Uma rodada de pedra, papel e tesoura pode decidir muita coisa entre amigos durante a vida escolar. E se tivesse uma maneira de aumentar as chances de vitória? Para matemáticos da China, é possível utilizar uma estratégia baseada em padrões previsíveis para sair com, pelo menos, uma bela vantagem.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores da Universidade de Zhejiang, no Sul da China, recrutaram 360 estudantes. Os voluntários foram divididos em 60 grupos de seis jogadores e participaram de 300 rodadas de pedra, papel e tesoura.
Para incentivar os participantes, eles eram pagos conforme o número de vitórias. Segundo Wang Zhijian, principal autor da pesquisa, os jogadores em todos os grupos escolheram, em média, cada opção cerca de um terço das vezes o que era esperado e é conhecido como "equilíbrio de Nash" - teoria criada pelo matemático americano John Forbes Nash Jr, vivido por Russel Crowe no filme "Uma mente brilhante".
No entanto, analisando as escolhas de cada um, os matemáticos observaram que os jogadores que ganharam a primeira rodada tendiam a manter a mesma opção, enquanto aqueles que perderam mudaram suas ações em um "sentido horário", da pedra para o papel, do papel para a tesoura e da tesoura para a pedra.
Depois de perder com uma pedra, por exemplo, um jogador tendia a usar o papel mais do que a teoria de um terço para cada ação poderia prever, disseram os pesquisadores. O estudo foi publicado no servidor eletrônica de armazenamento e distribuição de pesquisas científicas "The ArXiv server".
"O jogo de pedra, papel e tesoura apresenta movimentos coletivos cíclicos que não podem ser compreendidos pelo conceito de Nash" escreveu Zhijian no estudo. "Os cálculos teóricos mostraram que esta nova estratégia pode oferecer retornos mais elevados para jogadores".
O pesquisador, no entanto, afirmou que ainda não se sabe se o padrão é derivado de um mecanismo de tomada de decisão básica do cérebro humano ou apenas uma consequência de mecanismos neurais.
Embora seja apenas um jogo simples, pedra, papel e tesoura é visto como um modelo útil para estudar o comportamento competitivo em humanos. Um teste anterior mostrou que os jogadores, inconscientemente, imitam as ações dos adversários. O resultado foi tido como surpreendente, já que cientistas apontam que a vantagem é geralmente adquirida quando pessoas agem de forma diferente
O próximo passo da pesquisa é investigar a psicologia por trás das escolhas aparentemente irracionais dos seres humanos.
Fonte: Yahoo
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