Tomo a liberdade de escrever este artigo, após ter acesso a inúmeras leituras sobre reclamações de diversos profissionais de diversas áreas de trabalho reclamando que não conseguem uma primeira oportunidade em sua área de formação acadêmica.
Devo concordar que realmente é muito difícil uma primeira oportunidade na área de formação, sem experiência anterior ou conhecimento de outros idiomas. Eu sei disso, pois também vivenciei esse problema, mas ressalto que ficar apenas reclamando em redes sociais ou para os colegas não ajudará em nada sua colocação no mercado de trabalho.
Sou profissional atuante em minha área de formação acadêmica, e passei por este momento de dificuldade em conseguir uma primeira oportunidade, recordo-me que foi muito difícil, mas com empenho, dedicação, força de vontade e muito ESTUDO que consegui minha primeira oportunidade de trabalho.
Nunca reclamei em redes sociais das dificuldades que tive para conseguir minha primeira oportunidade, pelo contrario, usei minha rede de relacionamento para conversar com profissionais da área, obter informações de como funcionava o dia a dia de do departamento que almejava ingressar. Através destes contatos, consegui informações sobre eventos, palestras, seminários e simpósios, onde na maioria das vezes consegui participar. Detalhe importante: alguns eventos são gratuitos, que maravilha!
Participar desses eventos enriquece muito o currículo e, logicamente, aumenta o seu grau de conhecimento sobre as práticas que estão sendo executas pelas organizações, ou seja, mesmo sem estar atuando na área ficará sabendo sobre aquilo que acontece dentro das organizações e principalmente dentro do departamento pretendido por você.
Ao participar destes eventos, tenha sempre em mãos seu cartão de visita e caso ainda não possua, providencie! Isso porque, através dele que você poderá manter contato com os profissionais da sua futura área de atuação. Se o evento for virtual, informe seu e-mail de contato.
Use a internet a seu favor, cadastre seu currículo em sites de emprego, faça cursos gratuitos disponíveis na rede. Ou seja, o mesmo tempo que você gasta para ficar reclamando que não consegue uma vaga de emprego, pode ser utilizado como ganho profissional e usado para enriquecer seu portfólio profissional.
Atualmente as redes sociais do momento são: Facebook, Twitter e LinkedIn, utilize essas ferramentas em seu benefício. Participe de grupos de seu interesse, poste suas ideias e compartilhe informações relevantes. E sempre que possível, agende encontros pessoais para troca de experiências com outros profissionais que atuam na área de seu interesse e que você sente afinidade.
Recomendo, ainda, que leia artigos com frequência e livros da área, porque isso lhe auxiliará a crescer profissionalmente e enriquecerá seu vocabulário. Entre em contato com ex-colegas de trabalho, de escola e professores, comunique que você está em busca de uma primeira oportunidade em sua área de formação.
Participe de trabalhos voluntários, uma vez que através deles você poderá conhecer novas pessoas e dos mais variados segmentos de atuação de mercado, e sem contar que ajudar o próximo é algo espetacular e faz bem para o coração.
O ano de 2013 está chegando ao fim! Aproveite este momento e faça uma autoavaliação sincera de como foram esses últimos 12 meses de sua vida. Comemore suas evoluções e verifique quais as áreas que merecem uma atenção maior para melhorias. Invista em você!
Um Ano Novo chegará daqui a alguns dias e com ele novos planos, novos projetos, novas metas e muita expectativa para recomeçar e fazer melhor. Portanto, aproveite melhor o seu tempo e pare de reclamar nas redes sociais ou para colegas. Acredite mais no seu potencial! Pois ninguém vai querer contratar alguém que só vive reclamando.
Estarei aqui torcendo por sua recolocação profissional.
Robson Amorim Profissional de Recursos Humanos. Pós-Graduado em Psicologia Organizacional pela Faculdade Anchieta. Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Jovem Talento ICF – 13ª Turma - 2010 – pelo Instituto CEO do Futuro.
Fonte: RH
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