sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Previsão de gastos para olimpiada de 2016

Depois da euforia sobre a vitória para escolha da sede das olimpíadas de 2016, a cidade do Rio de Janeiro precisa dar andamento aos serviços. Um grande questionamento está sendo feito é sobre o planejamento dos gastos. Todos nós sabemos (ou deveriamos saber) que a Constituição Federal já estabelece informações sobre a fiscalização do dinheiro público "Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. "
Com isso, foi criado o site da transparência olímpica (://www.transparenciaolimpica.com.br/) que serve, principalmente para monitorar o andamento dos projetos realizados pela prefeitura do Rio. É claro que só essas medidas não são suficientes. A participação de toda a população é de extrema importância. Qualquer indício de desvio ou de má utilização do recurso público deve ser denunciada! É, também, uma ótima oportunidade para que nos contadores possamos contribuir com os nossos conhecimentos, principalmente com estudos na área de controle interno.

Instituições ligadas ao controle interno no setor público :


http://www.cgu.gov.br/olhovivo/


http://www.cgu.gov.br/


http://www.portaltransparencia.gov.br/ceis/


http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU


http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/controle_interno


http://www.tce.rj.gov.br/main.asp


http://www.tcm.rj.gov.br/WEB/Site/Destaques.aspx




Reportagens sobre as previsões de gastos da olimpíadas de 2016:


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1R2ADBF_pt-BRBR338&q=previs%C3%A3o+do+gastos+com+a+olimpiada+rio+2016&meta=

Nenhum comentário:

Postar um comentário