Antes de buscar um fundo de Growth Capital, o empreendedor deve estar seguro de que está disposto a receber um sócio.
Dados do IBGE mostram que, das mais de 4 milhões de empresas Brasileiras, apenas 11 mil são consideradas de grande porte, e aproximadamente 52 mil de médio porte (faturamento em R$ 5 e R$ 50 milhões / ano).
Analisando a história dessas organizações e tomando como base a lista das 130 maiores, iremos nos surpreender com o fato que dessas 130 quase 65% passaram a figurar nessa categoria nos últimos 10 anos. Mais surpreendente ainda é que uma grande quantidade delas entrou nesse “clube” nos últimos 5 anos.
Empresas como essas são as chamadas High Growth Organizations ou Organizações de Alto Impacto, e são grandes oportunidades de investimento, principalmente em mercados, como o Brasileiro, que também apresentarão grandes taxas de crescimento no futuro.
Fundos de Growth Capital tem os seus radares voltados para esse tipo de organização, que normalmente apresentam as seguintes características:
1.Empreendedores Excepcionais à frente do negócio, querendo continuar no mesmo e crescer mais,
2.Histórico de crescimento agressivo com potencial de atingir um novo patamar de organização,
3.Modelos que podem ser “escaláveis”, nacional e internacionalmente,
4.Inovação,
5.EMPREENDEDORES QUE QUEREM DOMINAR O MUNDO e,
6.Necessidade da empresa e do Empreendedor, não apenas de capital, mas de buscar competências de governança, gestão, rede de relacionamento e aconselhamento.
A tese de investimento desse tipo de fundo, formas de participação, entre outros, podem variar, mas o que normalmente atrai muito um investidor dessa categoria é que o potencial investimento seja basicamente “cash-in”, ou seja, dinheiro para dentro da empresa.
Antes de buscar um Growth Capital, o Empreendedor tem que se perguntar se ele e suas expectativas se enquadram nesses parâmetros e, mais ainda, se esta disposto a receber um sócio.
Se a resposta for positiva, deverá saber mostrar, através de informações históricas e projeções futuras, que a sua empresa tem todas as condições de ser uma das lideres do futuro. Se o negócio tiver realmente as características mencionadas, não será difícil abordar e atrair um fundo de Growth Capital.
No entanto, isso não será suficiente para que essa atração se transforme em algo mais sério. Organizações nessa etapa de crescimento são extremamente dependentes de seus empreendedores e, mais até que a análise do negócio, a análise do empreendedor, suas capacidades e virtudes será fundamental para a tomada de decisão do investimento.
Digo isso porque, na grande maioria das vezes, o que se busca em um investimento como esse é potencializar as habilidades do empreendedor, liberando a energia que passou a ser “dispersada” com aspectos associados a governança e gestão, aportando não apenas dinheiro, mas essas competências, associadas a uma poderosa rede de relacionamento com investidores / empreendedores.
Ou seja, o que se busca, não são apenas excelentes negócios (isso é a condição básica), mas empreendedores excepcionais com o famoso brilho nos olhos.
Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento.
Fonte: Endeavor
http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/financas/acesso-a-capital-equity-growth/growth-capital-como-acessar
Um comentário:
Muito bom esse artigo, bem objetivo e esclarecedor obrigada!
Postar um comentário