009 (1) Resultado do tesouro nacional junho de 2009 (1) Reversão de Curto Prazo (1) Risco Operacional (1) Risco de Liquidez (1) Risco de Mercado (1) Risco de maior informalidade (1) SECURITIZAÇÃO (1) SIAFI (1) STJ edita dez súmulas sobre matérias tributárias (1) Salário (1) Sarbanes-Oxley (1) Sazonalidade (1) Sebrae (1) Seguro de Vida (1) Seletividade (1) Serasa (1) Showrooming (1) Sigilo Bancário (1) Sinais de Desmotivação (1) Sincronicidade (1) Sindicatos (1) Sinistro (1) Sistema de Contabilidade Federal (1) Sistema de Controle Interno (1) Sistemas Complexos (1) Smart Money (1) Social Disclosure (1) Stand By Me (1) Startup Stay (1) Super-reação (1) Supervisão das firmas de auditoria (1) Séries Históricas (1) Sócio-Econômico (1) TRATAMENTO CONTÁBIL DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO (1) TSE (1) Tabela Price (1) Tabela de IR de 2011 (1) Tabela de IR de 2014 (1) Tabela do IR 2010 (1) Tabela do IR 2013 (1) Talento (1) Tangibilidade (1) Tarifas (1) Taxa de juros ao consumidor (1) Teoria Contingencial (1) Teoria Unificada de Aceitação (1) Teoria de Lewin (1) Teoria do Comportamento Planejado (1) Teoria dos Stakeholders (1) Teste de Chow (1) Thomas Piketty (1) Toxicidade (1) Trabalho Industrial (1) Trade-off Theory – TOT (1) Transformação Digital (1) Tratamento Multivalorados (1) Trem Bala (1) Tribunais de Contas Regionais (1) Truste (1) Tsumani no Japão (1) Twitter (1) Tábua de Mortalidade (1) Técnico de Contabilidade (1) Títulos da Dívida Pública (1) UEP (1) Underreaction (1) Universidades (1) União Europeia (1) Valor de Risco (1) Valuation (1) Verba Indenizatória (1) Vies comportamental (1) Visão Baseada em Recursos (VBR) (1) Vocação (1) X PROLATINO (1) XIV Encontro Brasileiro de Finanças (1) abnormal book-tax differences (1) acionista (1) cartilha com um estudo dos empreendedores digitais brasileiros (1) cartilha de câmbio (1) crise financeira (1) estimação do passivo de seguradoras (1) gerencial (1) gerenciamento de resultado operacional (1) incurred but not reported (IBNR) (1) inteligência Artificial (1) justiça formal (1) justiça informal (1) leasing (1) modelagem estocástica (1) modelo de Heligman & Pollard (1) pílulas de veneno (1) ratings de crédito (1) stricto sensu (1) tempestividade (1) teoria da Agencia (1) volatilidade condicional (1) Índice Mundial de Progresso (1) Índice T (1) Índice de Sharpe (1) Índice de Transparência (1)

Arquivo do blog