Um elogio, um prêmio ou um reconhecimento - feito do modo certo, pode funcionar como fator de grande motivação. Certa ocasião, eu prestei consultoria para uma grande companhia siderúrgica, de capital majoritariamente alemão, em Minas Gerais. Era um trabalho na área de produtividade e desenvolvimento de sistemas gerenciais. Entrevistei dezenas de pessoas, do topo da pirâmide hierárquica até a base operacional. A entrevista que muito me impressionou foi a que eu tive com um dos carvoeiros, cuja função é levar carvão para alimentar os altos-fornos da siderúrgica. É um trabalho braçal desgastante; o uniforme desse pessoal, que é cinza, fica literalmente preto ao final da jornada de trabalho.
Perguntei ao carvoeiro: "No seu trabalho o que você destaca de maior valor para você, aqui na siderúrgica?", pensando que ele fosse enfatizar a estabilidade no emprego, ou algum aspecto de assistência e os benefícios que a empresa amplamente propiciava.
Para minha surpresa ele respondeu: "O maior momento que eu vivi até hoje aqui na siderúrgica foi quando eu, e mais quatro companheiros, fomos elogiados publicamente pelo presidente da empresa, perante trezentos colegas".
"Como foi que aconteceu?"- perguntei.
"Estávamos na véspera de um feriado prolongado", contou ele. "Tínhamos terminado o nosso turno, e já estávamos sendo substituídos pelo pessoal do próximo turno, quando o superintendente, aflito, veio até nós e perguntou se poderíamos continuar a trabalhar por mais um período de 8 horas. Havia chegado um pedido urgente de grandes proporções e não havia como localizar os outros colegas devido ao feriado e a siderúrgica estava sujeita a perder a encomenda. Mesmo cansados eu e os quatro companheiros concordamos em ajudar e ficamos carregando carvão madrugada a dentro, até todos os lingotes ficarem prontos".
"Como é que vocês aguentaram isso?" - perguntei.
"Nem eu sei", respondeu ele. "Estávamos exaustos e fomos para casa dormir, dispensados do nosso próximo turno. Quando voltamos a trabalhar, o presidente da siderúrgica (que era estrangeiro e havia acabado de voltar de uma viagem da Alemanha) chamou a nós cinco num salão e, perante centenas de colegas, elogiou o nosso esforço e agradeceu enfaticamente a colaboração".
"Como você se sentiu?"- perguntei.
"Fiquei mudo", respondeu o carvoeiro. "Nunca imaginei isso. Foi a primeira vez em minha vida que isso aconteceu comigo e nunca esquecerei disso", arrematou.
Eis um fato tocante e talvez, para muitos, inusitado, imaginando que uma pessoa com uma função simples como a dele não se importasse com elogios e reconhecimento, e que estaria pensando exclusivamente no pagamento da hora-extra. Aliás, este não foi o único caso, pois, como consultor, testemunhei vários episódios semelhantes em outras empresas por onde passei, tendo humildes operários como exemplos de dedicação e comprometimento.
Eis um fato tocante e talvez, para muitos, inusitado, imaginando que uma pessoa com uma função simples como a dele não se importasse com elogios e reconhecimento, e que estaria pensando exclusivamente no pagamento da hora-extra. Aliás, este não foi o único caso, pois, como consultor, testemunhei vários episódios semelhantes em outras empresas por onde passei, tendo humildes operários como exemplos de dedicação e comprometimento.
É bom lembrar que o bem mais importante do líder é a sua habilidade de saber motivar pessoas, porque liderar e motivar é uma questão essencialmente humana, não técnica. Claro que o lado técnico é importante e não pode ser relegado ao segundo plano. Contudo, o que define a figura do líder é a sua capacidade de motivar e aglutinar pessoas e equipes em torno de um propósito significativo e fazer com que os objetivos sejam atingidos. Por isso mesmo, nem todo chefe é líder, porque chefe é simplesmente uma pessoa dotada de autoridade formal, mas não necessariamente tem competência interpessoal para comandar pessoas. Logo, o que gestores comuns fazem, tem um nome: chama-se chefiar. Mas, o como gestores competentes inspiram e motivam os outros a fazerem, tem outro nome: chama-se liderar. Foi o que o presidente da siderúrgica fez com muita habilidade.
Ernesto Artur BergGraduado em Sociologia e Administração pela FAE do Paraná. Pós-graduado em Administração Pública pela FGV de Brasília - DF. Consultor Sênior da Alexander Produfoot Company, São Paulo, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas gerenciais de produtividade (1984/1985). Gerente de Desenvolvimento Gerencial do SERPRO no Paraná (1975/1979) e em Brasília, DF (1980/1984). Sócio-Diretor da Berg e Cia. desde 1985, empresa de consultoria em gestão de organizações e desenvolvimento gerencial. Autor dos livros: Manual do Chefe Em Apuros - Juruá Editora; Quem Roubou o Meu Tempo? - Juruá Editora; Administração de Conflitos - Juruá Editora; Negociação, Técnicas Eficazes para Resultados Concretos, Juruá Editora; Negociações Inteligentes, Editora do Chain. Autor e apresentador do vídeo "Competência Gerencial”. Filiado ao CRA -Conselho Regional de Administração – do Paraná. Com mais de 30 anos de atuação nas áreas de gestão de empresas, negociação, recursos humanos, planejamento empresarial, processo decisório, desenvolvimento gerencial e organizacional, diagnostico organizacional e reestruturação de empresas. Convidado regularmente como palestrante em Congressos, Seminários, Simpósios e Encontros Nacionais, já ministrou mais de 1.000 palestras e realizou mais de 1.100 treinamentos (cada treinamento com duração média de dois dias) para um público total de aproximadamente 450 mil pessoas, em todo o pais. Prestou serviços para cerca de 450 empresas, como Petrobras, Citibank, Embratel, Correios, Coca Cola, Companhia Vale do Rio Doce, Sebrae, Construtora Camargo Corrêa , Unimed, HSBC Bamerindus, O Boticário, Nutrimental, Coamo, Robert Bosch, Tribunal de Contas da União, Organização das Cooperativas do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Copel, Sanepar, Renault, Siemens, Klabin, Hettich do Brasil, Icatu Hartford Seguros, Case New Holland, Electrolux, BASF, Petrobras Distribuidora, Ultrafértil, AMCHAM, TNT Logistic, Transpetro. Principais cursos que ministra: Negociando com Sucesso, Negociando com Sucesso em Vendas, Administração do Tempo, Criatividade e Inovação nas Empresas, Tomada de Decisão, Desenvolvimento de Equipe, Chefia e Liderança, Motivação nas Empresas, Administração de Conflitos, O Gerente Empreendedor (O Intrapreneur), Liderança de Reuniões. Principais palestras que ministra: O Poder da Liderança, Negociando Para Ganhar, O Tempo de sua Vida (gestão do tempo), Administrando Conflitos, Criatividade 360°, As Seis Chaves do Sucesso Profissional, Desenvolvendo Equipes Vencedoras, O Poder da Motivação, O Líder Empreendedor.
Fonte: RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário